Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Futebol é coisa de menino?

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a relação existente entre a vivência de algumas práticas e o nível de desenvolvimento de habilidades corporais exigidas.

Identificar o futebol como uma prática corporal para homens e mulheres.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos: Espaço com piso não muito áspero.


Atividade 1:

Iniciar a aula questionando as meninas do que elas costumam brincar no tempo livre, em quais lugares elas costumam ir com seus pais e que tipo de brinquedos elas já ganharam ou costumam ganhar (registrar as respostas).  Em seguida fazer a mesma pergunta aos meninos e também registrar as respostas. Dando continuidade lançar a pergunta: quem gosta de futebol? O propósito aqui é estabelecer um debate sobre as possíveis razões de se “gostar ou não” deste esporte. Neste momento é provável que surja a idéia de que as meninas de modo geral “gostam menos” de futebol do que os meninos e os motivos podem estar relacionados à diferença do nível de habilidades dos meninos em relação às meninas na prática do futebol. Em seguida lançar uma última provocação: Futebol é coisa de menino?

Atividade 2 : Desconstruindo as idéias


Após as respostas da turma sobre a pergunta, propor a experimentação de um jeito diferente de jogar futebol: o Futebol de caranguejo. Neste jogo, divide-se a turma em dois grupos, defini-se um participante para ser o goleiro como no futebol “normal”, no entanto, todos os participantes do jogo só podem se locomover como caranguejos, ou seja, de costas e apoiados nas mãos e nos pés.

Após o término do jogo, perguntar à turma: como foi participar deste jogo? Quem teve mais facilidade? Os alunos que no futebol tradicional têm mais facilidades em jogar também tiveram aqui? Ou nesta forma de jogar futebol, por ser diferente e ninguém ter o costume de jogar assim, fez com que - de forma geral - todos  tivessem as mesmas dificuldades?

Finalizar a aula destacando que um importante determinante no grau de habilidade que alguém possui em realizar alguma prática corporal esta relacionado com o quanto de experiência que esta pessoa possui nesta prática. E que no caso do futebol, isso é bastante claro uma vez que, apesar de hoje em dia a prática de futebol pelas mulheres ser muito maior do que já foi no passado, os meninos ainda continuam sendo muito mais estimulados a jogar futebol do que as meninas.

Avaliação

Será realizada nos momentos de discussão da aula, onde será observardo se as crianças compreenderam a relação existente entre habilidade corporal e experiência.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.