Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POR QUE ESCOVAR OS DENTES TODOS OS DIAS

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Avance na leitura e interpretações dos gêneros textuais: história, texto informativo, tabela e gráfico.

·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

·         Compreenda a importância da higiene bucal.

Duração das atividades
06 ou 07 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

            Os alunos já devem ter se apropriado da base alfabética do sistema de escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Sugerimos que você reúna com seus alunos em roda e faça a pergunta: “Para que serve nossos dentes? “Por que devemos escová-los todos os dias?” Peça às crianças que levantem hipóteses sobre a importância de escovar os dentes e as convide a fazer um pequeno experimento:

            Materiais:

  1. Dentes feitos de isopor.
  2. Tintas brancas, amarelas e vermelhas.
  3. Pincéis.
  4. Gasolina (deverá ser usada somente pela professora)

Modo de fazer: Leve para a sala um dente pintado, representando suas partes. Branca: esmalte; Amarela: Dentina; Vermelha: Polpa A título de informação, sugerimos a leitura do texto abaixo:

Dente - Na composição de um dente entram quatro materiais diferentes: o esmalte, a dentina, o cimento e a polpa.

A parte externa da coroa do dente, isto é, a parte que emerge das gengivas, está coberta de esmalte que é a substância mais dura do organismo. O esmalte se for lascado, partido, gasto pela erosão ou atacado pela cárie, não se reconstitui e expõe a camada subjacente de dentina que é mais macia e solúvel ficando o dente com mais sensibilidade. A raiz do dente, ou seja, a parte localizada abaixo da gengiva, é revestida por uma camada fina de cimento que é um tecido vivo susceptível de crescer e se reconstituir. Logo abaixo do esmalte e do cimento fica a dentina que é uma substância semelhante ao osso. No interior da dentina existe uma cavidade central que é preenchida pela polpa, tecido mole que contém os nervos e os vasos sanguíneos.

undefined

Retirado do site:

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.dentes.info/images/incisivo.gif&imgrefurl=http://www.dentes.info/dentes.htm&usg=__mWSDXi2g-0TaTkgw4zgVf43UiuY=&h=330&w=308&sz=41&hl=pt-BR&start=3&sig2=3yloeNMpG7fR3Q8afPhweQ&um=1&tbnid=fjIhz9gwVd3TEM:&tbnh=119&tbnw=111&prev=/images%3Fq%3Dparte%2Bexterna%2Bdo%2Bdente%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dgm%26sourceid%3Dgmail%26sa%3DG%26um%3D1&ei=-FEWS-HOCpDGlAemw82RDw

Distribua para os alunos os dentes de isopor e peça para que pintem as três partes: esmalte, dentina e polpa. Explique também as características de cada parte do dente.

      Após todos os alunos estarem com seus dentes pintados, volte a perguntar o que eles acham que acontece quando os dentes não são escovados. Explique que a gasolina representa o ácido que as bactérias produzem quando ficam em nossa boca. Pingue um pouco de gasolina no dente de isopor de cada criança e pergunte o que aconteceu. Os buracos formados são as cavidades que as bactérias formam quando não escovamos os dentes.  Ao fim, peça às crianças que expliquem o experimento e digam a que conclusão chegaram.

Atividade 2: Em outro momento, leia para os alunos a história abaixo, também referente ao tema:

O Batalhão de Limpeza

Era uma vez dentinhos de leite que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isso porque o garoto, dono da boca onde os dentinhos moravam, sempre esquecia de escovar os dentes. Não tinha para ninguém: as bactérias vinham com tudo, comiam todos os alimentos que ficavam entre os dentes e gostavam ainda mais quando encontravam sua refeição preferida: o açúcar! Elas estavam começando a destruir os dentes, quando de repente:

- Socoooorro!!!!

Ouvindo o chamado desesperado dos dentinhos, a pasta de dente pulou em cima da escova e gritou ainda mais alto: lá vamos nóóóóós! E voaram para a boca para socorrer os chorões. Pulando corda, veio o fio dental. Enfiou-se entre os dentes, dando um "chega para lá" nos restinhos de comida.

Pasta de dente, escova e fio dental: esse é o batalhão da higiene bucal em ação, em mais uma missão diária importante. Eles fizeram seu trabalho, expulsaram as bactérias e evitaram, mais uma vez, que os dentes fossem atacados.

