17/12/2009
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ordem alfabética.
Nomes dos amigos da turma.
A importância da organização por ordem alfabética.
Não são necessários conhecimentos prévios.
RECURSOS DA AULA:
Folhas de papel para fazer a agenda (vide modelo nas estratégias)
Dicionários, telelistas, páginas amarelas e outros livros com índices organizados em ordem alfabética.
Número do telefone e nome de todas as crianças da turma, digitados e recortados.
Lápis de cera, lápis de cor e hidrocor.
Cola
Alfabeto exposto na sala.
ESTRATÉGIAS:
PRIMEIRA ATIVIDADE:
- Convidar os alunos para confeccionarem uma lista com o telefone de todos os alunos da turma.
- Conversar sobre o conhecimento deles sobre o assunto agenda de telefones: quem já viu uma agenda de telefone, se a mamãe ou o papai tem uma dessas agendas. É importante citar também, a lista de telefone, armazenada dentro dos aparelhos de telefones celulares.
- Mostrar em um celular, como acessar a lista.
- Perguntar se eles gostariam de ter o nome e o telefone de todos da turma, para ligar quando precisarem tirar uma dúvida da aula, ou marcar um passeio ou mesmo matar a saudade nas férias.
SEGUNDA ATIVIDADE:
- Após a motivação para a confecção da agenda, perguntar a turma como devemos colocar os nomes na agenda?
- Fazer a pergunta: Precisa de uma ordem ou podemos colocar os nomes sem nenhum critério?
- Espera-se que algum aluno fale sobre como as listas são organizadas, isto é, em ordem alfabética.
- Caso ninguém se manifeste, o professor mostra uma agenda de telefone e pede que cada um observe e descubra como estão organizados os nomes.
- Quando alguém descobre que a lista dos nomes em uma agenda segue a ordem alfabética, o professor pode mostrar outros materiais que são organizados em ordem alfabética, como: Dicionário, Páginas Amarelas, Telelistas e outros materiais que sejam organizados em ordem alfabética e que o professor possa trazer para sala.
- Faz-se a exploração destes materiais, distribuindo-os nos grupos.
- Em geral, as crianças demonstram muita curiosidade, procurando palavras no dicionário e tentam encontrar seus nomes e endereços nas Telelistas.
TERCEIRA ATIVIDADE:
- Após a exploração dos materiais o professor mostra as folhas da agenda que será feita pelos alunos com as folhas já grampeadas e com as letras em ordem. Veja exemplo:
AGENDA DE TELEFONES
TURMA ___________________
EXEMPLO DA PÁGINA DE DENTRO DA AGENDA:
A
B
C
- Neste momento é importante o professor rever com os alunos a ordem alfabética, se apoiando visualmente na agenda recebida e em outros materiais como o alfabeto exposto na sala.
- Logo após, entrega as tirinhas com os nomes e telefones dos alunos.
- Cada aluno, em sua mesa, organiza em ordem alfabética as tirinhas.
- Somente depois que a maior parte da turma, já ordenou os nomes é que o professor autoriza os alunos a colarem na agenda em frente a letra correta.
QUARTA ATIVIDADE
- Após colar os nomes, cada aluno, personaliza sua agenda, desenhando na capa os amigos da turma.
- Caso a professora tenha recursos, também pode entregar cópias das fotos 3x4 reduzidas dos alunos para compor a capa.
A avaliação ocorre durante a aula, observando-se a motivação e participação de cada aluno.
Na confecção da agenda, observam-se os alunos com maior dificuldade e facilidade para a realização da tarefa, fazendo intervenções, para que a avaliação seja formativa, favorecendo o aluno na correção do erro, tornando a avaliação um momento de aprendizagem.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/04/2015
Cinco estrelasMuito bom o seu plano. Bem detalhado, gostei muito. Parabéns!
09/04/2015
Cinco estrelasAdorei! aprendir muitas coisas importante.