Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NA DANÇA DA VIDA, O LUGAR DA COOPERAÇÃO.

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Ampliar a percepção de si e do outro, em relação a comportamentos cooperativos e competitivos.
2. Exercitar a criatividade e o respeito mútuo.
3. Aprender que, no exercício de conviver, a cooperação é fundamental.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Momentos da aula:

1° Momento: O professor deverá iniciar a aula propondo aos alunos a brincadeira da “Dança das Cadeiras Cooperativas”, uma re-criação da brincadeira tradicional da Dança das Cadeiras. A grande novidade é que ninguém sai do jogo! Para brincar, professor e alunos deverão colocar em círculo um número de cadeiras menor que o número de alunos. Ao som de uma música bem animada, todos poderão dançar livremente, movimentando-se em todas as direções, explorando todo o espaço. Quando o professor interrompe a música, todos devem sentar nas cadeiras. Aqueles que não conseguirem, deverão descobrir uma forma de se sentar e aí vale a criatividade! (Professor, nesse momento, você poderá problematizar a questão do número de cadeiras inferior ao número de participantes do jogo e observar quais as estratégias que os alunos lançam mão para resolver o problema. Alguns alunos poderão apresentar um comportamento mais colaborativo, dividindo a sua cadeira com os outros colegas ou mesmo oferecendo o colo para eles se sentarem. Outros poderão ficar mais presos a padrões competitivos, com pressa para sentar, preocupados consigo mesmos, sem “perceber” os seus colegas). Em seguida, todos levantam e algumas cadeiras são retiradas. A música toca novamente e a dança continua. O objetivo é terminar o jogo com todos os alunos sentados em uma única cadeira. Isso é possível e muito divertido!

2° Momento: Terminado o jogo, o professor deverá propor aos alunos uma reflexão sobre este novo jeito de brincar, colocando algumas questões: Como foi para vocês participar da brincadeira? Como se sentiram? Do que mais gostaram? Do que não gostaram? Como se perceberam brincando: mais livres, soltos, colaborativos? Ou mais presos, preocupados, competitivos? Essa percepção se modificou ao longo do jogo? De alguma forma, esse modo de funcionar na brincadeira se parece com o seu jeito de ser na vida, com os colegas, os amigos e a família? O que puderam aprender sobre vocês e seus colegas com esse novo jeito de brincar? O professor deverá também propor que os alunos estabeleçam relações entre essa brincadeira e a forma convencional da “Dança das Cadeiras”, buscando as semelhanças e diferenças entre os objetivos do jogo nestas modalidades – competitiva e cooperativa. Deverá estimular os alunos a expressar os sentimentos inerentes a estas duas formas diferentes de brincar: sentimentos de inclusão (participação de todos) e exclusão (eliminação do jogo), de ganhar e perder, de prazer e desprazer e outros que o grupo sugerir.

3º Momento: O professor deverá convidar os alunos para visitar os sítios abaixo indicados, onde encontrarão várias propostas de jogos cooperativos. A exploração dos sítios pelos alunos poderá fornecer recursos preciosos para a atividade que será proposta pelo professor logo em seguida.

http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm

jogos cooperativos 1

e http://brincandocomcores.blogspot.com/2009/08/jogos-cooperativos.html

jogos 2

4º Momento: Os alunos serão divididos pelo professor em pequenos grupos, para realizar uma atividade bastante desafiadora e imaginativa! Cada grupo deverá re-criar um jogo conhecido, promovendo mudanças em sua estrutura, para que se torne cooperativo. Esta atividade iniciará em sala de aula e poderá ser concluída em casa pelos grupos de alunos. No dia marcado para a entrega da tarefa, o professor deverá abrir espaço para que cada grupo compartilhe com os demais a sua produção, fazendo a leitura da mesma em voz alta. Professor e alunos poderão sugerir algumas modificações e, nesse caso, o grupo deverá proceder à reescrita de seu trabalho. Os jogos serão reunidos em um “dossiê” de sala de aula. Para a culminância desta atividade, o professor deverá propor a realização de uma “Oficina de Jogos Cooperativos” na escola, destinada aos alunos que se interessarem em participar. A organização e coordenação da Oficina ficarão sob a responsabilidade dos alunos, podendo contar com a colaboração do professor. Neste dia, todos poderão brincar e se divertir a valer!

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer o seu trabalho com os alunos e abrir novas possibilidades de realização de Projetos de Trabalho na modalidade cooperativa, sugerimos a leitura do livro “Jogos Cooperativos”, de Fábio Brotto, indicado abaixo:

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar! Ed. Re-Novada. Santos, SP: Projeto Cooperação, 1997.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade dos alunos de: estabelecer relações entre comportamentos cooperativos e competitivos; se perceber e aos seus colegas em relação a estas duas modalidades de interação social; exercitar a criatividade na re-criação dos jogos; organizar e coordenar a Oficina de Jogos Cooperativos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.