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Brincando com o ritmo e a musicalidade

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Descobrir possibilidade de movimentação a partir de diferentes ritmos;

Expressar corporalmente diferentes sensações/emoções.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
  Iniciar a aula reunindo a turma e questionando que tipos de movimentos as pessoas podem fazer e se quando eles hovem uma música tem vontande de fazer movimentos diferentes. Em seguida, propor a experimentação de brincadeira com músicas.        



Atividade 1: Brincando de estátua


1)    Estátua comum: todos deverão se movimentar ao som da música e quando esta parar, devem fazer uma estátua sem se mexer.

2)    Estátua nos planos: Após a primeira brincadeira, explicar que podemos nos movimentar em três planos: o alto (de pé) o médio (de joelhos ou agachados) e o baixo (no chão). Propor então, a mesma brincadeira só que agora só “vale” se movimentar e fazer a estátua no plano pedido pelo professor. 

3)    Estátua das emoções: Nesta brincadeira o professor destacará uma emoção (medo, raiva, susto, alegria etc) e, quando a música parar, as crianças deverão fazer a estátua expressando este sentimento.

Atividade 2: Brincando de massinha


Para este momento da aula, a turma deverá ser dividida em dois grupos: um grupo de “escultores” e outro grupo de “massinhas”.
As massinhas ficam paradas e não podem fazer nenhum movimento, já os escultores, têm que “modelar” as massinhas. Neste caso, modelar significa manipular o corpo do coleguinha montando diferentes poses ao som de uma música.  Em seguida, invertem-se os papéis, quem era escultor vira massinha e vice versa.


Atividade 3: Construindo através do movimento

Nesta atividade a turma poderá ser dividida em vários grupos. Cada grupo deverá escolher uma emoção e criar uma pequena história sobre a emoção escolhida. O professor poderá auxiliar os grupos nesse processo de construção.


Atividade 4: Apresentando “Com emoção”

Por fim, os grupos irão apresentar a sequência montada por eles, e os outros grupos terão que tentar adivinhar qual emoção esta sendo retratada.

Avaliação

Cada grupo deverá fazer um desenho sobre a historinha da emoção criada por eles e apresentada à turma.

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