16/12/2009
Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Iniciar a descoberta da leitura através de inferências.
Acessar conhecimentos sobre leitura, para reconhecer novas palavras.
Apropriar-se do código lingüístico.
Ampliar repertório de leitura.
Os alunos deverão ter contato anterior com os títulos que vão organizar. É interessante que a atividade seja realizada após o trabalho com o livro.
RECURSOS DA AULA:
Tiras com os títulos do índice;
Caderno;
Cola;
Livro (Nesta aula o livro escolhido foi: “ ARCA DE NOÉ” de Vinícius de Moraes);
O professor poderá utilizar outro livro, desde que tenha sido trabalhado em aulas anteriores.
ESTRATÉGIAS:
MOTIVAÇÃO PARA ATIVIDADE:
- O professor mostra o livro e explica o que é um índice. Apresenta uma folha com os títulos impressos e relata que havia digitado os títulos dos poemas para cada criança ter no caderno. No entanto, ao verificar a impressão percebeu que os títulos não seguiam a ordem do livro.
ATIVIDADE:
- O professor entrega a folha com os títulos digitados fora da ordem do livro.
- Explica que os alunos devem recortar todos os títulos e organizá-los um embaixo do outro na mesa, sem se preocupar com a ordem neste momento.
- É importante observar se todos seguiram esta orientação, pois facilitará aos alunos, na hora que o professor pedir que procurem o título.
- Entre os títulos misturados também está, a palavra ÍNDICE, o nome do livro e o nome do autor.
- Quando todos recortarem e arrumarem os títulos um embaixo do outro, o professor começa a atividade lendo o título do livro.
- Quem encontra, mostra ao professor, e este orienta a colar a tira na parte superior do caderno.
- Da mesma forma será feito com o nome do autor, a palavra índice e os títulos dos poemas do livro na ordem que o professor for ditando.
- Durante a atividade o professor dá algumas “dicas” que ajudarão os alunos com maior dificuldade a encontrarem os títulos.
Por exemplo: Fazendo referência da letra inicial do poema, com o nome de alguém da sala.
- Após terminarem a organização, a professora sugere que façam pequenas ilustrações sobre os títulos dos poemas.
- Esta finalização da atividade é importante, pois se torna mais um momento em que os alunos precisam ler o nome dos poemas. Ajudando a estabilizar a leitura.
A avaliação ocorre durante toda a atividade. O professor observa as estratégias que os alunos já utilizam para ler, quais alunos estão mais avançados na leitura e os que ainda apresentam muita dificuldade.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!