Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORGANIZANDO UMA AGENDA TELEFÔNICA – TRABALHANDO COM ORDEM ALFABÉTICA

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ordem alfabética.

Nomes dos amigos da turma.

A importância da organização por ordem alfabética.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Folhas de papel para fazer a agenda (vide modelo nas estratégias)

Dicionários, telelistas, páginas amarelas e outros livros com índices organizados em ordem alfabética.

Número do telefone e nome de todas as crianças da turma, digitados e recortados.

Lápis de cera, lápis de cor e hidrocor.

Cola

Alfabeto exposto na sala.

ESTRATÉGIAS:

PRIMEIRA ATIVIDADE:

- Convidar os alunos para confeccionarem uma lista com o telefone de todos os alunos da turma.

- Conversar sobre o conhecimento deles sobre o assunto agenda de telefones: quem já viu uma agenda de telefone, se a mamãe ou o papai tem uma dessas agendas. É importante citar também, a lista de telefone, armazenada dentro dos aparelhos de telefones celulares.

- Mostrar em um celular, como acessar a lista.

- Perguntar se eles gostariam de ter o nome e o telefone de todos da turma, para ligar quando precisarem tirar uma dúvida da aula, ou marcar um passeio ou mesmo matar a saudade nas férias.

SEGUNDA ATIVIDADE:

- Após a motivação para a confecção da agenda, perguntar a turma como devemos colocar os nomes na agenda?

- Fazer a pergunta: Precisa de uma ordem ou podemos colocar os nomes sem nenhum critério?

- Espera-se que algum aluno fale sobre como as listas são organizadas, isto é, em ordem alfabética.

-  Caso ninguém se manifeste,  o professor mostra uma agenda de telefone e pede que cada um observe e descubra como estão organizados os nomes.  

- Quando alguém descobre que a lista dos nomes em uma agenda segue a ordem alfabética, o professor pode mostrar outros materiais que são organizados em ordem alfabética, como: Dicionário, Páginas Amarelas, Telelistas e outros materiais que sejam organizados em ordem alfabética e que o professor possa trazer para sala.

- Faz-se a exploração destes materiais, distribuindo-os nos grupos.

- Em geral, as crianças demonstram muita curiosidade, procurando palavras no dicionário e tentam encontrar seus nomes e endereços nas Telelistas.

TERCEIRA ATIVIDADE:

- Após a exploração dos materiais o professor mostra as folhas da agenda que será feita pelos alunos com as folhas já grampeadas e com as letras em ordem.  Veja exemplo:

 

        AGENDA DE TELEFONES

TURMA ___________________

 

EXEMPLO DA PÁGINA DE DENTRO DA AGENDA:

A

B

C

- Neste momento é importante o professor rever com os alunos a ordem alfabética, se apoiando visualmente na agenda recebida e em outros materiais como o alfabeto exposto na sala.

- Logo após, entrega as tirinhas com os nomes e telefones dos alunos.                              

- Cada aluno, em sua mesa, organiza em ordem alfabética as tirinhas.

- Somente depois que a maior parte da turma, já ordenou os nomes é que o professor autoriza os alunos a colarem na agenda em frente a letra correta.

QUARTA ATIVIDADE

- Após colar os nomes, cada aluno, personaliza sua agenda, desenhando na capa os amigos da turma.

- Caso a professora tenha recursos, também pode entregar cópias das fotos 3x4 reduzidas dos alunos para compor a capa.

Avaliação

A avaliação ocorre durante a aula, observando-se a motivação e participação de cada aluno.

Na confecção da agenda, observam-se os alunos com maior dificuldade e facilidade para a realização da tarefa, fazendo intervenções, para que a avaliação seja formativa, favorecendo o aluno na correção do erro, tornando a avaliação um momento de aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.