Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SISTEMA FEUDAL E O XADREZ

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
THAIS SOARES FABRETTI BOZZETTO
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver habilidades como:
Cooperação, respeito a idéia do colega, organização, responsabilidade, participação para o bem comum;
Criatividade, atenção, estratégia, expressão, exposição de idéias, consecutividade, processo de transição da idade média para moderna.

Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fim do Império Romano

Estratégias e recursos da aula

Como educadoras estamos cientes de nosso papel na sociedade e foi através deste projeto desenvolvemos, junto aos nossos alunos certas habilidades importantes para o indivíduo em construção. Como por exemplo: raciocínio, expressão, cooperação, respeito as individualidades, atenção, a união, autonomia e senso crítico.

Desenvolvimento separando por aulas:

1º Aprender a jogar ( alunos que sabiam ensinaram os outros); 2 aulas
2º A história do Xadrez foi pesquisada no laboratório de informática. Descobrimos a mudança da regra quando da passagem do jogo pela Inglaterra onde antes era o rei, passou a ser a rainha que era a comandante em chefe no país.
3º As turmas selecionaram a civilização dos times que não em nosso caso era oriente contra ocidente, trabalhando as cruzadas nesta tarefa;
4º A ideia era encenar em um gigantesco tabuleiro as cruzadas através do jogo de xadrez. A turma selecionou a sua civilização, cores e separação dos grupos de trabalho em atores, figurinistas e cenógrafos, escritores e os auxiliares; as roupas para a encenação foram construídas em conjunto alunos e professora.

5º Cada grupo foi fazer suas pesquisas e elaborar sua tarefa de como procediam, como se vestiam e possíveis estratégias de jogo;
6º Testar as jogadas criadas, no tabuleiro, encenadas e coletar material necessário para elaborar as roupas com TNT para as vestimentas das peças de xadrez que tinham maior quantidade, setim para as capas dos reis e rainha, TNT para a roupa dos bispos a biblia para os católicos e alcorão para os muçulmanos, bandeiras identificando católicos e muçulmanos.

7º Reorganizar e discutir acertos, erros, redirecionamentos da história e ensaio do teatro das cruzadas.
A construção desta encenação foi desenvolvida com a 6ª série.
A reorganização e reavaliação do direcionamento do projeto é uma constante com o grupo.

Todos temos de estar abertos a radicais mudanças de rumo durante o processo de criação.
O trabalho a ser desenvolvido deve respeitar as capacidades já desenvolvidas, mas deve desafiá-los a descobrir novas capacidades.
Avaliar criticamente em grande grupo as idéias propostas quanto a possibilidade de execução, recursos financeiros, tempo, espaço e pertinência.
Contar com auxílio de colegas, direção, pais e amigos.
O estímulo positivo deve ocorrer sempre que houver uma atitude relevante.

Recursos Complementares

Tabuleiros de xadrez para aprender a jogar.

Tablado feito no chão de tamanho apropriado para posicionar as crianças. Pode ser feita com fita crepe.

Muito TNT e outros tecidos para a caracterização dos personagens.

Música apropriada para o confronto entre as partes. Sugiro Carmina Burana que dá um ar bem dramático para a morte do rei. 

Avaliação

A participação nas decisões e responsabilidade na execução das tarefas de pesquisa e encenação;
Argumentação na construção da história;
Avaliar o contexto de criação e execução; e

Encenação na Multifeira do Colégio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Thaís Soares Fabretti Bozzetto, COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR , Rio Grande do Sul - disse:
    thais.bozz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É difícil dizer mas esta aula, também é uma de minhas prediletas. Acho que sou uma professora apaixonada pelo que faz!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.