Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Era uma vez... OS TRÊS PORQUINHOS!

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação;
* Promover o hábito da leitura;
*Estimular a linguagem oral;
*Promover a socialização;
*Desenvolver o pensamento reflexivo;
*Trabalhar a coordenação motora, atenção e raciocínio.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As obras literárias infantis devem estar presentes, em sala, desde os primeiros dias de aula. Devem ser lidas, discutidas e comentadas com as crianças, com o intuito de provocar emoções e entretenimento. É interessante gerar uma expectativa sobre a obra, desencadeando curiosidade, inquietação, desejo e encorajando as crianças para arriscarem palpites sobre o que acontecerá.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Preparar o ambiente para contar a história. • Começar, então, a contar a história Os Três Porquinhos. Exemplo: - Eu conheço uma história onde as casas não eram tortas, mas foram feitas de maneiras diferentes... Vocês querem ouvir? Nessa hora o professor conta a história.


2º momento: Conversar sobre a história: Propor o reconto oral da história através das perguntas:
• Qual é o nome da história?
• Quais são os personagens desta história?
• Onde a história se passa?
• Qual foi o porquinho que mais trabalhou na construção da sua casa?

3º momento: Caçando letrinhas
• Espalhar o alfabeto móvel no meio da rodinha, para as crianças tentarem montar as palavrinhas: LOBO e PORQUINHOS.

4º momento: O construtor
• Explicar às crianças que para construir uma casa, primeiro fazemos um desenho dela. Esse desenho recebe o nome de “planta baixa” ou “projeto” (levar um exemplo para a sala de aula). Depois pedir para as crianças usarem a imaginação e tentar desenhar uma planta baixa de alguma das casas dos três porquinhos.

5º momento: Onde moro?Na história Os Três Porquinhos, vimos onde eles moram e como é a casa deles. Agora vamos falar um pouco de você. Responda junto à sua família as seguintes perguntas:
• Qual é o nome da rua onde você mora?
• Qual é o nome do seu bairro?
• Em que lugar da casa você mais gosta de ficar?
• Na historinha Os três Porquinhos, foram eles que construíram suas casas. E a sua casa você sabe quem construiu?
• Que nome damos às pessoas que constroem as casas?

Recursos Complementares

• Livro de história;
• Letras de EVA;
• Folha sulfite;
• Lápis de cor.

Avaliação

Deverá acontecer de forma contínua, com processo de intervenção para que as atividades possam alcançar o maior número de objetivos propostos e o maior número de alunos. Discutir com os alunos a importância da leitura fluente e sua real necessidade no processo de aprendizagem. Também será usada para orientar e reorientar a prática pedagógica dentro das atividades propostas, colocando-se a serviço das possíveis lacunas das aprendizagens dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.