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Projeto: Cuidando do Planeta

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

● Experimentar o crescimento e desenvolvimento das plantas;
● Conhecer variedades de plantas;
● Conscientizar-se da importância da preservação da natureza;
● Conhecer a representação oral e escrita dos seres envolvidos;
● Relacionar o cultivo de plantas com a sabedoria popular, como remédios, chás e alimentos.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Caracterizar o que são plantas, identificando-as no universo de seres vivos, como parte da vida assim como nós, seres humanos. Identificar a variedade de plantas, no sentido de possibilitar o entendimento da criança acerca dos significados, dos usos e importância desses seres. A questão da preservação da natureza, da responsabilidade coletiva para com o planeta.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Atividade – construindo um viveiro

● Várias espécies de plantas dão origem a novos seres por meio de sementes. Nesse sentido, o professor vai propor a construção de um viveiro. Com essa atividade, espera-se o desenvolvimento da relação afetiva e de cuidado para com a planta:
✔ De início, é necessário apresentar às crianças a origem dessas sementes (se foram colhidas ou compradas, a que espécie pertence), além de informações de plantio;
✔ A sugestão de se construir um viveiro, um local reservado para o cultivo. No entanto, pode-se também, utilizar caixas de madeira ou até mesmo vasos;
✔ O importante é oferecer condições de desenvolvimento da planta e de manuseio para as crianças;
✔ Deve-se atentar às condições de plantio, como: o tipo de terra, adubo orgânico, drenagem da água e iluminação;
✔ Ao plantar as sementes faça com que as crianças se tornem conscientes do processo, apresentando características da planta e procedimentos de cuidado;
✔ Agora, peça para que algumas crianças preparem as covas. A outras, que distribuam as sementes e tapem com terra. Por fim, outro grupo pode regar;
● Depois de plantar as sementes, o professor apresentará a forma escrita das espécies e, depois, confeccionará em um recorte de cartolina os nomes das plantas para que as crianças desenhem no respectivo recorte a planta correspondente. Depois, esses recortes servirão de placas de identificação das plantas.

2º momento: atividade - estabelecendo um roteiro e uma escala
● Nesse momento, o professor poderá organizar uma rotina e uma escala das crianças responsáveis em cuidar a cada dia, do viveiro;
✔ O professor deve adotar uma forma de registro, que pode ser através de fichas dia-a-dia;
✔ Nessas fichas, adicione informações como:

                                                 Viveiro da turma do 1º período:

Data:
Jardineiros do dia:
Observações

● As espécies sugeridas para o cultivo são de salsa; cebolinha; tomate; feijão e outras de crescimento rápido e que forneçam posteriormente, sementes;
● Logo, espera-se incentivar também o desenvolvimento da coordenação motora através do manuseio de materiais necessário.


3º momento: Atividade – observação e roda da conversa


● A atividade de construção de um viveiro demanda tempo e, que não está ao controle do professor, pois, depende do tempo de desenvolvimento e das condições para as plantas;
● Diariamente pode-se realizar um relatório de observação:
✔ As crianças fornecem um relato oral da observação enquanto que o professor registra e apresenta em forma escrita, perguntando ao final, se as crianças têm algo a acrescentar e, aí, o professor adiciona observações necessárias;
✔ Se possível faça o registro fotográfico do desenvolvimento do viveiro. Se não utilize-se do recurso do desenho, organizando-os da seguinte forma:

                                                           Viveiro da turma do 1º período

Observador:

Data:


Desenho:

● As observações podem ser apresentadas na roda da conversa. Nesse momento, o professor fará considerações de forma a preparar para a situação seguinte, ou de transferência das mudas ou de seleção para o cultivo de modo a assegurar o crescimento da planta.


4º momento: atividade – manutenção do viveiro

● A i deia do viveiro é de ser um ambiente provisório para a germinação e desenvolvimento inicial da planta. Assim, será necessário a transferência para um local definitivo.
✔ A sugestão é que este local seja um espaço comum da escola, com a responsabilidade de transmitir para a comunidade escolar o conhecimento construído sobre plantas, mas sobretudo, de valores de respeito e preservação da natureza;
✔ É importante criar vínculo entre as crianças e esse espaço.
● Ainda sim, é importante manter os registros e as observações;
● Nesse momento, o professor pode oferecer ideias de preservação da natureza e da mesma forma, as crianças dentro de suas possibilidades.

5º momento: atividade – colheita e coleta de sementes

● Depois de certo tempo, as plantas já estão desenvolvidas e podem ser utilizadas;
✔ Os temperos e frutos como salsa, cebolinha e tomate, podem ser utilizados na cantina;
✔ Peça para que uma funcionária da cantina converse com as crianças para apresentar o uso e como é o procedimento na culinária;
✔ É importante explorar as plantas pelos diferentes sentidos. Assim, as crianças são convidas a observar as plantas através do tato, do olfato e do paladar;
✔ A coleta de sementes é importante para manter o canteiro, sempre vivo;
✔ Pode-se ainda, distribuir as sementes entre as crianças para levarem para casa.

Recursos Complementares

● papel;
● cartolina;
● palitos;
● caixa de madeira ou vaso (opcional para quem não tem canteiro);
● lápis e giz de cera;
● sementes;
● pá;
● luva;
● garfo;
● colher;
● tesoura;
● regador.

Sugestão:

LEGAN, L. A escola sustentável: eco-alfabetizando pelo ambiente. 2. ed. Atualizada e revisada – São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Pirenópolis, GO: Ecocentro IPEC, 2007.

Avaliação

Assim como já proposto no plano, a avaliação pode recorrer ao dia a dia, já constituído diariamente com as anotações do professor a partir das observações e pontuações das crianças. Dessa forma, inclusive, o professor pode a todo o momento reorganizar ou direcionar melhor a condução das atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Alaide Maria dos SAntos, Sebastião Falcão , Alagoas - disse:
    maria.santosalaide@gmail.com

    13/09/2010

    Quatro estrelas

    Amei o projeto, para mim repassar dessa forma seria ideal, pois, sou professora de educação infantil, e os pequeninos gostam de lidar com terra. Assim sendo, é de suma importancia ter uma pequena horta na escola, ensinar como trabalhar de forma prazerora, ensinando como cultivar, mostrando que das sementes iram nascer novos alimentos. As vezes ao trabalharmos plantando alguma coisa torna-se motivo de comentários, raramente favorável, mas nem por isso devemos nos deixar abater pela critica. Bom.


  • Leilha Dutra Alves, E.M. Alberto Augusto Thomaz , Rio de Janeiro - disse:
    dutraalves53@hotmail.com

    12/09/2010

    Cinco estrelas

    Vanessa Parabéns pelo excelente projeto! É de profissionais assim que a educação necessita. Educadores que vestem a camisa. O educador tem que sair da posição de facilitador para ser investigador de possibilidades, massempreproblematizando. Adorei! Estou desenvolvendo uma atividade do Curso Novas Tecnologias da Educação usando seu projeto.


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