Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CIDADANIA: VOCÊ FAZ O QUE PODE?

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Refletir sobre a importância de exercer a cidadania, contribuindo para o desenvolvimento social.
2. Tomar consciência de que, como cidadão responsável, cada um pode e deve “fazer a sua parte” em diversas situações cotidianas.
3. Analisar se as atitudes tomadas em situações coletivas retratam ações solidárias, respeitosas e comprometidas com o Bem Comum.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:

Cidadania não deve ser apenas uma palavra amplamente utilizada pelas pessoas e pouco exercida no nosso dia a dia. É preciso reafirmá-la como um processo de conquista que se realiza a partir da conscientização dos cidadãos acerca dos direitos e deveres que regem a vida e o modo de atuação dos indivíduos na sociedade. É por meio da cidadania que as pessoas exercem seu papel fundamental no desenvolvimento social, lutando por melhores condições individuais e coletivas e por direitos essenciais como: o direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade e a todos os valores civis, políticos e sociais que equilibram a vida em sociedade. No entanto, é necessário que o sujeito também seja consciente de seus deveres enquanto parte integrante de uma coletividade que, para se desenvolver bem, requer uma parcela de contribuição de cada um, a fim de alcançar uma das metas mais esperadas: o Bem Comum.

Momentos da aula
1º Momento:
O professor dará início à aula com a história “Fiz o que pude”, de Lucília Junqueira de Almeida Prado. O professor convida os alunos a se sentar em roda para ouvir a história que será lida por ele em voz alta. Após a leitura da história, o professor solicitará aos alunos que comentem sobre o que acharam da história, o que ela nos leva a pensar.

Sinopse do livro:

Com a história do valente passarinho que não deixa de fazer a sua parte, a autora nos apresenta a floresta como a generosa mãe que tudo dá, e os animais como os filhos cheios de gratidão e reconhecimento pelas dádivas recebidas. Na floresta tudo era cor, alegria, luz e cada animal emprestava seu colorido, seu som para a beleza da paisagem. Um dia, a mata pegou fogo. Era preciso fugir depressa! E, naquele momento de desespero, só o passarinho mostrou que todos eram responsáveis pela floresta... Esta não é meramente uma história sobre a preservação do meio ambiente. É, mais do que isso, uma lição de cidadania. De um modo gostoso e descomplicado, o pequeno leitor pode ir tomando consciência de que ele também pode fazer a sua parte.

Fiz o que pude


2º Momento: Em seguida, para ampliar o debate, o professor deverá retomar a parte da história que mostra a situação de incêndio na floresta, em que todos os animais começam a fugir e somente o pequeno pássaro resolve apagar o fogo carregando água no seu pequeno bico. Todos lhe falam que ele não conseguirá apagar o fogo com aquela água e ele diz: - “Sei disso, mas, quando o fogo se apagar e o chão estiver coberto de cinzas, se me perguntarem o que fiz para evitar a destruição, posso responder: Fiz o que pude!”. Na sequência, o professor pergunta: Cada um de vocês tem feito o que pode para preservar o ambiente, para ser um cidadão solidário e respeitoso? Em que situações isto tem acontecido?

3º Momento: Manter os alunos organizados em roda. No centro do círculo, o professor deverá colocar um pedaço grande de papel pardo, canetas hidrocor, lápis de cera, pincéis atômicos. Em seguida, pedirá ao grupo que desenhe uma situação vivida por eles, em que fizeram a sua parte, agindo como cidadãos solidários e responsáveis pela coletividade. Para isto, o grupo deverá resolver qual situação representar, se todos vão desenhar ao mesmo tempo ou um de cada vez, enquanto os outros observam. Mas, todos precisam desenhar, continuando ou não, o desenho do outro, como se estivessem compondo um quadro. Ao terminá-lo, deverão dar um título para ele.
Prosseguindo, o professor deverá abrir espaço para que os alunos expressem como se sentiram ao compor o quadro, como foi a experiência de trabalhar junto, trocar e aceitar as idéias uns dos outros, c ontinuar ou não o de senho de alguém, cri ar um só quadro. Alé m disso, deverão comentar sobre a situação escolhida e desenhada, analisando se as atitudes tomadas retratam ações solidárias, respeitosas e de cidadãos comprometidos com o Bem Comum. Os alunos poderão afixar o “quadro” produzido por eles no mural da escola e, ao lado do quadro, lançar a questão: “Cidadania: Você faz o que pode?”, como forma de instigar as pessoas a refletirem sobre o tema.

