Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UM DIA DE ELEIÇÃO NA ESCOLA- VAMOS AS URNAS!!!!

 

18/01/2010

Autor y Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adquirir conhecimentos acerca do processo de eleição.

Vivenciar na escola temas de relevância social.

Refleltir sobre os problemas da cidade e de outros grupos sociais.

Conhecer as atribuições, função e papel dos candidatos a eleição.

Construir noções de cidadania e participação, através de situações simbólicas e significativas.

Duração das atividades
1 aula com duração de 50 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Eleição: o que é, como se realiza?

O que faz um presidente, um governador, um prefeito, um vereador, um deputado e um senador no país?

Quem são os candidatos?

O que eles pensam sobre o País?

Estratégias e recursos da aula
 

As eleições são momentos de fundamental importância para a democraciade de um páis,  além de representar um ato de cidadania,visto que possibilita a escolha de representantes para governar a nossa cidade, o nosso páis. Assim, o professor(a) poderá trabalhar de forma lúdica essas questões. O intuito é possibiltar que as crianças vivenciem e participem deste processo social de maneira significativa.  Enfim, a finalidade do trabalho é ajudar as crianças construirem conhecimentos e noções acerca da democracia, da cidadania e participação nos processo sociais e politicos de uma nação, aprendendo a conviver no coletivo.

1º Momento- O comício dos candidatos

Chegado o momento onde todos os alunos participam sentados e ouvindo as propostas dos colegas que são os candidatos. Nesse dia, se escolhe um espaço amplo na escola, convidando as outras turmas para participar do debate. Organiza-se e local para o debate, com microfone, caso a escola possua, cartazes, panfletos confeccionados pelos simpatizantes e apoiadores de cada candidato. Improvise um palco com as mesas da sala para os candidatos ficarem. Cada candidato fala sobre as propostas que tem, caso vença as eleições. O professor atua como mediador e organizador do trabalho, apresentando e chamando cada um dos candidatos para falar.

2º Momento- A votação

undefined

Fonte: http://documentotupiniquim.com/wp-content/uploads/2008/10/votando.jpg

Nesse dia, organize a sala de aula para a eleição. Combine com os alunos quem será fiscal e o mesário. O fiscal irá distribuir as cédulas que foram digitadas com o nome do candidato e nº. As crianças de outras turmas são convidadas para votar também. Após o termino da votação, o professor conta os votos dos candidatos, na presença das crianças e constrõe uma tabela com o resultado final.

Recursos Complementares
  • Cédula eleitoral;
  • Urna de papel;
  • Cartões com as perquntas escritas;
  • Microfone.
Avaliação

Diagnosticar se as crianças entenderam e como atribuiram significados as ideias dos candidatos.

Verificar através de um registro escrito, solicitado pela professora, após a votação, os critérios que as crianças da turma usaram para escolher seus candidatos, tais como: se usaram o aspecto afetivo, da simpatia, da amizade para escolher o candidato, ou se escolherem pelas ideias e propostas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.