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CORPO EM BATIQUE

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer algumas obras de Matisse e Portinari que retratam o corpo em movimento, trabalhando a apreciação/leitura/recepção destas imagens;
 Praticar o desenho e conhecer a técnica do Batique;
 Produzir uma composição plástica em Batique sobre tecido Morim à luz do referencial teórico-plástico estudado.

Duração das atividades
•Oito aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Noções básicas de desenho.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
 Apresente aos alunos a proposta de trabalho plástico em Batique, falando das possibilidades de aplicação desta técnica na escola;
 Suscintamente, fale o que é Batique, pois é uma palavra nova e uma técnica também desconhecida do vocabulário de uma maioria no contexto da escolar. Neste momento inicial, os alunos precisam saber apenas do que se trata para sentirem desejo (atração-interesse) em realizar um trabalho plástico com esse foco. Sugestão:
Batique (ou Batik) é uma técnica de tingimento artesanal de tecido, originária da Ilha de Java, na Indonésia e estudos mostram que ela existe há mais de dois mil anos.
 Reúna algumas cangas/saídas de praia ou outros tecidos em Batique e mostre aos alunos para manuseio e exploração;
 Solicite que procurem em casa e com familiares, tecidos com estampas diversas em Batique, possibilitando uma troca – socialização na aula seguinte;
 Busque imagens de estampas em Batique e apresente aos alunos. Sugestão:

Autoria – Elvira Nesi, artista plástica e designer têxtil.
http://estampas-prints.blogspot.com/2009/08/tecidos-pintados-mao-tecnica-batik.html

Tecidos BATIQUE de Benin. 100% algodão. 120 x 400 cm.
http://www.de-africa.com/1tecidos.html

 Agora que o grupo já viu algumas imagens em Batique, fale um pouco mais sobre a técnica proposta. Sugestões:
 Batik: arte nobre e técnica milenar.

Batik ou Ambatik é um nome javanês que significa desenhar ou escrever. O Batik surgiu originalmente na Indonésia. Era uma arte nobre, que apenas as princesas e suas damas podiam praticar, pois somente elas dispunham de tempo suficiente para trabalhar os tecidos (normalmente a seda) de forma tão detalhada e elaborada. As tintas que usavam eram extraídas de plantas nativas e preparadas nas habitações, cercadas do maior segredo. Há 2000 anos a.C. no Egito, em Java, na Índia, na China, na África e na Indonésia, já estampavam os tecidos com a técnica do batik, que era usado através da impressão de mensagens e notícias, como meio de comunicação. Só mais tarde esta técnica passou a ser empregada para estampar tecidos de vestuário. Podemos dizer que o batik é uma técnica de vedamento, pois as partes cobertas com a cera não recebem tinta. Desenha-se com a cera sobre o tecido branco ou cru, que depois é tingido normalmente com a cor determinada. As linhas e ranhuras coloridas que vão surgindo no desenho são chamadas de "craquelê", que é a maior característica desta técnica e que contribui para realçar o trabalho. Antigamente, no batik primitivo, para cada cor aplicada o tecido era encerado, tingido, vaporizado e removia-se a cera a cada aplicação de cor. Hoje este processo, está bastante simplificado, além de novas técnicas, existem diversos tipos de corantes, anilinas e tintas para tecidos. Os riscos e temas também foram simplificados. A introdução destas novas técnicas, facilitou tanto a execução do batik, que é possível utilizar, para um único trabalho, todas as cores desejadas em apenas três ou quatro tingimentos. Essa técnica é conhecida como "Falso Batik". O melhor tecido para aplicar a técnica do batik é o algodão liso de cor clara, embora a seda também possa ser usada. Desaconselham-se as fibras sintéticas, pois não tingem bem, e as sedas finas que podem não agarrar a tinta. Se for muito espessa também não é adequada a esta técnica, já que a tinta teria dificuldade em penetrar neste tecido.
http://www.eufalo.com.br/viewtopic.php?f=3&t=1022

 Sobre Batique ver também:
http://babeldasartes.wordpress.com/2008/10/19/batik-arte-nobre/http://cintiamidori.blogspot.com/2008/03/arte-do-batik-batique.html

Aula 2
 Fale aos alunos que a proposta desenvolvida terá como eixo temático o corpo humano em movimento e mostre algumas imagens de obras que contemplam essa questão. Sugestão:

Portinari - Crianças, desenho a aquarela/papel, 19x18cm, s/d
Disponível em: Portinari, o menino de Brodósqui: Retalhos da minha infância.
Apresentação de João Cândido Portinari, Rio de Janeiro, Livroarte Editora, 1979, p.93.

