16/12/2009
Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1. Desenvolver a habilidade de trabalhar em duplas, de forma respeitosa, solidária e cooperativa.
2. Ampliar a capacidade de diálogo e de negociação de idéias.
3. Exercitar o potencial criativo.
Professor, para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos conheçam a estrutura do gênero discursivo “Publicitário”. Este gênero é próprio das propagandas e o maior objetivo é convencer e seduzir o consumidor.
Comentários para o professor:
Caro professor, estamos vivendo um mundo complexo, em processo acelerado de informatização e circulação de significados, marcado pelo avanço técnico e tecnológico. Um mundo em constante transformação! Nesta aldeia global em movimento, testemunhamos o dinamismo da linguagem nas inúmeras situações de comunicação e expressão, sejam elas presenciais ou mesmo virtuais. Palavras novas e palavras inventadas desafiam o nosso pensamento a cada dia. A proposta desta aula é que os seus alunos realizem uma atividade de neologismo. “Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente”.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neologismo
Para a realização desta aula, faz-se necessário selecionar de revistas, jornais, panfletos e folhetos, os textos de propaganda de produtos comercializados no mercado. Este material poderá ser consultado pelos alunos durante a produção dos textos publicitários. O objetivo de disponibilizar este material para os alunos é o de poder “nutrir” seu repertório linguístico com a modalidade de escrita própria deste gênero discursivo.
Momentos da aula:
1° Momento: Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos se conhecem o significado da palavra “Neologismo”. Após ouvi-los, poderá ampliar os seus conhecimentos, trazendo informações sobre o sentido desta palavra e exemplificando com palavras/expressões utilizadas por nós no dia a dia em situações de comunicação, como por exemplo: vc (você); blz (beleza); deletar (apagar); gato (ligação clandestina de eletricidade); laranja (falso proprietário); turbinar, siliconar (aumentar uma parte do corpo por cirurgias plásticas); mala (pessoa inconveniente); refri (refrigerante); mané (pessoa indolente, desleixado, negligente); Rodrivânia (nome de uma mulher cujo pai é Rodrigo e a mãe é Vânia); Natalice (filha de Alice nascida no dia de Natal)... (Professor, esta lista poderá ser muitas vezes ampliada com novas palavras trazidas pelos alunos. E isto poderá ser muito divertido!).
2° Momento: Em seguida, o professor deverá propor aos alunos que formem duplas para a realização de uma atividade de “Neologismo”. A tarefa de cada dupla consistirá em inventar uma palavra a partir das letras e/ou sílabas de seus nomes, por exemplo: a dupla Marcelo e Tiago cria a palavra “Martilo”. Esta nova palavra deverá representar um bem de consumo qualquer, um produto a ser lançado no mercado por ocasião de uma data comemorativa ou de uma festa típica da região. A dupla deverá produzir um texto de convencimento, do gênero publicitário, apresentando o novo produto na tentativa de seduzir o consumidor. (Professor, neste momento, as duplas poderão recorrer aos textos previamente selecionados e disponibilizados por você. A sua tarefa deverá ser a de observar o funcionamento das duplas durante a realização da atividade: A dupla conseguiu negociar as suas idéias? O clima foi de respeito mútuo? Solidariedade? Diálogo? Ou o trabalho foi marcado pelo conflito? Pela dominação? Competição? Desrespeito? Como foi o processo criativo? Trouxe alegria? Prazer? Preocupação? Tensão? Desprazer? Outros aspectos significativos de modos de agir e de relacionar da dupla deverão ser observados). É chegada a hora da apresentação do novo produto! A ordem das apresentações poderá ser sorteada por alguns alunos e pelo professor. Vale lançar mão de recursos bem criativos, relacionados à arte, ao corpo, a representações diversas. Esse momento é pura diversão!
3º Momento: Após as apresentações das duplas, forma-se uma grande roda para que todos possam se expressar sobre a atividade realizada: os sentimentos, as percepções, as facilidades e dificuldades encontradas no trabalho com as duplas e durante o processo criativo. Enfim, o que foi possível aprender com a experiência vivida. Nesse momento, o professor deverá trazer aqueles aspectos observados por ele e que poderão favorecer o crescimento de cada aluno na convivência diária com os seus colegas e com as outras pessoas com as quais se relaciona na vida, destacando a importância do diálogo, do respeito mútuo e da solidariedade nesse desafio que é conviver. Os textos produzidos pelas duplas deverão ser reunidos em um documento da sala e aqueles escolhidos pelos alunos como os mais criativos, poderão ser publicados no “Jornalzinho da Escola”.
4º Momento: Como tarefa de casa, o professor distribuirá uma folha para cada aluno, contendo o texto “Correspondência” de Millôr Fernandes. Eles deverão fazer a leitura do texto, sublinhar as palavras inventadas - os neologismos -, e por fim reescrever as cartas dos irmãos usando somente palavras conhecidas. No dia seguinte, aqueles que se sentirem à vontade, poderão socializar sua tarefa com os colegas, procedendo à leitura da mesma em voz alta.
CORRESPONDÊNCIA
Millôr Fernandes
"Aquele rapazinho escreveu esta carta para o irmão:
Querido mano,
Anteontem futebolei bastante com uns amigos. Depois cigarrei um pouco e nos divertimos montanhando, até que o dia anoiteceu. Então desmontanhamos, nos amesamos, sopamos, arrozamos, bifamos, ensopadamos e cafezamos. Em seguida, varandamos. No dia seguinte, cavalamos muito.
Abraços do irmão,
Maninho
O irmão respondeu:
Maninho,
Ontem livrei-me pela manhã, à tarde cinemei e à noite, com papai e mamâe, teatramos. Hoje colegiei, ao meio dia me leitei e às três papelei-me e canetei-me para escriturar-te. E paragrafarei finalmente aqui porque é hora de adeusar-te, pois ainda tenho que correiar esta carta para ti e os relógios já estão cincando.
De teu irmão,
Fratelo"
Fonte: http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/correspondencia.htm
Professor, os escritores, os poetas, os repentistas... os “amantes das palavras”, utilizam muitos recursos linguísticos para embelezar as suas obras. Como recurso complementar para esta aula, você poderá fazer a leitura da poesia de Manuel Bandeira, para que os alunos identifiquem a presença de palavras novas, criadas pelo escritor.
NEOLOGISMO
Manuel Bandeira
Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/manuel-bandeira/neologismo.php
Poderá também visitar o sítio http://pt.shvoong.com/social-sciences/1756379-guimar%C3%A3es-rosa-um-labirinto-palavras/ que apresenta o escritor mineiro Guimarães Rosa, cuja linguagem é rica em neologismos, palavras arcaicas, dialetos e outros.
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos na atividade de “Neologismo”, nas apresentações dos trabalhos pelas duplas e na realização individual da tarefa de casa. Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade criativa dos alunos; habilidade de trabalhar em duplas de forma responsável, respeitosa e solidária.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!