Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSTRUINDO UM LIVRO DE ADIVINHAÇÕES

 

14/12/2009

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Avance na apropriação do sistema de escrita.

·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

·         Aprenda o que é um texto de adivinhação e qual a sua função.

·         Conheça alguns elementos que compõem um livro (capa, título, autor, paginação).

Duração das atividades
Por volta de 12 aulas com duração de 50 minutos cada..
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve compreender as diferenças entre letras e desenhos e conhecer a direção da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  Em roda, pergunte aos alunos se conhecem algumas adivinhações. Se for possível, leve para a sala de aula um livro de adivinhações. Leia para as crianças e explore as características do suporte: capa, paginação, ilustrações, etc. Proponha à turma a escrita de um livro de adivinhações.

Atividade 2: Sugerimos que você leve para a sala algumas adivinhações e brinque com as crianças de adivinhar. Selecione por volta de dez adivinhações para compor o livro que cada aluno irá construir.

            Antes de iniciar a construção do livro, você pode realizar com as crianças atividades que visam possibilitar a apropriação do sistema de escrita. Sugerimos, aqui, algumas possibilidades:

  • Entregue para as crianças a adivinhação fora de ordem. Peça que a recortem e a remontem na ordem certa. Se necessário, deixe no quadro o modelo para seguirem. Os alunos deverão prestar atenção para a necessidade de deixar um espaço em branco entre as palavras. Depois de montada, solicite que contem quantas palavras a frase tem.
  • Entregue para cada criança o texto lacunado e as palavras faltantes escritas ao final da folha. Dite a adivinhação e peça para que a criança identifique, localize e recorte a palavra faltante e posteriormente a encaixe na frase.

Atividade 3: Escrita e ilustração das adivinhações para compor o livro.

Escreva no quadro a adivinhação, peça aos alunos que façam a sua leitura coletiva, que a copiem na folha e a ilustrem. Sugerimos que seja feita a escrita de apenas uma adivinhação em cada dia. Aproveite para numerar a página do livro.

Atividade 4: Escrita do título/autor do livro e ilustração da capa.

Entregue aos alunos a folha que será a capa do livro. Peça para que pensem em um título para ele e que escrevam o próprio nome como o autor do livro. Depois, sugira que façam a ilustração da capa. Ressalte que o desenho deve corresponder ao tema do livro: Adivinhações.

Atividade 5: Escrita das respostas das adivinhações.

Se possível mostre um livro de adivinhações à turma para que percebam que a última página do livro contém as respostas de cada adivinhação. Entregue uma folha aos alunos para que escrevam as respostas das adivinhações selecionadas para o livro. O formato da folha pode ser o sugerido abaixo. Cada número corresponde à resposta de uma adivinhação.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Atividade 6: Você pode fazer várias atividades de alfabetização com as respostas das adivinhações.  Sugerimos algumas possibilidades de intervenções:

·         Leitura relâmpago: Escreva as palavras em um cartão e peça aos alunos que leiam o que está escrito.

·         Entregue aos alunos as palavras escritas faltando alguma parte dela. Em uma atividade, pode-se deixar faltando a letra inicial, em outra, a letra final, por exemplo. É importante também atividades que venham com a sílaba final ou inicial faltando, para que os alunos completem.

·         Bingo com as palavras.

·         Ditado das palavras trabalhadas.

Atividade 7: Após essas etapas entreg ue para os alunos o livro feito. Se possível, encaderne o livro produzido pela turma. Deixe que leiam o livro e manuseiem livremente. Pergunte às crianças onde colocarão o livro que fizeram, para quem irão ler, etc. Outra sugestão é fazer uma pequena festa de lançamento do livro para os familiares das crianças.

Recursos Complementares
Avaliação
Ao final dessas atividades, os alunos deverão ter conhecido a estrutura do texto de adivinhação, alguns elementos que compõem um livro e avançado no processo de apropriação do sistema de escrita. 
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • claudia batista, emef constantino jose vieira , Espírito Santo - dijo:
    dinha33gospel@hotmail.com

    14/09/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões,são bem elaboradas .


  • Maria, EM. ARTHUR CAMPOS MELLO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    Mrosaboeno@hotmail.com

    08/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei, bem trabalhada, detalhada e com muito incentivo a leitura e construçao da escrita. Agradeço ter compartilhado seu precioso trabalho, boa sorte.


  • Purificacao, UNOPAR , Bahia - dijo:
    tipura@gmail.com

    10/05/2010

    Cinco estrelas

    Bastante construtivo, bem explicado para principiantes(meu caso),informacoes precisas na qual atendeu minha necessidade. Grata. Pury


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.