Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com o Menino Maluquinho - parte 1

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estimular a leitura e ensinar a criança a ouvir é essencial no ambiente escolar.
A partir destas atividades os/as alunos/as poderão:
- Interessar pela leitura.
- Aprender a ouvir.
- Reconhecer como se estruturam os livros (capítulos, paginação, etc).
-Identificar os dados que compõem a capa de um livro.
-Localizar as diferenças dialetais da linguagem oral e escrita.
-Enriquecer o vocabulário, a oralidade e a socialização.
-Elaborar uma poesia por meio de uma releitura.
-Descrever a confecção de uma pipa utilizando um texto instrucional.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é importante que seus/as alunos/as sejam alfabéticos.

Estratégias e recursos da aula

Aula interativa.

Professor/a você vai precisar do livro “O menino Maluquinho” do Ziraldo. Editora Melhoramentos. 
Poderá também utilizar a sala de multimídia.

Primeira Aula: Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma

Professor/a o autor do livro Menino Maluquinho, Ziraldo, consegue falar do universo infantil e das situações do cotidiano da criança de forma criativa e poética, por isso trabalhar com ele é sempre prazeroso para as crianças.
Crie um ambiente que estimule a curiosidade e amplie a expectativa no/as alunos/as, deixando recados na sala com uma semana de antecedência:
“Em breve receberemos uma visita especial em nossa sala”.
“Ele está chegando... Quem será”?
“Ele é levado da breca, mas é muito amigo, chegará nesta... feira.”

Fonte: http://www.ziraldo.com/menino/mm10.htm  

No dia marcado para a visita, combine com alguém para que se caracterize de Menino Maluquinho para entrar quando for apresentar a história. Questione quem eles/as acham que é este menino, como se chama, onde vive....

A HORA DA HISTÓRIA

Fonte: http://www.ziraldo.com/menino/mm10.htm  

Organize a sala de aula e verifique se os/as alunos/as estão confortáveis. Inicialmente apresente a capa do livro e vá identificando os dados que o compõe e porque são importantes.
Leia o livro imitando o timbre de voz infantil quando for a fala do Menino Maluquinho. É um livro com falas curtas e sua leitura é muito interessante, prende a atenção das crianças.
Terminando a leitura faça uma discussão com os/as alunos/as a respeito da história, observando que o autor usa expressões diferentes na fala quando se refere ao menino.
Pontue as brincadeiras que o menino faz e que eles/as também gostam de brincar, o que não gostam, se acham alguma atitude dele perigosa ou inconveniente e o por que.
Professor/a no sítio http://www.ziraldo.com/menino/mm10.htm , você encontrará a história do Menino Maluquinho online e também poderá ter a opção de apresentar-lhes o filme do Menino Maluquinho, porém não deixe o livro perder sua magia, por isso apresentá-lo e estimular a leitura no livro é muito importante. Você poderá pesquisar nos sítios: http://www.ziraldo.com/historia/biograf.htm  ou http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u496.jhtm , para se informar sobre dados bibliográficos de Ziraldo.

Registrando no caderno

EXPLORAÇÃO DA CAPA DO LIVRO “O MENINO MALUQUINHO”

Professor/a depois de explorar a capa do livro, proponha a seguinte atividade:


1) Anote a seguir algumas informações importantes sobre o livro “O Menino Maluquinho”:
Nome do autor:______________________________________
Nome da editora:_____________________________________
Número da edição:____________________________________
Ano da publicação desta edição:_________________________

2) Quais as palavras que foram escritas em destaque na capa?
_________________________________________________

3) Qual imagem foi colocada na capa?__________ _________
Por quê?___________________________________________

4) Quem foi o ilustrador?_____________________________ __

MINHA OPINIÃO SOBRE O LIVRO


- Professor/a explore o livro no sentido de estimular a leitura e não como uma cobrança de memorização de fatos. Procure estimular seus/as alunos/as a refletirem sobre a história. Aproveite a exploração oral e sistematize:


1- Dê sua opinião:

a) O que o Menino Maluquinho gosta de fazer?
b) Quais brincadeiras que o Menino Maluquinho faz e que você considera perigosas? Justifique sua resposta.
c) Você gostou desta história? Justifique.

