17/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
* Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação;
* Promover o hábito da leitura;
*Estimular a linguagem oral;
*Promover a socialização;
*Desenvolver o pensamento reflexivo;
*Trabalhar a coordenação motora, atenção e raciocínio.
As obras literárias infantis devem estar presentes, em sala, desde os primeiros dias de aula. Devem ser lidas, discutidas e comentadas com as crianças, com o intuito de provocar emoções e entretenimento. É interessante gerar uma expectativa sobre a obra, desencadeando curiosidade, inquietação, desejo e encorajando as crianças para arriscarem palpites sobre o que acontecerá.
1º momento: Preparar o ambiente para contar a história. • Começar, então, a contar a história Os Três Porquinhos. Exemplo: - Eu conheço uma história onde as casas não eram tortas, mas foram feitas de maneiras diferentes... Vocês querem ouvir? Nessa hora o professor conta a história.
2º momento: Conversar sobre a história: Propor o reconto oral da história através das perguntas:
• Qual é o nome da história?
• Quais são os personagens desta história?
• Onde a história se passa?
• Qual foi o porquinho que mais trabalhou na construção da sua casa?
3º momento: Caçando letrinhas
• Espalhar o alfabeto móvel no meio da rodinha, para as crianças tentarem montar as palavrinhas: LOBO e PORQUINHOS.
4º momento: O construtor
• Explicar às crianças que para construir uma casa, primeiro fazemos um desenho dela. Esse desenho recebe o nome de “planta baixa” ou “projeto” (levar um exemplo para a sala de aula). Depois pedir para as crianças usarem a imaginação e tentar desenhar uma planta baixa de alguma das casas dos três porquinhos.
5º momento: Onde moro?Na história Os Três Porquinhos, vimos onde eles moram e como é a casa deles. Agora vamos falar um pouco de você. Responda junto à sua família as seguintes perguntas:
• Qual é o nome da rua onde você mora?
• Qual é o nome do seu bairro?
• Em que lugar da casa você mais gosta de ficar?
• Na historinha Os três Porquinhos, foram eles que construíram suas casas. E a sua casa você sabe quem construiu?
• Que nome damos às pessoas que constroem as casas?
• Livro de história;
• Letras de EVA;
• Folha sulfite;
• Lápis de cor.
Deverá acontecer de forma contínua, com processo de intervenção para que as atividades possam alcançar o maior número de objetivos propostos e o maior número de alunos. Discutir com os alunos a importância da leitura fluente e sua real necessidade no processo de aprendizagem. Também será usada para orientar e reorientar a prática pedagógica dentro das atividades propostas, colocando-se a serviço das possíveis lacunas das aprendizagens dos alunos.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/03/2015
Quatro estrelasamei ! sou iniciante do curso pedagogia,descobrir este portal realizando uma pesquisa
27/04/2013
Quatro estrelasMuito boa,As crianças amam histórias e contos infantis, a história em questão é ótima para trabalhar com temas como: moradias,familias.Entre outros.
17/04/2012
Cinco estrelasadorei sua aula, vou tirar alguma idéias
01/09/2011
Cinco estrelasBoa Noite! Muito boa a aula.
15/08/2011
Cinco estrelasmuito signficativa
17/03/2011
Quatro estrelasMuito legal! Vou utilizar alguns passos.Obrigada.