Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Circo e os movimentos/Ensino Especial

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a trabalhar seu equilíbrio.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não necessita de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Lápis Aquarelável;
- Água ou gel sem álcool.

Atividade 1: Pintando o rosto

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_A9yaXqLCYKU/SdK9c0P30CI/AAAAAAAABzc/Q5zXjQaUO1E/s320/Palhaco.jpg 

acesso em: 01.12.09.

Para dar inicio a aula, o professor poderá apresentar inicialmente o vídeo disponível nos recursos complementares, e posteriormente fazer uma explicação sobre o circo, apresentando os espetáculos, explicando cada situação, onde malabaristas devem ter coordenação, os equilibristas, trabalham com o equilíbrio, o globo da morte o artista necessita ter noção espacial, entre outros.
Com um lápis tipo aquarela molhando no gel ou água, poderá pintar o rosto dos alunos fazendo desenhos ou a maquiagem de palhaço.
Percebe professor,
- que ao contextualizar a atividade poderá obter maior envolvimento dos alunos, trazendo a atividade para a realidade!
- que pintar o rosto da criança a estimula, possibilitando participação mais ativa nas atividades!

Atividade 2: Serpente

Formação: fileiras
Descrição da Atividade: O professor organizará os alunos em fileiras com número igual de integrantes.
O objetivo da atividade é aumentar cada vez mais a sua fileira, ou seja, a serpente. Para isso os alunos que estão na cabeça de cada serpente (os primeiros de cada fileira) deverão tentar pegar os últimos integrantes das outras fileiras. O professor poderá utilizar música ou palmas para dar o ritmo de aceleração (lento, moderado, rápido) dos integrantes de cada fileira. Cada aluno que for pego, passa a ser parte da Serpente que o capturou.
Para defender sua cauda, os integrantes da fileira devem fazer diversos tipos de movimentos, na tentativa de se defender. Quando determinado tempo passar, o Professor poderá finalizar a brincadeira e o grupo que tiver mais integrantes vencerá.


Atividade 3: Os Equilibrista

Figura 2: Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/palha4.gif  
acesso em: 01.12.09.

O professor delimitará duas áreas espaciais que poderão ser demarcadas no chão. A maior deverá ser ocupada como se fosse um picadeiro. A menor deverá ser o local de treino dos “nossos equilibristas”.
O professor iniciará a brincadeira pedindo para que os equilibristas se mantenham apoiando nas pontas dos pés sem sair do lugar, apoiando-se nos calcanhares, caminhem pela “corda imaginária”. Deverão andar em linha reta, um pé depois o outro executando a mesma movimentação, mas nas pontas dos pés, depois somente com os calcanhares.
O aluno que melhor executar as atividades poderá ir ao picadeiro (área maior delimitada) e passar novas atividades para as crianças.

Importante lembrar que: O equilíbrio é fundamental para uma coordenação motora geral. Um mau equilíbrio afeta a construção do esquema corporal, porque traz como conseqüência a perda da consciência de algumas partes do corpo. Quanto mais defasado é o equilíbrio, mais energia se gasta, resultando conseqüências psicológicas tais como ansiedade e insegurança.

Recursos Complementares

A vida no circo, e as atividades esportivas.

O Professor, antes de começar com a aula, poderá levar a turma na sala de vídeo e passar um vídeo para as crianças, sobre a importância do esporte e atividade física, apresentada pelo Ator e dono de Circo Marcos Frota.

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8624

acesso em: 01.12.09.

Avaliação

O professor deverá estar atento a todos os movimentos das crianças, para que sejam trabalhas as dificuldades durante a aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.