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Retratos e Memórias

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

● Compreender conceitos de história como: passado, tempo, transformação, registro;
● Conhecer a história de sua família através da história oral;
● Observar os diferentes registros históricos como o oral, o fotográfico, o escrito e o manuscrito;
● Perceber-se sujeito integrante da construção histórica;
● Valorizar o conhecimento das pessoas mais experientes, além de difundir valores como o respeito para com os mais velhos;
● Reconhecer a linguagem escrita e oral através de álbuns e depoimentos.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A história de vida a partir da família, dos relatos e dos registros fotográficos. Todos nós temos e participamos da história.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Roda da conversa – quem pode contar uma história?

● Nesse momento o professor abordará que além das histórias comumente apresentadas nos contos, fábulas e outros, existe outras histórias e, que inclusive, histórias em que fazemos parte diretamente:
✔ O professor pode apresentar aqui, duas histórias. A primeira, uma literatura familiar às crianças, preferencialmente que já tenha oferecido na aula. A segunda, a história de sua vida, o seu nascimento, seus pais e avós;
✔ O professor apresenta e diz então que a segunda história é na verdade, sua história de vida e, convida às crianças a contarem sua história, mesmo que de forma simples ou fantástica;
✔ Podem ser feitas perguntas direcionadas a inquietar as crianças acerca da origem da família, dos pais ou de outros adultos tendo como finalidade situá-las como participante dessa história;
✔ Outras perguntas também são interessantes como: quem conhece os seus avós, seus nomes e suas características;
✔ Por fim, pede-se que as crianças tragam para o segundo momento informações sobre a sua origem.

2º momento: Roda da conversa – cada um tem sua história



● Nesse momento o professor apresentará com a ajuda das crianças a história de cada uma dando ênfase aos sujeitos indicados. Logo a vertente que se pretende é de identificar a criança no seu contexto:
✔ Basicamente, ao final da apresentação, teremos sujeitos similares a todos os relatos:
● pai, mãe, avô, avó... atentando-se para a diversidade de constituição de família, como pais do mesmo sexo, ausência de um, de outro ou de ambos, ou ainda, crianças em regime de abrigo;
● Identificados os sujeitos, o professor abordará o significado de cada um, de forma a garantir a identidade de cada sujeito e possibilitar que as relações entre eles sejam elaboradas pelas crianças;
✔ Assim, o que é o avô e a avó? Qual a relação (de parentesco) deles com seus pais e com você?
● É interessante que o professor participe concretamente da atividade. Portanto, apresentado respostas a suas indagações, realizando as atividades propostas e compondo a atividade com as crianças;
● Ao final, teremos um painel ( espaço com cartaz ou cordão para deixar exposto) com todos os relatos;
● Com a exposição as crianças podem se reconhecer e reconhecer o outro.

3º momento: atividade de exposição de álbuns
● O professor deverá sensibilizar pais/responsáveis em emprestar para a turma, álbuns de fotografias divididos em duas etapas:
✔ A primeira, com fotos recentes, onde as crianças apareçam, como aniversários, viagens passeios etc;
✔ A segunda, fotos antigas que retratem pais/responsáveis enquanto crianças, retratos de família, de residências etc, que possam revelar o passado ligado à criança;
● Na primeira etapa, o objetivo é contextualizar a criança na família de modo que se reconheça e possa compartilhar com a turma;
✔ Assim, ela deve transmitir para turma a que se refere a foto, quem está retratada nela, onde foi fotografada...
● Na segunda etapa, a criança identificará e compartilhará com a turma quem são os sujeitos retratados e qual a sua ligação com os mesmos;
✔ É fundamental pois, a ajuda de casa na identificação para a criança dos sujeitos, principalmente daqueles de que não conhece.

4º momento: atividade – retrato familiar

● Nesse momento o professor vai propor a construção de um “retrato” representando a composição familiar:
✔ Na verdade a proposta é de fazer um desenho com os componentes familiares. Trabalhe a representação da tentativa da escrita dos sujeitos, ou seja, no desenho que representa a criança, peça para que coloque seu nome, aos demais sujeitos, denomine-os de mãe, pai, tia, avó... se necessário construa fichas para auxiliar a criança nessa tarefa;
✔ Feito isso, recorte cartolina ou papelão no formato de porta-retratos e exponha na sala.

5º momen to: diálogo com os avós – história oral

● A história oral é um recurso interessante para a Educação Infantil, pois, favorece às crianças no aprimoramento da linguagem oral. Nesse sentido, de colaboração, o professor convidará os avós ou pessoas mais velhas da comunidade para exporem sobre a sua história de vida;
✔ O professor deverá conversar antes com os convidados orientando-os a dialogar, fazer uso de linguagem clara e entonação pausada;
✔ Do mesmo jeito, deverá orientar às crianças sobre o comportamento, a atenção e respeito para com os convidados;
● Os convidados serão convidados a expor um pouco de sua vida, de sua infância e de sua vida no momento atual;
● As crianças e o professor devem interagir com os convidados garantindo o máximo proveito do encontro.

6º momento: Após a visita

● Ao final do encontro, o professor retomará o diálogo e propondo o registro desse momento através de desenho;
✔ Nesse desenho as crianças estão livres para expor tanto o que gostaram de ouvir quanto a relação que estabeleceu com sua realidade;
● Logo, feito isso, os desenhos podem ser juntados e enviados como forma de agradecimento da visita aos convidados.

Recursos Complementares

● papel;
● cartolina;
● papelão;
● cola e tesoura;
● álbuns de família;

Avaliação

Como proposta de avaliação é sugerido a utilização de diário que inclusive será ideal para o acompanhamento posterior da atividade. Logo, durante a realização da aula é importante que esses registros sejam feitos com assiduidade e acompanhados até o final das aulas. Deve-se ainda, incluir comentários das crianças e sugestões que possam aparecer.

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