Adaptado do site: http://www.canalkids.com.br/higiene/bocalivre/index.htm

Após a leitura do texto, você pode pedir aos alunos que comentem o que acharam da história. Uma estratégia interessante é pedir que recontem a história por meio de desenhos em, por exemplo, quatro cenas. Sugerimos que você discuta com as crianças que parte da história cada cena será representada e entregue a folha com o seguinte formato:

___________________________________________________

(Título)

1

2

3

4

 Atividade 3: Propomos nessa atividade a leitura de um texto informativo sobre a escovação de dentes. Primeiramente, leia com os alunos o título do texto e peça para que levantem hipóteses sobre o assunto de que tratará. Anote-as no quadro ou em um cartaz.

A importância de escovar os dentes

Escovar os dentes de forma correta é mais importante do que muitos imaginam. Recentemente, pesquisa do Ministério da Saúde revelou que mais da metade dos brasileiros não escova os dentes adequadamente. Esse hábito corriqueiro pode prevenir doenças. A boca pode ser a porta de entrada para doenças graves, sem falar nos problemas de gengiva que a falta de higiene bucal pode causar. A perda do dente é uma das consequências.         

A recente pesquisa informou que 58% dos brasileiros não limpam os dentes direito – só escovam de vez em quando, de maneira errada, ou nem tem escova em casa. É a realidade das áreas mais pobres de todo o país. Em 24 horas sem escovar os dentes, as bactérias se multiplicam 250 vezes, sem que a gente perceba. Não causam dor, mas podem causar cáries e inflamações na gengiva. Se as bactérias caírem na corrente sanguinea podem destruir outros órgãos de corpo, como o coração, por exemplo.

 O Ministério da Saúde informou que vai distribuir este ano 40 milhões de escovas e pastas de dente. Os kits são para alunos de escolas públicas e pacientes atendidos pelo programa “Saúde bucal”.

Reportagem adaptada do site: http://www.elnet.com.br/news_interna.php?materia=5348

Após a leitura do texto, leia as hipóteses que os alunos levantaram e pergunte se elas se confirmaram. Você também pode pedir que discutam as razões de cada hipótese ter isso ou não ter sido abordada no texto.

Outra sugestão é pedir que os alunos façam uma interpretação da reportagem, de forma coletiva ou individual. Sugerimos as seguintes questões:

1.      Por volta de quantos brasileiros não escovam os dentes? Localize essa informação no texto.< /p>

2.      O que acontece se passarmos 24 horas sem escovar os dentes?

3.      O que acontece se as bactérias caírem na corrente sanguinea?

4.      O que o Ministério da Saúde fez para tentar resolver o problema?

Atividade 4:

Em outro dia, sugerimos que você proponha às crianças a leitura da tabela abaixo. Ela representa o resultado de uma pesquisa de opinião realizada com os alunos de uma turma do Primeiro Ciclo de uma escola. A professora da turma fez a seguinte pergunta aos alunos: “Quantas vezes você escova os dentes ao dia?”

undefined

Retirado do site:

http://74.125.93.132/search?q=cache:dfc0-Waf_DYJ:https://sol.unesp.br/usuario/ppt/tratamento_informacao.ppt+crianças+que+escovam+os+dentes+grafico&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

A discussão com os alunos pode ser orientada pelas questões:

  1. Qual foi o total de crianças entrevistadas?
  2. A maioria dos alunos escova dentes quantas vezes ao dia?
  3. Quantos alunos escovam dentes apenas uma vez ao dia? Quantos alunos escovam dentes quatro vezes ao dia?
  4. Em sua opinião, o que leva uma criança a escovar os dentes apenas uma vez ao dia?
  5. Quantas vezes você escova os dentes ao dia? Em que momentos?
  6. Quantas vezes você acha que devemos escovar os dentes ao dia? Por quê?

Atividade 5:

            Apresente as mesmas informações da atividade anterior em forma de gráfico. Caso seja a primeira vez que as crianças estejam tendo contato com esse tipo de texto, é preciso explicar como ele é organizado.

 undefined

Sugerimos as seguintes questões para orientar a discussão:

  1. O que representa a linha vertical (em pé)? E a linha horizonte (deitada)?
  2. O que representa cada uma das cores da legenda? Para que ela serve?
  3. Qual a barra maior? Que informação ela nos transmite? E a menor?
  4. A que conclusão que podemos chegar lendo esse gráfico?
  5. Que título poderíamos dar para o gráfico?
Avaliação

Ao final das atividades, os alunos devem ter avançado no aprendizado da leitura dos gêneros textuais: história, texto informativo, tabela e gráfico. Além disso, deverão ter compreendido a importância do cuidado com a higiene bucal.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • bete, escola m. lídia xavier de oliveira , Bahia - disse:
    elisabeteguima@gmail.com

    03/11/2010

    Cinco estrelas

    eu achei a sugestão da aula maravilhosa, vou usá-la no meu estágio. parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.