Portinari - Jogos, desenho a aquarela/papel, 9x15cm, s/d
Disponível em: Portinari, o menino de Brodósqui: Retalhos da minha infância. Apresentação de João Cândido Portinari, Rio de Janeiro, Livroarte Editora, 1979, p.70.

Matisse – A Dança (1ª versão) 1909, óleo sobre tela, 259,7 x 390,1 cm

http://culturageralsaibamais.files.wordpress.com/2009/08/danca-matisse.jpg

 Procure não identificar a obra e a sua autoria, de modo a enriquecer a leitura estética das mesmas;
 Proponha uma apreciação das imagens, perguntando:
 O que você vê representado nessas imagens?
 Você já viu essas imagens em algum lugar?
 São obras de arte ou imagens de obra de arte?
 Elas se apresentam em cores ou em preto e branco?
 Há um ou mais elementos no contexto das imagens?
 Os elementos nas imagens mostram-se em movimento ou estáticos?
 Que nome você daria a cada uma dessas imagens?
 As obras se apresentam na linguagem plástica da Pintura, porém são de técnicas diferentes. Você se arriscaria a descrevê-las?
 Você acha que estas obras são de um mesmo autor? Por que?

 Entregue um metro de tecido Morim para cada aluno e solicite que escolham um local na sala para colocar o tecido no chão ou sobre a mesa;

 De posse dos tecidos, cada aluno deverá criar uma expressão corporal no espaço deste suporte, usando o próprio corpo;

 Definida a expressão desejada, o colega ao lado fará o registro em forma de contorno do corpo ou parte/fragmento dele com lápis sobre o tecido Morim;

Criação da expressão corporal e contorno do corpo
Lápis sobre tecido morim
Acervo e autoria Soraia lelis e Marileusa Reducino

 Guarde os tecidos riscados/desenhados para continuação da proposta na próxima aula.

Aula 3
 Inicie a proposta de Batique, preparando os seguintes materiais:
Os tecidos desenhados (projetos feitos na aula anterior), vela ou parafina, pincéis, penas de galinha, garfos, colheres, facas velhas /sem corte, fósforo, um recipiente onde se possa derreter a parafina e jornais velhos ou não tecido para forrar as mesas;
 Veja sugestão de objeto para trabalho com a parafina:
Instrumento improvisado para derretimento da parafina – uma colher de metal (concha) com o cabo entortado e inserido em um suporte de argila, na altura de poder abrigar uma vela acesa.

Acervo e autoria Soraia lelis e Marileusa Reducino


 Algumas dicas importantes:
 A cera que a ser usada (parafina) deve estar suficientemente quente para ser fácil de espalhar sem escorrer pelo tecido;
 Para dar cor, use tinta própria para tingimento de tecido, geralmente adquirida em pó para dissolução em água;
 Desejando pintar com mais do que uma cor comece pela mais clara. Não se esqueça de preparar a tinta segundo as instruções do fabricante.
 Numa primeira fase, aplique a cera quente com um pequeno pincel de cerda sobre as áreas que não quer pintar.

Aplicação da parafina derretida com pincel sobre o desenho no tecido
Acervo e autoria Soraia lelis e Marileusa Reducino

Aula 4
 Entregue os tecidos trabalhados com parafina na aula anterior para seus respectivos autores, de modo que possam receber a primeira cor;
 Prepare a tinta em uma bacia e mergulhe os tecidos, um a um;
 Deixe de molho na tinta por cerca de 10 minutos. Posteriormente coloque para secar.

Tingimento do tecido com imersão em Tinta Guarani dissolvida em água
Acervo e autoria Soraia lelis e Marileusa Reducino


Aula 5
 Retome os tecidos entintados com a primeira cor e repita todo o processo de forma a aplicar nova camada de parafina em outros espaços do desenho/tecido onde o desejo é que a tinta não penetre;
 Espere secar a parafina e mergulhe novamente, agora com uma segunda cor.

Aplicação da parafina derretida sobre o desenho
Acervo e autoria Soraia lelis e Marileusa Reducino


Aula 6
 Retome os tecidos entintados com a primeira e segunda cores e repita todo o processo de forma a aplicar nova camada de parafina em outros espaços do desenho/tecido onde o desejo é que a tinta não penetre;
 Espere secar a parafina e mergulhe novamente, agora com uma terceira cor.