Segunda aula: duas(2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma

Fonte: http://www.ziraldo.com/menino/mm10.htm  

Poesia “O menino maluquinho”
E a pipa                                                                         
quem fazia                                          
era mesmo o menininho
pois ele havia aprendido                                          
a amarrar linha e taquara
a colar papel de seda
e fazer com polvilho
o grude para colar
a pipa triangular
como o papai
lhe ensinara
do jeito que havia
aprendido
com o pai
e o pai do pai
do papai.

ZIRALDO, O menino Maluquinho. In: MARQUES, Yolanda. A mágica de aprender (livro integrado). São Paulo: Companhia Editora Nacional. V. 4

ORIENTAÇÕES:- Professor/a explique para os/as alunos/as como se estrutura uma poesia e porque lemos e escrevemos poesias.
Problematize:- Quantos versos e estrofes a poesia possui?
- Qual é o título da poesia? E o autor?
- Qual o tema da poesia?
- Onde encontramos este tipo de texto?
Aproveite a poesia e trabalhe a sua interpretação escrita e as dificuldades ortográficas que os/as seus/suas alunos/as apresentam.
Professor/a sempre que trabalhamos com histórias ou poesias do Ziraldo, faz-se necessário explorar o sentido das expressões e a linguagem coloquial (a língua coloquial, é uma variante espontânea, utilizada nas relações informais entre dois ou mais falantes. É a língua do cotidiano, sem muita preocupação com as normas) que ele utiliza, pois algumas não fazem parte do contexto das crianças. Veja uma sugestão de atividade que poderá ser utilizada para trabalhar essas expressões.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE PODEM SER CRIADAS A PARTIR DA POESIA:

1) Numere a palavra grifada ao seu significado e depois reescreva a frase utilizando a palavra substituída.
a) Rabeava lá no céu ( ) arranco
b) Dava tranco ( ) voava
c) Amarrar linha e taquara ( ) muito
d) Rodopiava adoidado ( ) bambu

2) Quem ensinou o menininho a fazer pipa? Qual parte da poesia que fornece esta informação?


3) Descubra na poesia o mater ial que o maluquinho usou para fazer pipa.

4) Complete o quadro com palavras retiradas da poesia:

Trissílaba No diminutivo Sinônimo de pregar Masculino de mãe Antônio de desfazer

PRODUZINDO TEXTO
-Professor/a organize os /as alunos/as em duplas e proponha que releiam a poesia do Ziraldo e a partir dela criem uma poesia que fale de algo que eles/as gostam de fazer.
Este é um trabalho de releitura, além de trabalhar a criatividade ele possibilita a organização de idéias a partir da intertextualidade.
Depois que elaborarem a poesia solicite que leiam para os/as colegas e exponha no mural da sala ou no varal de poesias.

TRABALHANDO COM TEXTO INSTRUCIONAL
-Professor/a proponha como tarefa de casa que eles/as confeccionem uma pipa e escrevam como fizeram, ou seja, as instruções para que os/as colegas possam ler e também fazerem utilizando o mesmo material e procedimentos.
Elabore um bilhete e envie aos pais, convidando-os para participarem desta atividade com os/as filhos/as, mas caso a realidade de seus/suas alunos/as seja de pais que não têm uma participação efetiva com relação as questões escolares, mude sua proposta. Veja outras sugestões a seguir:

