Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


IMIGRANTES JAPONESES

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.Conhecer as experiências vividas pelos imigrantes japoneses na chegada ao Brasil
.Analisar os processos de adaptação e vivência das levas de imigrantes no Brasil.
.Conhecer traços culturais dos japoneses valorizando-os enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira.
.Analisar as contribuições dos imigrantes japoneses que influenciaram a formação da nossa cultura.

Duração das atividades
Aproximadamente três encontros.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


-Noção de linha de tempo
-Gênero textual: propaganda – forma composicional, linguagem, função.
-Gênero textual: resumo – forma composicional, linguagem, função

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula:

Discussão sobre tema
Leitura de texto
Interpretação de texto
Trabalho de equipe
Pesquisa
Debate sobre notícia

Desenvolvimento

1º passo

a) O professor apresenta o cartaz e propõe a seguinte discussão:

-O que esta gravura nos sugere ?
-Em que idioma ela foi escrita?
-O que a moça parece mostrar para as pessoas?

Propaganda da época publicada no Japão: ‘‘Vamos! Constituir família rumo à América Latina’’
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/35/Affiche_%C3%A9migration_JP_au_BR-d%C3%A9b._XXe_s..jpg

b) O professor chama a atenção para a legenda que se encontra abaixo do cartaz e propõe a discussão:

- Qual é a função dessa propaganda? Que recursos foram utilizados para que o texto cumprisse a função de seduzir/convencer o leitor?

- Agora leia o título abaixo da gravura. Ele nos sugere um convite.Par que as pessoas estão sendo convidadas nesse texto?

2º passo:

a) O professor distribui o texto abaixo, faz uma leitura e solicita que alguns alunos também o leiam oralmente.

1907
O acordo
Brasil publica a Lei da Imigração e Colonização, que dá autonomia aos Estados de definir como receberão os imigrantes do Japão, país que passa por problemas populacionais e econômicos. Em novembro, Ryu Mizuno, presidente da Companhia de Emigração Imperial, fecha acordo com o secretário da Agricultura de São Paulo para o envio de três mil japoneses em três anos.
1908
A primeira viagem
O navio Kasato Maru parte do porto de Kobe levando 781 pessoas, sendo que 48 foram sozinhas e 733 vieram acompanhadas dos familiares. Cada família deveria cumprir a exigência de levar pelo menos três pessoas maiores de 12 anos, que estariam em condições para o trabalho na lavoura. Em São Paulo, são recebidos na Hospedaria dos Imigrantes, onde são distribuídos para trabalhar nas lavouras cafeeiras.
1925
O auge da imigração
No período de 1925 a 1935, chegam ao Brasil quase 140 mil imigrantes japoneses.

1935
O limite
Lei dos 2% limita a entrada de imigrantes no Brasil a 2.849 pessoas por ano.

1942
2ª Guerra Mundial
Durante a 2º Guerra Mundial a imigração é interrompida.

1950
A retomada
Nos anos 50, enfrentando problemas populacionais, os japoneses retomam a imigração.

1960
Crescimento econômico
Com a crescente indústria no Japão, surgem ofertas de emprego no próprio país, freando o processo migratório.

1973
A última viagem
Último navio com emigrantes chega ao Brasil e deixa 205 japoneses.
http://pre-vestibular.arteblog.com.br/22458/MOVIMENTOS-MIGRATORIOS-NO-BRASIL-OS-JAPONESES/

b) Após a leitura, o professor propõe a seguinte discussão:

-O que foi o acordo?
-Como foi a primeira viagem?
-O que teve início em 1925?
-O que aconteceu em 1935?
-O que aconteceu em 1942?
-O que ocorreu em 1950?
-O que aconteceu, em 1960 no Japão e como isso refletiu no processo migratório?
- Como foi o ano de 1973?
c) O professor faz uma síntese do que foi comentado pelos alunos e solicita-os que em grupos discutam as informações do texto.
3º passo:
a) Com a turma dividida em grupos, o professor distribui para cada um deles a seguinte tarefa:
Pesquisar um dos períodos citados acima buscando mais informações significativas sobre o mesmo, elaborando um resumo que deverá ser apresent ado para o restante da turma ( conforme o número de alunos da sala o professor indicará um ou mais períodos, desde que tenham seqüência para não perder o sentido)

b) O professor levará a turma para a sala de informática ( caso seja possível) onde eles poderão fazer a tarefa( nos recursos educacionais estão disponibilizados sites que poderão ser utilizados para as pesquisas).
c) O professor combina com a turma como serão as apresentações das pesquisas e durante a socialização, faz os comentários necessários.

