14/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
-Produzir texto descritivo a partir de um tema trabalhado.
-Organizar o pensamento utilizando o texto oral e escrito.
-Enriquecer o vocabulário, a oralidade e a socialização.
-Utilizar a pontuação em situação de escrita.
Professor/a é importante que seus/suas alunos/as sejam alfabéticos.
- Aula interativa.
-Tirinha do Menino Maluquinho
-Caderno.
-Produção de texto (descritivo)
-Professor/a você poderá também utilizar a sala de multimídia.
-Jogo Adedonha.
Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
PRODUZINDO TEXTO DESCRITIVO
-Professor/a o texto descritivo nem sempre se apresenta como um texto puramente descritivo, geralmente ele se integra a outros modos discursivos, isto vai depender da função do texto. Esta variável textual nos permite “pintar um retrato”, ou seja, por meio dele podemos descrever uma pessoa, uma paisagem, ambientes etc.
DESCREVENDO O MENINO MALUQUINHO
Fonte: http://www.ziraldo.com/menino/mm10.htm
Professor/a retome com seus/suas alunos/as a leitura do livro do “Menino Maluquinho” do Ziraldo, trabalhado na aula “Aprendendo com o Menino Maluquinho parte 1”, postada no Portal, de minha autoria.
Se for possível utilize a sala de multimídia e acesse o sítio http://www.meninomaluquinho.com.br/ , nele você terá toda a história online para explorar com seus/suas alunos/as. Mas se não for possível, basta fazer uma boa exploração oral.
Procure resgatar as características do menino, problematizando:
-Como é o Menino Maluquinho?
-Do que ele gosta?
-Onde ele vive?
-O que ele faz?
Explore também informações que não constam no livro, pedindo para eles/as imaginarem, por exemplo:
- Como era a casa do Menino Maluquinho?
- E a escola do Menino Maluquinho?
-E a família dele?
Agora escreva uma história sobre o Menino Maluquinho, descrevendo como ele é. Acrescente as características que você achar mais interessantes, mesmo que elas não constem na história. Fique atento/a para a pontuação.
Dê um título para sua história.
Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
TRABALHANDO COM A TIRINHA DO MENINO MALUQUINHO
Professor/a reproduza a tirinha do Menino Maluquinho e explore a linguagem utilizada. Lembre-se de colocar a fonte de onde foi retirada.
Fonte: http://br.dir.groups.yahoo.com/group/tirinhas/message/653
Observe a tirinha e responda:
1) Este tipo de texto serve para:
( ) ensinar ( )divertir ( ) vender gibis
2) O traço de humor no texto está em:
( ) Deixa eu ajudar!
( ) Seu quarto vai ficar mais legal...
( ) ...Com um carrinho de cachorro quente no lugar da cama!
3) A expressão do Menino Maluquinho no último quadrinho demonstra:
( ) medo ( ) surpresa ( ) raiva
4) Retire da tirinha uma frase que utiliza o ponto de exclamação.
5) Escreva uma frase que você imagina que o Menino Maluquinho diria para seu amigo no último quadrinho.
BRINCANDO E APRENDENDO COM A ADEDONHA
Professor/a esta é uma brincadeira muito interessante, pois além de ser divertida permite trabalhar vários aspectos da escrita, como por exemplo, a escrita correta das palavras ou mesmo a classificação das palavras quanto ao número de sílabas, se este for um objetivo de sua aula. Veja as sugestões a seguir:
A brincadeira pode ter qualquer número de participantes. Precisa-se apenas de papel caneta ou lápis. Faz-se uma lista ou quadro com 11 colunas e acima de cada uma coloca-se um dos seguintes itens: nome de pessoa, lugar, animal, cor, marca de carro, artista, fruta, verdura, flor, objeto, filme. Sorteia-se uma letra e marca-se um tempo máximo (dois ou três minutos). Cada participa nte terá que preencher todos os itens com palavras iniciadas pela letra sorteada. Exemplo: se a letra sorteada for A:
NOME | LUGAR | ANIMAL | COR | CARRO | ARTISTA | FRUTA | VERDURA |
Ana | Alemanha | Anta | AMARELO | Audi | Angélica | Abacaxi | Alface |
Quem preencher todos os itens primeiro, mesmo sem utilizar todo o tempo predeterminado, grita “Stop” e a rodada acaba. Ninguém pode escrever mais nada. Faz-se então a contagem dos itens preenchidos por cada participante. Cada item preenchido vale 10 pontos. Se mais de um/a participante tiver colocado a mesma palavra para um determinado item, em vez de 10 só terá 5 pontos cada um/a. Ganha o jogo quem obtiver maior número de pontos.
Fonte: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=307&textCode=8921&date=currentDate
Registrando no caderno
Nome:__________________________________ data ___/___/___
Grupo:_______________________________________, ____ano
Adedonha - utilizando a classificação das palavras quanto ao número de sílabas.
NÚMERO | LETRA | MONOSSÍLABA | DISSÍLABA | TRISSÍLABA | POLISSÍLABA |
• No sítio: http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno07-15.html você vai saber mais sobre textos descritivos.
• http://www.meninomaluquinho.com.br/
• http://www.ziraldo.com/menino/home.htm
Professor/a avaliar a produção de texto é sempre uma tarefa delicada, é preciso que sejam estabelecidos critérios a partir do seu objetivo ao propor a atividade. Medir a criatividade do/a aluno/a é muito subjetivo, porém você pode avaliar se ele/a estruturou o texto conforme foi solicitado; se o texto tem coesão e coerência, para isso, a reescrita é uma boa opção. Escolha um texto que apresente questões importantes para serem retomadas com todo o grupo, mas antes, solicite da criança a autorização para escrevê-lo na lousa. Faça a reescrita coletivamente apontando as questões que considerar relevantes.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasbom dia, adorei sua aula . parabens.
24/03/2010
Quatro estrelasbom dia, adorei sua aula . parabens.