20/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Desenvolver habilidades como:
Cooperação, respeito a idéia do colega, organização, responsabilidade, participação para o bem comum;
Criatividade, atenção, estratégia, expressão, exposição de idéias, consecutividade, processo de transição da idade média para moderna.
Fim do Império Romano
Como educadoras estamos cientes de nosso papel na sociedade e foi através deste projeto desenvolvemos, junto aos nossos alunos certas habilidades importantes para o indivíduo em construção. Como por exemplo: raciocínio, expressão, cooperação, respeito as individualidades, atenção, a união, autonomia e senso crítico.
Desenvolvimento separando por aulas:
1º Aprender a jogar ( alunos que sabiam ensinaram os outros); 2 aulas
2º A história do Xadrez foi pesquisada no laboratório de informática. Descobrimos a mudança da regra quando da passagem do jogo pela Inglaterra onde antes era o rei, passou a ser a rainha que era a comandante em chefe no país.
3º As turmas selecionaram a civilização dos times que não em nosso caso era oriente contra ocidente, trabalhando as cruzadas nesta tarefa;
4º A ideia era encenar em um gigantesco tabuleiro as cruzadas através do jogo de xadrez. A turma selecionou a sua civilização, cores e separação dos grupos de trabalho em atores, figurinistas e cenógrafos, escritores e os auxiliares; as roupas para a encenação foram construídas em conjunto alunos e professora.
5º Cada grupo foi fazer suas pesquisas e elaborar sua tarefa de como procediam, como se vestiam e possíveis estratégias de jogo;
6º Testar as jogadas criadas, no tabuleiro, encenadas e coletar material necessário para elaborar as roupas com TNT para as vestimentas das peças de xadrez que tinham maior quantidade, setim para as capas dos reis e rainha, TNT para a roupa dos bispos a biblia para os católicos e alcorão para os muçulmanos, bandeiras identificando católicos e muçulmanos.
7º Reorganizar e discutir acertos, erros, redirecionamentos da história e ensaio do teatro das cruzadas.
A construção desta encenação foi desenvolvida com a 6ª série.
A reorganização e reavaliação do direcionamento do projeto é uma constante com o grupo.
Todos temos de estar abertos a radicais mudanças de rumo durante o processo de criação.
O trabalho a ser desenvolvido deve respeitar as capacidades já desenvolvidas, mas deve desafiá-los a descobrir novas capacidades.
Avaliar criticamente em grande grupo as idéias propostas quanto a possibilidade de execução, recursos financeiros, tempo, espaço e pertinência.
Contar com auxílio de colegas, direção, pais e amigos.
O estímulo positivo deve ocorrer sempre que houver uma atitude relevante.
Tabuleiros de xadrez para aprender a jogar.
Tablado feito no chão de tamanho apropriado para posicionar as crianças. Pode ser feita com fita crepe.
Muito TNT e outros tecidos para a caracterização dos personagens.
Música apropriada para o confronto entre as partes. Sugiro Carmina Burana que dá um ar bem dramático para a morte do rei.
A participação nas decisões e responsabilidade na execução das tarefas de pesquisa e encenação;
Argumentação na construção da história;
Avaliar o contexto de criação e execução; e
Encenação na Multifeira do Colégio.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasÉ difícil dizer mas esta aula, também é uma de minhas prediletas. Acho que sou uma professora apaixonada pelo que faz!