17/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Descobrir possibilidade de movimentação a partir de diferentes ritmos;
Expressar corporalmente diferentes sensações/emoções.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1) Estátua comum: todos deverão se movimentar ao som da música e quando esta parar, devem fazer uma estátua sem se mexer.
2) Estátua nos planos: Após a primeira brincadeira, explicar que podemos nos movimentar em três planos: o alto (de pé) o médio (de joelhos ou agachados) e o baixo (no chão). Propor então, a mesma brincadeira só que agora só “vale” se movimentar e fazer a estátua no plano pedido pelo professor.
3) Estátua das emoções: Nesta brincadeira o professor destacará uma emoção (medo, raiva, susto, alegria etc) e, quando a música parar, as crianças deverão fazer a estátua expressando este sentimento.
Para este momento da aula, a turma deverá ser dividida em dois grupos: um grupo de “escultores” e outro grupo de “massinhas”.
As massinhas ficam paradas e não podem fazer nenhum movimento, já os escultores, têm que “modelar” as massinhas. Neste caso, modelar significa manipular o corpo do coleguinha montando diferentes poses ao som de uma música. Em seguida, invertem-se os papéis, quem era escultor vira massinha e vice versa.
Nesta atividade a turma poderá ser dividida em vários grupos. Cada grupo deverá escolher uma emoção e criar uma pequena história sobre a emoção escolhida. O professor poderá auxiliar os grupos nesse processo de construção.
Por fim, os grupos irão apresentar a sequência montada por eles, e os outros grupos terão que tentar adivinhar qual emoção esta sendo retratada.
Cada grupo deverá fazer um desenho sobre a historinha da emoção criada por eles e apresentada à turma.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/05/2010
Cinco estrelasVou adaptar esta aula para os meus alunos de 4 e 5 anos. Adorei. Parabéns!