18/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
.Conhecer as experiências vividas pelos imigrantes japoneses na chegada ao Brasil
.Analisar os processos de adaptação e vivência das levas de imigrantes no Brasil.
.Conhecer traços culturais dos japoneses valorizando-os enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira.
.Analisar as contribuições dos imigrantes japoneses que influenciaram a formação da nossa cultura.
-Noção de linha de tempo
-Gênero textual: propaganda – forma composicional, linguagem, função.
-Gênero textual: resumo – forma composicional, linguagem, função
Estratégias e recursos da aula:
Discussão sobre tema
Leitura de texto
Interpretação de texto
Trabalho de equipe
Pesquisa
Debate sobre notícia
Desenvolvimento
1º passo
a) O professor apresenta o cartaz e propõe a seguinte discussão:
-O que esta gravura nos sugere ?
-Em que idioma ela foi escrita?
-O que a moça parece mostrar para as pessoas?
Propaganda da época publicada no Japão: ‘‘Vamos! Constituir família rumo à América Latina’’
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/35/Affiche_%C3%A9migration_JP_au_BR-d%C3%A9b._XXe_s..jpg
b) O professor chama a atenção para a legenda que se encontra abaixo do cartaz e propõe a discussão:
- Qual é a função dessa propaganda? Que recursos foram utilizados para que o texto cumprisse a função de seduzir/convencer o leitor?
- Agora leia o título abaixo da gravura. Ele nos sugere um convite.Par que as pessoas estão sendo convidadas nesse texto?
2º passo:
a) O professor distribui o texto abaixo, faz uma leitura e solicita que alguns alunos também o leiam oralmente.
1907
O acordo
Brasil publica a Lei da Imigração e Colonização, que dá autonomia aos Estados de definir como receberão os imigrantes do Japão, país que passa por problemas populacionais e econômicos. Em novembro, Ryu Mizuno, presidente da Companhia de Emigração Imperial, fecha acordo com o secretário da Agricultura de São Paulo para o envio de três mil japoneses em três anos.
1908
A primeira viagem
O navio Kasato Maru parte do porto de Kobe levando 781 pessoas, sendo que 48 foram sozinhas e 733 vieram acompanhadas dos familiares. Cada família deveria cumprir a exigência de levar pelo menos três pessoas maiores de 12 anos, que estariam em condições para o trabalho na lavoura. Em São Paulo, são recebidos na Hospedaria dos Imigrantes, onde são distribuídos para trabalhar nas lavouras cafeeiras.
1925
O auge da imigração
No período de 1925 a 1935, chegam ao Brasil quase 140 mil imigrantes japoneses.
1935
O limite
Lei dos 2% limita a entrada de imigrantes no Brasil a 2.849 pessoas por ano.
1942
2ª Guerra Mundial
Durante a 2º Guerra Mundial a imigração é interrompida.
1950
A retomada
Nos anos 50, enfrentando problemas populacionais, os japoneses retomam a imigração.
1960
Crescimento econômico
Com a crescente indústria no Japão, surgem ofertas de emprego no próprio país, freando o processo migratório.
1973
A última viagem
Último navio com emigrantes chega ao Brasil e deixa 205 japoneses.
http://pre-vestibular.arteblog.com.br/22458/MOVIMENTOS-MIGRATORIOS-NO-BRASIL-OS-JAPONESES/
b) Após a leitura, o professor propõe a seguinte discussão:
-O que foi o acordo?
-Como foi a primeira viagem?
-O que teve início em 1925?
-O que aconteceu em 1935?
-O que aconteceu em 1942?
-O que ocorreu em 1950?
-O que aconteceu, em 1960 no Japão e como isso refletiu no processo migratório?
- Como foi o ano de 1973?
c) O professor faz uma síntese do que foi comentado pelos alunos e solicita-os que em grupos discutam as informações do texto.
3º passo:
a) Com a turma dividida em grupos, o professor distribui para cada um deles a seguinte tarefa:
Pesquisar um dos períodos citados acima buscando mais informações significativas sobre o mesmo, elaborando um resumo que deverá ser apresent ado para o restante da turma ( conforme o número de alunos da sala o professor indicará um ou mais períodos, desde que tenham seqüência para não perder o sentido)
b) O professor levará a turma para a sala de informática ( caso seja possível) onde eles poderão fazer a tarefa( nos recursos educacionais estão disponibilizados sites que poderão ser utilizados para as pesquisas).
c) O professor combina com a turma como serão as apresentações das pesquisas e durante a socialização, faz os comentários necessários.
Recursos Educacionais
Sites para pesquisa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_no_Brasil
http://www.mundosites.net/historiadobrasil/imigracao.htm
http://pre-vestibular.arteblog.com.br/22460/MOVIMENTOS-MIGRATORIOS-NO-BRASIL/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil
http://exnel.org.br/docs/Formacao_da_Cultura_Brasileira.doc
http://www.colegioweb.com.br/geografia/imigracao-no-brasil
http://www.brasilescola.com/japao/a-colonizacao-japonesa-no-brasil.htm
http://www.imigracaojaponesa.com.br/nossahistoriacitacoes.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_no_Brasil
• Segunda Guerra Mundial
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=+2%C2%AA+Guerra+Mundial&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=
Sugestões de leitura para o professor:
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O resumo proposto no final dessa aula será mais um instrumento com o qual a aprendizagem dos alunos será avaliada e além disso, o professor pode avaliar o que o aluno já cresceu em termos de colaboração, ética e responsabilidade para não comprometer o trabalho do grupo. É uma boa oportunidade para avaliar o aluno como cidadão.
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