Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


LEITURA E ESCRITA DE FÁBULAS

 

14/12/2009

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Aprofunde a compreensão do gênero fábula.

·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

·         Aprenda a planejar a fala em situações formais.

·         Aprenda a revisar o próprio texto a partir dos apontamentos feitos pela professora.

Duração das atividades
04 a 05 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve ter se apropriado do sistema alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Sugerimos que durante uma ou duas semanas você leia diversas fábulas para as crianças e explore as características desse gênero textual.

Fábulas: Narrativa quase sempre breve, em prosa, cujos os personagens, em sua maioria, são animais irracionais que agem como seres humanos. Aponta sempre para uma conclusão moral.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais – 2. ed. rev. ampl. – Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009.

Atividade 2:  Escreva os títulos das fábulas lidas no quadro, divida a sala em dupla e peça aos alunos que escolham uma das fábulas para contar à turma com suas próprias palavras. Para isso, as duplas deverão ter um tempo para ler a fábula e se preparar para apresentação.

Caro professor, sugerimos que cada dupla ensaie a fábula contando a história para você. Nesse momento, é importante chamar a atenção para os procedimentos que uma boa apresentação demanda:

·         Falar em um bom tom, de modo que todos escutem;

·         Olhar para o público;

·         Falar com a entonação adequada.

Atividade 3: Nessa atividade, a turma escutará as fábulas contadas pelos colegas. Ao final de cada apresentação, poderão discutir sobre a moral da fábula. Se houver necessidade, as apresentações podem ser feitas em mais de um dia. É importante também fazer os combinados com a turma em relação ao respeito à fala dos colegas.

Atividade 4: Depois que os alunos tiverem se familiarizado com as fábulas, propomos que cada dupla reescreva a fábula com que trabalhou. Nessa tarefa, deverão escrever a fábula com suas próprias palavras, sem consultar a fábula original. Você pode sugerir aos alunos que as reescritas sejam expostas no Mural da Sala.

No momento da reescrita, é importante chamar a atenção para os aspectos formais do texto: parágrafos, letras maiúscula, pontuação, etc. Enquanto os alunos estiverem escrevendo sugerimos que você passe em cada dupla para fazer as observações necessárias.

É importante explicar aos alunos que todo escritor deve fazer a revisão de seu texto. Dessa forma, depois de as duplas escreverem a primeira versão do texto, a professora poderá recolhê-lo e devolver em outro dia para que seja revisado.

Para a revisão do texto, você pode sugerir alguns símbolos aos alunos, como por exemplo:

·         Quadrado: para erros ortográficos. Ao lado da frase que apresentar erros de ortografia haverá um quadrado.

·         Círculo: para necessidade de reconstruir a frase. Ao lado da frase que estiver com o sentido comprometido haverá um círculo.

·         Triangulo: para pontuação. No lugar em que tem a necessidade de inserir pontuação, haverá um triângulo. 

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação:

            Ao final das atividades, os alunos deverão ter aprofundado seus conhecimentos em relação ao gênero textual fábula. Além disso, deverão ter avançado no aprendizado de se expressar oralmente em uma situação formal e de revisar o próprio texto. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Nair, Escola Muncipal 25 de julho , Paraná - dijo:
    aricini.nair@hotmail.com

    14/06/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão, pois trabalho mto com fabulas, tanto para reescrita como em artes. Parabéns.


  • Tatiane de campos, Prefeitura de Caieiras , São Paulo - dijo:
    tatianebcampos@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens pelo trabalho... e obrigada pelas dicas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.