Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


At school

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

School objects and subjects

Places at school

"Have got" 

Duração das atividades
3 horas / aula de 50min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio específico, uma vez que o professor utilizará essa aula para apresentar o vocabulário relacionado à escola e a estrutura "have got". 

Estratégias e recursos da aula

O material complementar foi elaborado pelas autoras e está disponível em: 

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/at-school  (acesso 13/12/2009)

Ele deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos. 

1ª aula

Atividade 1: Leve para a aula uma mochila escolar com alguns dos objetos ilustrados na tabela da atividade 1. Peça que os alunos prestem bastante atenção e vá retirando os objetos um a um, mostrando aos alunos, dizendo seus nomes e pedindo aos alunos que repitam. Em seguida, distribua a primeira página do handout e leia o enunciado da atividade com os alunos. Oriente-os a fazer primeiramente aqueles que se lembrarem melhor. Antes de corrigir com toda a turma peça que comparem suas respostas com o colega ao lado.

 Respostas: a) color pencils, b) pencil case, c) ruler, d) pencil, e) paper, f) scissors, g) notebook, h) file, i) book, j) backpack, k) pencil sharpener, l) mechanical pencil, m) pen, n) eraser, o) board, p) CD, q) bin, r) paper clip, s) eraser / chalk, t) glue.  

Atividade 2  : Diga aos alunos para formarem pares para descobrirem as palavras em inglês para as matérias escolares. Distribua a segunda página do handout. Eles deverão associar as figuras às matérias e completar a cruzadinha. Confira as respostas dos alunos.

      Respostas: a) Chemistry, b) English, c) Geography, d) Physics, e) Religion, f) PE, g) Portuguese, h) Mathmatics, i) History. 

2ª aula

Atividade 3: Peça aos alunos para completarem as colunas com suas próprias opiniões e depois perguntarem a outros dois colegas, preenchendo a tabela.Confira as respostas dos alunos numa atividade com toda a classe deixando que comentem suas respostas (mesmo que em português).  Respostas pessoais.

Atividades 4 e 5: Distribua a terceira página do handout.  Peça a dois alunos que leiam os diálogos dos balões (um aluno para fazer a voz do Paul e uma aluna para fazer a voz da mãe). Em seguida, leia o quadro da Atividade 5 e chame a atenção para como fica o verbo na terceira pessoa do singular (he/she/it). Peça que completem os espaços e confira suas respostas.

HAVE GOT

AFFIRMATIVE

NEGATIVE

QUESTION

I               have got             

I            haven’t got      

Have      &n bsp; &nb sp; &nbs p;  I&am p; nbsp;            got?

He

She          has got

It

He

She        hasn’t got

It

he

Has             she          got?

it

We

You         have got      

They

We

You        haven’t got      

They

we

Have        you           got?

  they

SHORT ANSWERS

CONTRACTIONS

Yes, I / we / you / they have.

Yes, he / she / it  has.    

No, I / we / you / they haven’t.

No, he / she / it   hasn’t.    

Haven’t  = have not

Hasn’t    = has not

Atividade 6: Estas atividades deverão ser realizadas em um laboratório de informática. Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente. Primeiramente, peça aos alunos que acessem http://www.britishcouncil.org/kids-games-wordsearch-school.htm (acesso 13/12/2009). Eles deverão resolver um caça palavras sobre school subjects.

O segundo endereço que os alunos devem acessar é http://www.britishcouncil.org/kids-games-hangman-school.htm (acesso 13/12/2009). Os alunos deverão ler algumas pistas sobre school objects e clicar nas letras para formar a palavra correta, como numa brincadeira de “forca”, se cometerem muitos erros eles podem perder o jogo.

O último endereço sugerido é http://www.britishcouncil.org/kids-games-multiple-choice-school.htm  (acesso 13/12/2009). Nesta atividade os alunos deverão ler algumas pistas sobre places in the school building, e escolher uma das opções sugeridas. Experimente fazer a atividade antes da aula e esteja preparado(a) para auxiliá-los com o novo vocabulário.

3ª aula

Atividade 7 a: Distribua a quarta página do handout. Nesta atividade os alunos deverão entrevistar um colega sobre o que ele(a) tem na mochila e preencher a tabela com um "tick" (resposta positiva) ou com um X (resposta negativa). Monitore os alunos durante a atividade. Respostas pessoais.

Atividade 7 b: Os alunos deverão entrevistar outro colega sobre as respostas que este obteve na atividade anterior, trabalhando, assim, o verbo na terceira pessoa do singular. Monitore os alunos.


Atividade 8: Coloque vários materiais escolares sobre sua mesa. Eles devem ser 12 grupos em quantidade s diferentes (por exemplo: 3 lápis, 5 lápis de cor, 2 cadernos, 1 régua, etc .). Peça aos alunos que guardem seus materiais. Peça, então, que prestem bastante atenção no que você trouxe para a aula. Vá mostrando aos alunos, contando quantos objetos você trouxe de cada tipo e guardando-os na mochila. Assim que terminar de guardar todos os objetos que estavam sobre a mesa, peça aos alunos que peguem lápis, borracha e o handout  para que façam a atividade 8. Dê aos alunos 3 minutos para lembrarem, em silêncio, quantos objetos de cada tipo você guardou na mochila e anotarem na tabela. Confira as respostas dos alunos retirando e contando os objetos da mochila.


Atividade 9: Peça aos alunos que, em pares, façam a associação das dicas propostas na coluna da direita com as matérias escolares. Confira as respostas.

a)            Geography

(  g ) gym, basketball

b)            Chemistry

(  b ) laboratory, formula

c)            History

(  f  ) God, faith

d)            English

(  h ) gravity, inertia

e)            Mathematics

(  a ) rivers, mountains

f)              Religion

(  d ) verbs, prepositions

g)             PE

(  c ) Henry VIII, World War II

h)             Physics

(  e ) 2 (a+b) = 428

Avaliação

As atividades 7, 8 e 9 proporcionarão a prática de várias habilidades (produção escrita, oral, compreensão leitora) do conteúdo trabalhado nessas aulas. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.