18/01/2010
Luciana Lacerda de Castro e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Adquirir conhecimentos acerca do processo de eleição.
Vivenciar na escola temas de relevância social.
Refleltir sobre os problemas da cidade e de outros grupos sociais.
Conhecer as atribuições, função e papel dos candidatos a eleição.
Construir noções de cidadania e participação, através de situações simbólicas e significativas.
Eleição: o que é, como se realiza?
O que faz um presidente, um governador, um prefeito, um vereador, um deputado e um senador no país?
Quem são os candidatos?
O que eles pensam sobre o País?
As eleições são momentos de fundamental importância para a democraciade de um páis, além de representar um ato de cidadania,visto que possibilita a escolha de representantes para governar a nossa cidade, o nosso páis. Assim, o professor(a) poderá trabalhar de forma lúdica essas questões. O intuito é possibiltar que as crianças vivenciem e participem deste processo social de maneira significativa. Enfim, a finalidade do trabalho é ajudar as crianças construirem conhecimentos e noções acerca da democracia, da cidadania e participação nos processo sociais e politicos de uma nação, aprendendo a conviver no coletivo.
Chegado o momento onde todos os alunos participam sentados e ouvindo as propostas dos colegas que são os candidatos. Nesse dia, se escolhe um espaço amplo na escola, convidando as outras turmas para participar do debate. Organiza-se e local para o debate, com microfone, caso a escola possua, cartazes, panfletos confeccionados pelos simpatizantes e apoiadores de cada candidato. Improvise um palco com as mesas da sala para os candidatos ficarem. Cada candidato fala sobre as propostas que tem, caso vença as eleições. O professor atua como mediador e organizador do trabalho, apresentando e chamando cada um dos candidatos para falar.
Fonte: http://documentotupiniquim.com/wp-content/uploads/2008/10/votando.jpg
Nesse dia, organize a sala de aula para a eleição. Combine com os alunos quem será fiscal e o mesário. O fiscal irá distribuir as cédulas que foram digitadas com o nome do candidato e nº. As crianças de outras turmas são convidadas para votar também. Após o termino da votação, o professor conta os votos dos candidatos, na presença das crianças e constrõe uma tabela com o resultado final.
Diagnosticar se as crianças entenderam e como atribuiram significados as ideias dos candidatos.
Verificar através de um registro escrito, solicitado pela professora, após a votação, os critérios que as crianças da turma usaram para escolher seus candidatos, tais como: se usaram o aspecto afetivo, da simpatia, da amizade para escolher o candidato, ou se escolherem pelas ideias e propostas.
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