17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
School objects and subjects
Places at school
"Have got"
Não há necessidade de conhecimento prévio específico, uma vez que o professor utilizará essa aula para apresentar o vocabulário relacionado à escola e a estrutura "have got".
O material complementar foi elaborado pelas autoras e está disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/at-school (acesso 13/12/2009)
Ele deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos.
1ª aula
Atividade 1: Leve para a aula uma mochila escolar com alguns dos objetos ilustrados na tabela da atividade 1. Peça que os alunos prestem bastante atenção e vá retirando os objetos um a um, mostrando aos alunos, dizendo seus nomes e pedindo aos alunos que repitam. Em seguida, distribua a primeira página do handout e leia o enunciado da atividade com os alunos. Oriente-os a fazer primeiramente aqueles que se lembrarem melhor. Antes de corrigir com toda a turma peça que comparem suas respostas com o colega ao lado.
Respostas: a) color pencils, b) pencil case, c) ruler, d) pencil, e) paper, f) scissors, g) notebook, h) file, i) book, j) backpack, k) pencil sharpener, l) mechanical pencil, m) pen, n) eraser, o) board, p) CD, q) bin, r) paper clip, s) eraser / chalk, t) glue.
Atividade 2 : Diga aos alunos para formarem pares para descobrirem as palavras em inglês para as matérias escolares. Distribua a segunda página do handout. Eles deverão associar as figuras às matérias e completar a cruzadinha. Confira as respostas dos alunos.
Respostas: a) Chemistry, b) English, c) Geography, d) Physics, e) Religion, f) PE, g) Portuguese, h) Mathmatics, i) History.
2ª aulaAtividade 3: Peça aos alunos para completarem as colunas com suas próprias opiniões e depois perguntarem a outros dois colegas, preenchendo a tabela.Confira as respostas dos alunos numa atividade com toda a classe deixando que comentem suas respostas (mesmo que em português). Respostas pessoais.
Atividades 4 e 5: Distribua a terceira página do handout. Peça a dois alunos que leiam os diálogos dos balões (um aluno para fazer a voz do Paul e uma aluna para fazer a voz da mãe). Em seguida, leia o quadro da Atividade 5 e chame a atenção para como fica o verbo na terceira pessoa do singular (he/she/it). Peça que completem os espaços e confira suas respostas.
HAVE GOT |
||
AFFIRMATIVE |
NEGATIVE |
QUESTION |
I have got |
I haven’t got |
Have &n bsp; &nb sp; &nbs p; I&am p; nbsp; got? |
He She has got It |
He She hasn’t got It |
he Has she got? it |
We You have got They |
We You haven’t got They |
we Have you got? they |
SHORT ANSWERS |
CONTRACTIONS |
|
Yes, I / we / you / they have. Yes, he / she / it has. |
No, I / we / you / they haven’t. No, he / she / it hasn’t. |
Haven’t = have not Hasn’t = has not |
Atividade 6: Estas atividades deverão ser realizadas em um laboratório de informática. Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente. Primeiramente, peça aos alunos que acessem http://www.britishcouncil.org/kids-games-wordsearch-school.htm (acesso 13/12/2009). Eles deverão resolver um caça palavras sobre school subjects.
O segundo endereço que os alunos devem acessar é http://www.britishcouncil.org/kids-games-hangman-school.htm (acesso 13/12/2009). Os alunos deverão ler algumas pistas sobre school objects e clicar nas letras para formar a palavra correta, como numa brincadeira de “forca”, se cometerem muitos erros eles podem perder o jogo.
O último endereço sugerido é http://www.britishcouncil.org/kids-games-multiple-choice-school.htm (acesso 13/12/2009). Nesta atividade os alunos deverão ler algumas pistas sobre places in the school building, e escolher uma das opções sugeridas. Experimente fazer a atividade antes da aula e esteja preparado(a) para auxiliá-los com o novo vocabulário.
3ª aula
Atividade 7 a: Distribua a quarta página do handout. Nesta atividade os alunos deverão entrevistar um colega sobre o que ele(a) tem na mochila e preencher a tabela com um "tick" (resposta positiva) ou com um X (resposta negativa). Monitore os alunos durante a atividade. Respostas pessoais.
Atividade 7 b: Os alunos deverão entrevistar outro colega sobre as respostas que este obteve na atividade anterior, trabalhando, assim, o verbo na terceira pessoa do singular. Monitore os alunos. a) Geography |
( g ) gym, basketball |
b) Chemistry |
( b ) laboratory, formula |
c) History |
( f ) God, faith |
d) English |
( h ) gravity, inertia |
e) Mathematics |
( a ) rivers, mountains |
f) Religion |
( d ) verbs, prepositions |
g) PE |
( c ) Henry VIII, World War II |
h) Physics |
( e ) 2 (a+b) = 428 |
As atividades 7, 8 e 9 proporcionarão a prática de várias habilidades (produção escrita, oral, compreensão leitora) do conteúdo trabalhado nessas aulas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei do plano de aula muito rico em atividades diferentes e utilização da sala de informática.