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CONVIVER OU “VIVERCOM”? INVENTANDO PALAVRAS!

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Desenvolver a habilidade de trabalhar em duplas, de forma respeitosa, solidária e cooperativa.
2. Ampliar a capacidade de diálogo e de negociação de idéias.
3. Exercitar o potencial criativo.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos conheçam a estrutura do gênero discursivo “Publicitário”. Este gênero é próprio das propagandas e o maior objetivo é convencer e seduzir o consumidor.

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:

Caro professor, estamos vivendo um mundo complexo, em processo acelerado de informatização e circulação de significados, marcado pelo avanço técnico e tecnológico. Um mundo em constante transformação! Nesta aldeia global em movimento, testemunhamos o dinamismo da linguagem nas inúmeras situações de comunicação e expressão, sejam elas presenciais ou mesmo virtuais. Palavras novas e palavras inventadas desafiam o nosso pensamento a cada dia. A proposta desta aula é que os seus alunos realizem uma atividade de neologismo. “Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente”.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neologismo

Para a realização desta aula, faz-se necessário selecionar de revistas, jornais, panfletos e folhetos, os textos de propaganda de produtos comercializados no mercado. Este material poderá ser consultado pelos alunos durante a produção dos textos publicitários. O objetivo de disponibilizar este material para os alunos é o de poder “nutrir” seu repertório linguístico com a modalidade de escrita própria deste gênero discursivo.

Momentos da aula:

1° Momento: Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos se conhecem o significado da palavra “Neologismo”. Após ouvi-los, poderá ampliar os seus conhecimentos, trazendo informações sobre o sentido desta palavra e exemplificando com palavras/expressões utilizadas por nós no dia a dia em situações de comunicação, como por exemplo: vc (você); blz (beleza); deletar (apagar); gato (ligação clandestina de eletricidade); laranja (falso proprietário); turbinar, siliconar (aumentar uma parte do corpo por cirurgias plásticas); mala (pessoa inconveniente); refri (refrigerante); mané (pessoa indolente, desleixado, negligente); Rodrivânia (nome de uma mulher cujo pai é Rodrigo e a mãe é Vânia); Natalice (filha de Alice nascida no dia de Natal)... (Professor, esta lista poderá ser muitas vezes ampliada com novas palavras trazidas pelos alunos. E isto poderá ser muito divertido!).

2° Momento: Em seguida, o professor deverá propor aos alunos que formem duplas para a realização de uma atividade de “Neologismo”. A tarefa de cada dupla consistirá em inventar uma palavra a partir das letras e/ou sílabas de seus nomes, por exemplo: a dupla Marcelo e Tiago cria a palavra “Martilo”. Esta nova palavra deverá representar um bem de consumo qualquer, um produto a ser lançado no mercado por ocasião de uma data comemorativa ou de uma festa típica da região. A dupla deverá produzir um texto de convencimento, do gênero publicitário, apresentando o novo produto na tentativa de seduzir o consumidor. (Professor, neste momento, as duplas poderão recorrer aos textos previamente selecionados e disponibilizados por você. A sua tarefa deverá ser a de observar o funcionamento das duplas durante a realização da atividade: A dupla conseguiu negociar as suas idéias? O clima foi de respeito mútuo? Solidariedade? Diálogo? Ou o trabalho foi marcado pelo conflito? Pela dominação? Competição? Desrespeito? Como foi o processo criativo? Trouxe alegria? Prazer? Preocupação? Tensão? Desprazer? Outros aspectos significativos de modos de agir e de relacionar da dupla deverão ser observados). É chegada a hora da apresentação do novo produto! A ordem das apresentações poderá ser sorteada por alguns alunos e pelo professor. Vale lançar mão de recursos bem criativos, relacionados à arte, ao corpo, a representações diversas. Esse momento é pura diversão!

3º Momento: Após as apresentações das duplas, forma-se uma grande roda para que todos possam se expressar sobre a atividade realizada: os sentimentos, as percepções, as facilidades e dificuldades encontradas no trabalho com as duplas e durante o processo criativo. Enfim, o que foi possível aprender com a experiência vivida. Nesse momento, o professor deverá trazer aqueles aspectos observados por ele e que poderão favorecer o crescimento de cada aluno na convivência diária com os seus colegas e com as outras pessoas com as quais se relaciona na vida, destacando a importância do diálogo, do respeito mútuo e da solidariedade nesse desafio que é conviver. Os textos produzidos pelas duplas deverão ser reunidos em um documento da sala e aqueles escolhidos pelos alunos como os mais criativos, poderão ser publicados no “Jornalzinho da Escola”.

4º Momento: Como tarefa de casa, o professor distribuirá uma folha para cada aluno, contendo o texto “Correspondência” de Millôr Fernandes. Eles deverão fazer a leitura do texto, sublinhar as palavras inventadas - os neologismos -, e por fim reescrever as cartas dos irmãos usando somente palavras conhecidas. No dia seguinte, aqueles que se sentirem à vontade, poderão socializar sua tarefa com os colegas, procedendo à leitura da mesma em voz alta.

CORRESPONDÊNCIA
Millôr Fernandes

"Aquele rapazinho escreveu esta carta para o irmão:
Querido mano,
Anteontem futebolei bastante com uns amigos. Depois cigarrei um pouco e nos divertimos montanhando, até que o dia anoiteceu. Então desmontanhamos, nos amesamos, sopamos, arrozamos, bifamos, ensopadamos e cafezamos. Em seguida, varandamos. No dia seguinte, cavalamos muito.
Abraços do irmão,
Maninho

O irmão respondeu:
Maninho,
Ontem livrei-me pela manhã, à tarde cinemei e à noite, com papai e mamâe, teatramos. Hoje colegiei, ao meio dia me leitei e às três papelei-me e canetei-me para escriturar-te. E paragrafarei finalmente aqui porque é hora de adeusar-te, pois ainda tenho que correiar esta carta para ti e os relógios já estão cincando.
De teu irmão,
Fratelo"
Fonte: http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/correspondencia.htm

Recursos Complementares

Professor, os escritores, os poetas, os repentistas... os “amantes das palavras”, utilizam muitos recursos linguísticos para embelezar as suas obras. Como recurso complementar para esta aula, você poderá fazer a leitura da poesia de Manuel Bandeira, para que os alunos identifiquem a presença de palavras novas, criadas pelo escritor.

NEOLOGISMO
Manuel Bandeira

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/manuel-bandeira/neologismo.php

Poderá também visitar o sítio http://pt.shvoong.com/social-sciences/1756379-guimar%C3%A3es-rosa-um-labirinto-palavras/ que apresenta o escritor mineiro Guimarães Rosa, cuja linguagem é rica em neologismos, palavras arcaicas, dialetos e outros.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos na atividade de “Neologismo”, nas apresentações dos trabalhos pelas duplas e na realização individual da tarefa de casa. Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade criativa dos alunos; habilidade de trabalhar em duplas de forma responsável, respeitosa e solidária.

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