Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORGANIZAÇÃO DE ÍNDICES - LEITURAS POSSÍVEIS

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Iniciar a descoberta da leitura através de inferências.

Acessar conhecimentos sobre leitura, para reconhecer novas palavras.

Apropriar-se do código lingüístico.

Ampliar repertório de leitura.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter contato anterior com os títulos que vão organizar. É interessante que a atividade seja realizada após o trabalho com o livro.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Tiras com os títulos do índice;

Caderno;

Cola;

Livro (Nesta aula o livro escolhido foi: “ ARCA DE NOÉ” de Vinícius de Moraes);

O professor poderá utilizar outro livro, desde que tenha sido trabalhado em aulas anteriores.

ESTRATÉGIAS:

MOTIVAÇÃO PARA ATIVIDADE:

- O professor mostra o livro e explica o que é um índice. Apresenta uma folha com os títulos impressos e relata que havia digitado os títulos dos poemas para cada criança ter no caderno. No entanto, ao verificar a impressão percebeu que os títulos não seguiam a ordem do livro.

ATIVIDADE:

- O professor entrega a folha com os títulos digitados fora da ordem do livro.

- Explica que os alunos devem recortar todos os títulos e organizá-los um embaixo do outro na mesa, sem se preocupar com a ordem neste momento.

- É importante observar se todos seguiram esta orientação, pois facilitará aos alunos, na hora que o professor pedir que procurem o título.

 - Entre os títulos misturados também está, a palavra ÍNDICE, o nome do livro e o nome do autor.

- Quando todos recortarem e arrumarem os títulos um embaixo do outro, o professor começa a atividade lendo o título do livro.

- Quem encontra, mostra ao professor, e este orienta a colar a tira na parte superior do caderno.

- Da mesma forma será feito com o nome do autor, a palavra índice e os títulos dos poemas do livro na ordem que o professor for ditando.

- Durante a atividade o professor dá algumas “dicas” que ajudarão os alunos com maior dificuldade a encontrarem os títulos.

Por exemplo: Fazendo referência da letra inicial do poema, com o nome de alguém da sala.

- Após terminarem a organização, a professora sugere que façam pequenas ilustrações sobre os títulos dos poemas.

- Esta finalização da atividade é importante, pois se torna mais um momento em que os alunos precisam ler o nome dos poemas. Ajudando a estabilizar a leitura.

Avaliação

A avaliação ocorre durante toda a atividade. O professor observa as estratégias que os alunos já utilizam para ler, quais alunos estão mais avançados na leitura e os que ainda apresentam muita dificuldade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.