Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com o Menino Maluquinho - parte 2

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Produzir texto descritivo a partir de um tema trabalhado.
-Organizar o pensamento utilizando o texto oral e escrito.
-Enriquecer o vocabulário, a oralidade e a socialização.
-Utilizar a pontuação em situação de escrita.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é importante que seus/suas alunos/as sejam alfabéticos.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa.
-Tirinha do Menino Maluquinho
-Caderno.
-Produção de texto (descritivo)
-Professor/a você poderá também utilizar a sala de multimídia.
-Jogo Adedonha.


Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

PRODUZINDO TEXTO DESCRITIVO

-Professor/a o texto descritivo nem sempre se apresenta como um texto puramente descritivo, geralmente ele se integra a outros modos discursivos, isto vai depender da função do texto. Esta variável textual nos permite “pintar um retrato”, ou seja, por meio dele podemos descrever uma pessoa, uma paisagem, ambientes etc.


DESCREVENDO O MENINO MALUQUINHO

Fonte: http://www.ziraldo.com/menino/mm10.htm  

Professor/a retome com seus/suas alunos/as a leitura do livro do “Menino Maluquinho” do Ziraldo, trabalhado na aula “Aprendendo com o Menino Maluquinho parte 1”, postada no Portal, de minha autoria.
Se for possível utilize a sala de multimídia e acesse o sítio http://www.meninomaluquinho.com.br/ , nele você terá toda a história online para explorar com seus/suas alunos/as. Mas se não for possível, basta fazer uma boa exploração oral.
Procure resgatar as características do menino, problematizando:
-Como é o Menino Maluquinho?
-Do que ele gosta?
-Onde ele vive?
-O que ele faz?

Explore também informações que não constam no livro, pedindo para eles/as imaginarem, por exemplo:
- Como era a casa do Menino Maluquinho?
- E a escola do Menino Maluquinho?
-E a família dele?

Agora escreva uma história sobre o Menino Maluquinho, descrevendo como ele é. Acrescente as características que você achar mais interessantes, mesmo que elas não constem na história. Fique atento/a para a pontuação.
Dê um título para sua história.

Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

TRABALHANDO COM A TIRINHA DO MENINO MALUQUINHO

Professor/a reproduza a tirinha do Menino Maluquinho e explore a linguagem utilizada. Lembre-se de colocar a fonte de onde foi retirada.

Fonte: http://br.dir.groups.yahoo.com/group/tirinhas/message/653  

Observe a tirinha e responda:
1) Este tipo de texto serve para:
( ) ensinar ( )divertir ( ) vender gibis

2) O traço de humor no texto está em:
( ) Deixa eu ajudar!
( ) Seu quarto vai ficar mais legal...
( ) ...Com um carrinho de cachorro quente no lugar da cama!

3) A expressão do Menino Maluquinho no último quadrinho demonstra:
( ) medo ( ) surpresa ( ) raiva

4) Retire da tirinha uma frase que utiliza o ponto de exclamação.

5) Escreva uma frase que você imagina que o Menino Maluquinho diria para seu amigo no último quadrinho.

BRINCANDO E APRENDENDO COM A ADEDONHA

Professor/a esta é uma brincadeira muito interessante, pois além de ser divertida permite trabalhar vários aspectos da escrita, como por exemplo, a escrita correta das palavras ou mesmo a classificação das palavras quanto ao número de sílabas, se este for um objetivo de sua aula. Veja as sugestões a seguir:

“ADEDONHA” OU STOP

A brincadeira pode ter qualquer número de participantes. Precisa-se apenas de papel caneta ou lápis. Faz-se uma lista ou quadro com 11 colunas e acima de cada uma coloca-se um dos seguintes itens: nome de pessoa, lugar, animal, cor, marca de carro, artista, fruta, verdura, flor, objeto, filme. Sorteia-se uma letra e marca-se um tempo máximo (dois ou três minutos). Cada participa nte terá que preencher todos os itens com palavras iniciadas pela letra sorteada. Exemplo: se a letra sorteada for A:

NOME LUGAR ANIMAL COR CARRO ARTISTA FRUTA VERDURA
Ana Alemanha Anta AMARELO Audi Angélica Abacaxi Alface

 Quem preencher todos os itens primeiro, mesmo sem utilizar todo o tempo predeterminado, grita “Stop” e a rodada acaba. Ninguém pode escrever mais nada. Faz-se então a contagem dos itens preenchidos por cada participante. Cada item preenchido vale 10 pontos. Se mais de um/a participante tiver colocado a mesma palavra para um determinado item, em vez de 10 só terá 5 pontos cada um/a. Ganha o jogo quem obtiver maior número de pontos.
Fonte: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=307&textCode=8921&date=currentDate

Registrando no caderno

Nome:__________________________________ data ___/___/___
Grupo:_______________________________________, ____ano
Adedonha - utilizando a classificação das palavras quanto ao número de sílabas.

NÚMERO LETRA MONOSSÍLABA DISSÍLABA TRISSÍLABA POLISSÍLABA
Recursos Complementares
Avaliação

Professor/a avaliar a produção de texto é sempre uma tarefa delicada, é preciso que sejam estabelecidos critérios a partir do seu objetivo ao propor a atividade. Medir a criatividade do/a aluno/a é muito subjetivo, porém você pode avaliar se ele/a estruturou o texto conforme foi solicitado; se o texto tem coesão e coerência, para isso, a reescrita é uma boa opção. Escolha um texto que apresente questões importantes para serem retomadas com todo o grupo, mas antes, solicite da criança a autorização para escrevê-lo na lousa. Faça a reescrita coletivamente apontando as questões que considerar relevantes.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.