14/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Avance na leitura e interpretações dos gêneros textuais: história, texto informativo, tabela e gráfico.
· Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.
· Compreenda a importância da higiene bucal.
Os alunos já devem ter se apropriado da base alfabética do sistema de escrita.
Atividade 1: Sugerimos que você reúna com seus alunos em roda e faça a pergunta: “Para que serve nossos dentes? “Por que devemos escová-los todos os dias?” Peça às crianças que levantem hipóteses sobre a importância de escovar os dentes e as convide a fazer um pequeno experimento:
Materiais:
Modo de fazer: Leve para a sala um dente pintado, representando suas partes. Branca: esmalte; Amarela: Dentina; Vermelha: Polpa A título de informação, sugerimos a leitura do texto abaixo:
Dente - Na composição de um dente entram quatro materiais diferentes: o esmalte, a dentina, o cimento e a polpa.
A parte externa da coroa do dente, isto é, a parte que emerge das gengivas, está coberta de esmalte que é a substância mais dura do organismo. O esmalte se for lascado, partido, gasto pela erosão ou atacado pela cárie, não se reconstitui e expõe a camada subjacente de dentina que é mais macia e solúvel ficando o dente com mais sensibilidade. A raiz do dente, ou seja, a parte localizada abaixo da gengiva, é revestida por uma camada fina de cimento que é um tecido vivo susceptível de crescer e se reconstituir. Logo abaixo do esmalte e do cimento fica a dentina que é uma substância semelhante ao osso. No interior da dentina existe uma cavidade central que é preenchida pela polpa, tecido mole que contém os nervos e os vasos sanguíneos.
Retirado do site:
Distribua para os alunos os dentes de isopor e peça para que pintem as três partes: esmalte, dentina e polpa. Explique também as características de cada parte do dente.
Após todos os alunos estarem com seus dentes pintados, volte a perguntar o que eles acham que acontece quando os dentes não são escovados. Explique que a gasolina representa o ácido que as bactérias produzem quando ficam em nossa boca. Pingue um pouco de gasolina no dente de isopor de cada criança e pergunte o que aconteceu. Os buracos formados são as cavidades que as bactérias formam quando não escovamos os dentes. Ao fim, peça às crianças que expliquem o experimento e digam a que conclusão chegaram.
Atividade 2: Em outro momento, leia para os alunos a história abaixo, também referente ao tema:
O Batalhão de Limpeza
Era uma vez dentinhos de leite que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isso porque o garoto, dono da boca onde os dentinhos moravam, sempre esquecia de escovar os dentes. Não tinha para ninguém: as bactérias vinham com tudo, comiam todos os alimentos que ficavam entre os dentes e gostavam ainda mais quando encontravam sua refeição preferida: o açúcar! Elas estavam começando a destruir os dentes, quando de repente:
- Socoooorro!!!!
Ouvindo o chamado desesperado dos dentinhos, a pasta de dente pulou em cima da escova e gritou ainda mais alto: lá vamos nóóóóós! E voaram para a boca para socorrer os chorões. Pulando corda, veio o fio dental. Enfiou-se entre os dentes, dando um "chega para lá" nos restinhos de comida.
Pasta de dente, escova e fio dental: esse é o batalhão da higiene bucal em ação, em mais uma missão diária importante. Eles fizeram seu trabalho, expulsaram as bactérias e evitaram, mais uma vez, que os dentes fossem atacados.
Adaptado do site: http://www.canalkids.com.br/higiene/bocalivre/index.htm
Após a leitura do texto, você pode pedir aos alunos que comentem o que acharam da história. Uma estratégia interessante é pedir que recontem a história por meio de desenhos em, por exemplo, quatro cenas. Sugerimos que você discuta com as crianças que parte da história cada cena será representada e entregue a folha com o seguinte formato:
___________________________________________________
(Título)
1 |
2 |
3 |
4 |
Atividade 3: Propomos nessa atividade a leitura de um texto informativo sobre a escovação de dentes. Primeiramente, leia com os alunos o título do texto e peça para que levantem hipóteses sobre o assunto de que tratará. Anote-as no quadro ou em um cartaz.
A importância de escovar os dentes
Escovar os dentes de forma correta é mais importante do que muitos imaginam. Recentemente, pesquisa do Ministério da Saúde revelou que mais da metade dos brasileiros não escova os dentes adequadamente. Esse hábito corriqueiro pode prevenir doenças. A boca pode ser a porta de entrada para doenças graves, sem falar nos problemas de gengiva que a falta de higiene bucal pode causar. A perda do dente é uma das consequências.
A recente pesquisa informou que 58% dos brasileiros não limpam os dentes direito – só escovam de vez em quando, de maneira errada, ou nem tem escova em casa. É a realidade das áreas mais pobres de todo o país. Em 24 horas sem escovar os dentes, as bactérias se multiplicam 250 vezes, sem que a gente perceba. Não causam dor, mas podem causar cáries e inflamações na gengiva. Se as bactérias caírem na corrente sanguinea podem destruir outros órgãos de corpo, como o coração, por exemplo.
O Ministério da Saúde informou que vai distribuir este ano 40 milhões de escovas e pastas de dente. Os kits são para alunos de escolas públicas e pacientes atendidos pelo programa “Saúde bucal”.
Reportagem adaptada do site: http://www.elnet.com.br/news_interna.php?materia=5348
Após a leitura do texto, leia as hipóteses que os alunos levantaram e pergunte se elas se confirmaram. Você também pode pedir que discutam as razões de cada hipótese ter isso ou não ter sido abordada no texto.
Outra sugestão é pedir que os alunos façam uma interpretação da reportagem, de forma coletiva ou individual. Sugerimos as seguintes questões:
1. Por volta de quantos brasileiros não escovam os dentes? Localize essa informação no texto.< /p>
2. O que acontece se passarmos 24 horas sem escovar os dentes?
3. O que acontece se as bactérias caírem na corrente sanguinea?
4. O que o Ministério da Saúde fez para tentar resolver o problema?
Atividade 4:
Em outro dia, sugerimos que você proponha às crianças a leitura da tabela abaixo. Ela representa o resultado de uma pesquisa de opinião realizada com os alunos de uma turma do Primeiro Ciclo de uma escola. A professora da turma fez a seguinte pergunta aos alunos: “Quantas vezes você escova os dentes ao dia?”
Retirado do site:
A discussão com os alunos pode ser orientada pelas questões:
Atividade 5:
Apresente as mesmas informações da atividade anterior em forma de gráfico. Caso seja a primeira vez que as crianças estejam tendo contato com esse tipo de texto, é preciso explicar como ele é organizado.
Sugerimos as seguintes questões para orientar a discussão:
Ao final das atividades, os alunos devem ter avançado no aprendizado da leitura dos gêneros textuais: história, texto informativo, tabela e gráfico. Além disso, deverão ter compreendido a importância do cuidado com a higiene bucal.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/11/2010
Cinco estrelaseu achei a sugestão da aula maravilhosa, vou usá-la no meu estágio. parabéns