Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ampliando as possibilidades de jogar futsal.

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar o esporte na escola e o esporte da escola visualizando a necessidade de adaptar as regras;

Vivenciar jogos e brincadeiras, a partir do esporte futsal, cujos objetivos atendem as necessidades dos grupos envolvidos.

Duração das atividades
100 minutos / 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História do futsal

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Quadra poliesportiva

Material: Bolas de futsal, cones

Atividade 1

Reunir a turma e pedir que reflitam a seguinte pergunta: “Quando vocês participam de um jogo de futsal com as regras atuais, você se sente incluído ou excluído?” Após a fala dos alunos, continuar: “Existem outras maneiras de jogar o futsal?” Após as argumentações dos alunos, o professor deverá expor as diferenças entre esporte (modelo institucional com regras pré-estabelecidas) e jogos (qualquer prática entre partes em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato). Em seguida questionar: “Vocês conhecem algum jogo que remete ao futsal?” e propor as atividades a seguir.

Atividade 2

Futsal do Goleiro: Um jogo normal de futsal, sendo que, os alunos que marcarem gol assumem a posição de goleiro. Quem já estava no gol, não sai, ou seja, a cada tento realizado aumenta-se o número de goleiros. O jogo termina quando todos os jogadores de linha tornarem-se goleiros.

Atividade 3

Futsal com quatro gols: Um jogo onde serão colocados quatro balizas (feitas por cones) nos cantos da quadra. Cinco alunos para cada equipe irão defender dois gols e atacar outros dois gols. 

Atividade 4

Paredão: Em um lado da quadra, dois trios serão organizados. Em um primeiro momento, um trio será o atacante e chutará ao gol da marca do tiro livre de 10 metros. Os outros alunos, que serão os defensores, se posicionarão dentro da área de meta para defender o chute ao gol. Cada aluno atacante terá a oportunidade de chutar ao gol duas vezes. Caso ele chute para fora ou o time defensor agarre a bola com as mãos dentro da área de meta, nenhum ponto é marcado. Caso ele acerte o gol, um ponto é marcado e caso haja defesa parcial dos goleiros (rebote) os outros dois companheiros de time poderão arrematar ao gol (eles deverão se posicionar fora da área de meta). Neste último caso, dois defensores podem sair da sua meta, deixando somente um goleiro e os alunos que fazem parte do trio atacante podem tocar e driblar e, marcando um gol, dois pontos serão dados á equipe (uma situação de superioridade numérica entre ataque e defesa é então criada). Finalizada as 6 tentativas, trocam-se as funções dos trios. Ganha aquele trio que conseguir maior número de pontos.

Recursos Complementares
Avaliação

Reunir a turma e perguntar se as práticas anteriores são mais inclusivas do que o futsal institucional. A avaliação se dará a partir da discussão sobre a organização das regras como forma de possibilitar a  participação efetiva dos envolvidos.


Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.