Mergulho do trabalho em nova cor
Acervo e autoria Soraia lelis e Marileusa Reducino

 Use também a pena de galinha, garfos e outros objetos para trabalhar traços diferentes sobre o desenho, na figura ou no fundo;

Aula 7
 Retire o excesso de cera/parafina com auxílio de uma colher, raspando-a sobre o desenho parafinado – esse produto pode ser guardado para utilização futura, então não o descarte;
 Cubra uma parte da mesa com tecidos velhos e jornal;
 Ligue o ferro elétrico, regulado para uma temperatura quente própria para uso sobre algodão;
 Ajeite o trabalho/tecido entintado sobre a mesa preparada para passação e, sobre ele, uma camada de papel absorvente ou jornal. Com o ferro, passe o tecido dos dois lados, substituindo o papel absorvente ou jornal, à medida que este vai ficando ensopado/engordurado;
 Repita esse processo até perceber a transparência do desenho nas áreas preservadas com parafina e que todo o excesso da cera tenha sido retirado.
 Alguns resultados plásticos obtidos com a proposta do Batique na escola:

Composição plástica em Batique sobre Morim
Fonte: Acervo - autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Aula 8
 Convide os alunos a montarem uma exposição dos trabalhos, atentando para o fato de que estes, para serem apreciados, necessitam estar abertos, esticados e pendurados – uma instalação aérea. É importante que se reúnam, andem pela escola e elejam o melhor local para abrigar os trabalhos.

Instalação Corpus poiésis na pós-modernidade
Batique sobre Morim
Alunos do 5º Ano – ESEBA/UFU-2008
Fonte: Acervo - autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Recursos Complementares

 A técnica do Batik é antiga, estudos mostram que já existia a 2000 anos atrás. Os primeiros indícios foram encontrados na Ásia e África. Ela ganhou o mundo através da cultura levada pelos javaneses ao mundo com seus tecidos tingidos (estamparia comercial) com primor. A palavra tem origem de Java: ambatik = escrever a mão em forma de desenho. A forma conhecida hoje como Batik é uma mistura da antiga técnica com a mistura de várias culturas, um exemplo é a chinesa e a japonesa com a técnica kiokechi. No batique javanês, o efeito final é produzido por sucessivos tingimentos no tecido, protegido por máscaras de cera, onde somente as partes não vedadas pela cera são tingidas. As máscaras são aplicadas sobre a seda com pincel ou "tjanting", uma ferramenta de metal própria para dispensar pingos de cera derretida. A Indonésia foi o berço do Batik, forma de expressão artística que consiste em desenhar com cera quente sobre o tecido e em seguida tingí-lo com cores variadas, que lhe confere uma impressionante beleza. A técnica do Batik tem como característica singular o efeito da cera, que se parte em alguns lugares deixando um craquelê no desenho, o que acrescenta um toque especial no trabalho dos artistas. Por se tratar de uma arte milenar, o Batik se mantêm fiel, sem sofrer mudanças na forma de construir as telas, dentro de um processo que exige uma grande concentração e capacidade de imaginar na abstração do olhar a beleza que cada trabalho revela ao ser finalizado. Nos tempos das colonizações a técnica do Batik embarcou nos navios holandeses e viajou pelo mundo. Com o Batik, pode-se fazer quadros, cangas, lenços, enfim, tudo que tenha como suporte o tecido, e alem dele, papel, couro e casca de ovo. Cada trabalho de Batik é original e feito à mão. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Batik)
 Suporte – Material que serve de base – o papel para o desenho, a tela para a pintura, etc. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.92)

Avaliação

• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.


Recursos educacionais
Nome                                           Tipo
Aula expositiva                            Teórica
Apreciação de imagem de obras   Teórica
Desenho e pintura                       Prática
Composição plástica em Batique   Prática
Expressão Corporal                     Prática

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • heloisa, heloisa ferreira da silva , Rio de Janeiro - disse:
    heloisafx@hotmail.com

    09/04/2010

    Cinco estrelas

    adorei estou iniciando exelente


  • Marilda Ap. M. Gonçalves, Particular , Paraná - disse:
    mdf.marceli@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, estava procurando uma proposta de aula prática para meus alunos e achei fantástico seu passo a passo.Parabéns pela elaboração da aula.


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