Recursos Complementares

Professor, como complemento para a aula, você poderá utilizar o vídeo “Cidadania, faça a sua parte”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=wYnT52v7TGg&feature=related e, também, ao acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=SOdA44T0Pkk&feature=related você encontrará o vídeo “Caminhos para a Cidadania”.

Referência Bibliográfica:

PRADO, L. J. de A. Fiz o que pude. São Paulo: Moderna, 2. ed., 2002.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.


Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação nas discussões e na atividade grupal.


Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nos diferentes momentos da aula. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Verificar em relação aos alunos a capacidade de: refletir sobre a importância de exercer a cidadania no dia a dia; negociar idéias e trabalhar de forma cooperativa; ter consciência de que cada um pode fazer a sua parte em diversas situações cotidianas e analisar suas atitudes nestes diferentes contextos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Selma Maria Carlos de Alencar Araujo, EE AUSTRILIO CAPILÉ CASTRO , Mato Grosso do Sul - disse:
    smcaa@hotmail.com

    04/04/2015

    Cinco estrelas

    ótima aula, bem elaborada.


  • Adilson Santos Martins, União Amigos do Bairro Jardim Santo Eduardo , São Paulo - disse:
    adilsonconseg@ig.com.br

    29/10/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo conteúdo elaborado, tenha certeza que sua contribuição em muito irá favorecer nossos educandos, tão carente de temas motivadores em nossas salas de aula. Sinto-me honrado e gratificado por esta consulta. Cordiais saudações,


  • Ana Cristina , Escola , Rio de Janeiro - disse:
    ana-cristina-tica@hotmail.com

    11/09/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa, bem dinamica e faz com que as pessoas posam refletir no que estão fazendo para o próprio bem estar e pensando no outro pois um ambiente limpo favorece a todos do planeta.


  • Kenya , Colégio Nossa Senhora das Dores , Minas Gerais - disse:
    kenyagoncalves@hotmail.com

    27/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho. Peço licença inclusive para reproduzir parte do trabalho com meus alunos do ensino fundamental. Desde já agradeço. O trabalho foi de grande valia para o projeto que estamos desenvolvendo. Obrigada e parabéns. Kenya


  • Andréa Praxedes, E.M.E.F. Irmão Damião , Paraíba - disse:
    andreapraxedes@r7.com

    30/07/2010

    Três estrelas

    Gostei do projeto, mas considerei-o muito elementar, uma vez que trabalho com o segundo segmento do ensino fundamental. Gostaria de sugestões mais sólidas para meus alunos em fase adolescente.


  • Teresinha Fernandes, E.E.Dagmar Sabino , Rio Grande do Norte - disse:
    teresinha_f_oliviera@hotmail.com

    12/07/2010

    Cinco estrelas

    Na minha opinião a aula é excelente devido a facilidade como o conteúdo é introduzido sensibilizando o educando e o levando a questionar e construir o conceito de cidadania. De forma leve e rápida o educando certamente sentirar-se apto a conceituar cidadania.


  • Vera Elenita Medeiros, ESC MUN ENS FUN ANGELINA SASSI COMANDULLI , Rio Grande do Sul - disse:
    veraelenitam@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi muito boa. Trabalhamos cidadania na nossa escola também esse ano, e estou dando uma olhada para organizar um fechamento. Valeu a dica do Youtube


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.