No sítio http://www.pipas.com.br/html/monte_sua_pipa/arraia/arraia.htm  você vai encontrar como fazer pipas passo a passo. Utilize a sala de multimídia e mostre o texto instrucional ilustrado, a partir dele proponha que os/as alunos/as elaborem o seu texto instrucional, levem para casa e com ele em mãos confeccionem suas pipas.
Outra possibilidade é utilizar a sala de multimídia e assistirem juntos ao vídeo que mostra a confecção de uma pipa, no sítio http://www.youtube.com/watch?v=1JHJ7zw7fSQ , assim após assistirem poderão criar o texto instrucional e fazer a pipa em casa a partir dele.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor/a a avaliação é fundamental no processo ensino aprendizagem, pois ela oferece informações valiosas para que possa redirecionar seu trabalho. Fique atento/a ao envolvimento de seus/suas alunos/as no decorrer das atividades. Registre o que eles/as demonstram aprender e o que apresentam dificuldades, assim você poderá retomar o que considerar que não ficou claro ou que necessita de outra estratégia.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 9/10 - 90%
  • Quatro estrelas 1/10 - 10%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Márcia Cristina Gatinho, EscolaM.E.F. Irene R.Titan , Pará - disse:
    marciacgatinho@hotmail.com

    04/03/2014

    Cinco estrelas

    Excelente! Me ajudará bastante em mue projeto de sala de leitura.


  • Camila Lucas, EMEIF São Vicente de Paulo , Ceará - disse:
    clucas@fortalnet.com.br

    12/11/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito das ideias. Estou trabalhando um projeto de leitura com o livro Menino Maluquinho e pretendo usar algumas de suas sugestões.


  • DORA LUIZA DE SAMPAIO STEIMBACK VIDAL, E.m. profª Didia Machado Fortes , Rio de Janeiro - disse:
    doraluss@yahoo.com.br

    12/09/2012

    Cinco estrelas

    ameiiiiiii!!!! meus alunos tb!! farei um mural homenageando o dia da criança com o personagem de Ziraldo!!! valeu mesmo!!


  • Antonia, Jardim Escola Balãozinho Mágico , Rio Grande do Norte - disse:
    antonia_proof@hotmail.com

    11/03/2012

    Cinco estrelas

    Pesquisando uma poesia para trabalhar no projeto "Contando e encantando com Ziraldo encontrei essa dica maravilhosa. Pude adaptar então para meus alunos de cinco anos. Adoreiiiiii !


  • vanessa, casa , Minas Gerais - disse:
    vanessa_soares@21.com

    08/11/2011

    Cinco estrelas

    eu adorei essa aula do menino maluquinho. ziraldo e muito bom mesmo, beijos........


  • leda, leda , Minas Gerais - disse:
    ledasfa@oi.com.br

    07/08/2011

    Cinco estrelas

    Adorei suas ideias. Quero utilizá-las em minhas aulas.


  • ana luisa gonçalves costa , fernanda , Santa Catarina - disse:
    ana-luisa2011@live.com

    31/05/2011

    Cinco estrelas

    a minha opniao e que essa aula e muito boa e meuito inssinativo eu gostei e bom da para aprender muita coisa e o iscritor e o ziraldo eu ja li varios livros sobre ele na biblioteca e a nossa sala esta falando sobre o menino maluquinho ziraldo estamos fazendo trabalho sobre voce nos gostamos do seu trabalho ate


  • Patricia, E.E.Dr. Álvaro Rocha , Rio de Janeiro - disse:
    maltapaty@ig.com.br

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Amo trabalhar com as histórias de Ziraldo! Você enfocou muito bem o tema proposto. Parabéns!


  • Maria Campos Berto, EEEFM "Christiano Dias Lopes' , Espírito Santo - disse:
    maemcb@hotmail.com

    01/08/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada esta sequência, uma riqueza de aula. Pretendo trabalhar com minha turma da 2ª série.


  • suzana pimenta ferreira simoes, Escola Estadual José Madureira Horta , Minas Gerais - disse:
    suzypfs@yahoo.com.br

    14/05/2010

    Cinco estrelas

    Adorei as atividades apresentadas , e ireie trabalhar com meus alunos. Gostaria de receber outras atividades em meu e-mail .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.