14/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Avance na apropriação do sistema de escrita.
· Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.
· Aprenda o que é um texto de adivinhação e qual a sua função.
· Conheça alguns elementos que compõem um livro (capa, título, autor, paginação).
O aluno deve compreender as diferenças entre letras e desenhos e conhecer a direção da escrita.
Atividade 1: Em roda, pergunte aos alunos se conhecem algumas adivinhações. Se for possível, leve para a sala de aula um livro de adivinhações. Leia para as crianças e explore as características do suporte: capa, paginação, ilustrações, etc. Proponha à turma a escrita de um livro de adivinhações.
Atividade 2: Sugerimos que você leve para a sala algumas adivinhações e brinque com as crianças de adivinhar. Selecione por volta de dez adivinhações para compor o livro que cada aluno irá construir.
Antes de iniciar a construção do livro, você pode realizar com as crianças atividades que visam possibilitar a apropriação do sistema de escrita. Sugerimos, aqui, algumas possibilidades:
Atividade 3: Escrita e ilustração das adivinhações para compor o livro.
Escreva no quadro a adivinhação, peça aos alunos que façam a sua leitura coletiva, que a copiem na folha e a ilustrem. Sugerimos que seja feita a escrita de apenas uma adivinhação em cada dia. Aproveite para numerar a página do livro.
Atividade 4: Escrita do título/autor do livro e ilustração da capa.
Entregue aos alunos a folha que será a capa do livro. Peça para que pensem em um título para ele e que escrevam o próprio nome como o autor do livro. Depois, sugira que façam a ilustração da capa. Ressalte que o desenho deve corresponder ao tema do livro: Adivinhações.
Atividade 5: Escrita das respostas das adivinhações.
Se possível mostre um livro de adivinhações à turma para que percebam que a última página do livro contém as respostas de cada adivinhação. Entregue uma folha aos alunos para que escrevam as respostas das adivinhações selecionadas para o livro. O formato da folha pode ser o sugerido abaixo. Cada número corresponde à resposta de uma adivinhação.
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
Atividade 6: Você pode fazer várias atividades de alfabetização com as respostas das adivinhações. Sugerimos algumas possibilidades de intervenções:
· Leitura relâmpago: Escreva as palavras em um cartão e peça aos alunos que leiam o que está escrito.
· Entregue aos alunos as palavras escritas faltando alguma parte dela. Em uma atividade, pode-se deixar faltando a letra inicial, em outra, a letra final, por exemplo. É importante também atividades que venham com a sílaba final ou inicial faltando, para que os alunos completem.
· Bingo com as palavras.
· Ditado das palavras trabalhadas.
Atividade 7: Após essas etapas entreg ue para os alunos o livro feito. Se possível, encaderne o livro produzido pela turma. Deixe que leiam o livro e manuseiem livremente. Pergunte às crianças onde colocarão o livro que fizeram, para quem irão ler, etc. Outra sugestão é fazer uma pequena festa de lançamento do livro para os familiares das crianças.
Sugerimos alguns site de adivinhações:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/09/2011
Cinco estrelasGostei muito das sugestões,são bem elaboradas .
08/10/2010
Cinco estrelasGostei, bem trabalhada, detalhada e com muito incentivo a leitura e construçao da escrita. Agradeço ter compartilhado seu precioso trabalho, boa sorte.
10/05/2010
Cinco estrelasBastante construtivo, bem explicado para principiantes(meu caso),informacoes precisas na qual atendeu minha necessidade. Grata. Pury