Recursos Educacionais

Sites para pesquisa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_no_Brasil

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.terrabrasileira.net/folclore/influenc/japao03.jpg&imgrefurl=http://www.terrabrasileira.net/folclore/influenc/japonhis.html&usg=__9eFXR2XBwW0BozuEFcZobMTNs58=&h=317&w=418&sz=29&hl=pt-BR&start=14&tbnid=gEW7HYKPnx8nyM:&tbnh=95&tbnw=125&prev=/images%3Fq%3Dregioes%2Bde%2Borigem%2Bdas%2Bmigra%25C3%25A7%25C3%25B5es%2Bjaponesas%2Bpara%2Bo%2Bbrasil%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.nipocultura.com.br/wp-content/uploads/2008/05/cotia.jpg&imgrefurl=http://www.nipocultura.com.br/%3Fp%3D329&usg=__YytBrQWXx2eLPtdxosEifShRgto=&h=260&w=457&sz=25&hl=pt-BR&start=2&tbnid=MHF1tW0uNhAf-M:&tbnh=73&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Dprimeiros%2Bimigrantes%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.japao100.com.br/static/img/041foto1.jpg&imgrefurl=http://www.japao100.com.br/arquivo/escravos-pagos/&usg=__sHdl6WLOdekr9WCSTiLxr2MuySU=&h=445&w=640&sz=83&hl=pt-BR&start=3&tbnid=DiifXMYuVLMC6M:&tbnh=95&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Dprimeiros%2Bimigrantes%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.estadao.com.br/fotos/ribeira.jpg&imgrefurl=http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,a-memoria-dos-p ioneiros,61194,0.htm&usg=__vzB7ohX4wUrvWUxjldLt6yh8u90=&h=280&w=292&sz=17&hl=pt-BR&start=12&tbnid=oj18Es3g0DzC8M:&tbnh=110&tbnw=115&prev=/images%3Fq%3Dprimeiros%2Bimigrantes%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://jbchost.com.br/madeinjapan/imgmat/2007/02/08_imigrantes_japoneses01.jpg&imgrefurl=http://madeinjapan.uol.com.br/2007/02/08/imigrantes-japoneses-surpreenderam-brasileiros/&usg=__P3k-zrdOia4kxgvQybjLOyE-f0Y=&h=320&w=440&sz=176&hl=pt-BR&start=17&tbnid=MpagdFFULFLu5M:&tbnh=92&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Dprimeiros%2Bimigrantes%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/quando-imigrante-tem-direito-permanecer-brasil-503732.shtml

http://www.mundosites.net/historiadobrasil/imigracao.htm


http://pre-vestibular.arteblog.com.br/22460/MOVIMENTOS-MIGRATORIOS-NO-BRASIL/


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

http://exnel.org.br/docs/Formacao_da_Cultura_Brasileira.doc



http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.nipocultura.com.br/wp-content/uploads/2008/05/cotia.jpg&imgrefurl=http://www.nipocultura.com.br/%3Fp%3D329&usg=__YytBrQWXx2eLPtdxosEifShRgto=&h=260&w=457&sz=25&hl=pt-BR&start=2&tbnid=MHF1tW0uNhAf-M:&tbnh=73&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Dprimeiros%2Bimigrantes%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.japao100.com.br/static/img/041foto1.jpg&imgrefurl=http://www.japao100.com.br/arquivo/escravos-pagos/&usg=__sHdl6WLOdekr9WCSTiLxr2MuySU=&h=445&w=640&sz=83&hl=pt-BR&start=3&tbnid=DiifXMYuVLMC6M:&tbnh=95&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Dprimeiros%2Bimigrantes%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.brasilescola.com/upload/e/centenario%2520da%2520imigracao%2520japonesa%2520no%2520brasil.jpg&imgrefurl=http://www.brasilescola.com/japao/centenario-imigracao-japonesa-no-brasil.htm&usg=__3CZBQyxlMPq6eP1UimqLEB2RNbM=&h=241&w=300&sz=59&hl=pt-BR&start=5&tbnid=Z9EZfD_m6L-o9M:&tbnh=93&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3Dprimeiros%2Bimigrantes%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

http://www.colegioweb.com.br/geografia/imigracao-no-brasil

http://www.brasilescola.com/japao/a-colonizacao-japonesa-no-brasil.htm


http://www.imigracaojaponesa.com.br/nossahistoriacitacoes.html

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_japonesa_no_Brasil

• Segunda Guerra Mundial
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=+2%C2%AA+Guerra+Mundial&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=


Sugestões de leitura para o professor:
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O resumo proposto no final dessa aula será mais um instrumento com o qual a aprendizagem dos alunos será avaliada e além disso, o professor pode avaliar o que o aluno já cresceu em termos de colaboração, ética e responsabilidade para não comprometer o trabalho do grupo. É uma boa oportunidade para avaliar o aluno como cidadão.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.