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Sou grande ou sou pequeno?

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o gosto pela leitura.

Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.

Fazer com que o aluno se auto-avalie desenvolvendo a criticidade.

Desenvolver a coordenação motora fina.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora, através de uma conversa informal, perguntará às crianças se acham que são grandes ou pequenas. As respostas serão diversas, a professora poderá perguntar por que se acham grandes, ou por que se acham pequenas. O que seus pais dizem? Quais exemplos eles dão para justificar isso.

Dizer que conhecerão na história uma menina que vive esse conflito, ela não sabe se é grande demais para algumas coisas ou se é pequena para tantas outras,. Nesse momento a professora convidará os alunos a ouvir a história "Grande ou pequena" de Nilson José Machado.

Disponível para ouvir em:

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/grande-ou-pequena

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Capa do livro disponível em:

http://www.brindoavida.blogger.com.br/livro%20grande%20ou%20pequena2.jpg

Momento 2

Depois da leitura, a professora perguntará:

Então... é possível ser grande e pequeno ao mesmo tempo? 

Para que coisas a menina era grande?

 Em que momentos seus pais diziam que era pequena?

Á situação da história já aconteceu com vocês?

Distribuir uma folha A4 para cada criança, dividida ao meio, e pedir que copiem de uma lado da folha: SOU PEQUENO PARA: e do outro lado: SOU GRANDE PARA:

A professora deverá distribuir revistas e pedir que as crianças colem de um lado situações que mostram coisas que elas ainda não podem fazer por serem pequenas e do outro situações que elas são capazes de fazer por já serem grandes.

Momento 3

Após a colagem a professora deve pedir que expliquem as diversas situações que colaram escrevendo do jeitinho que souberem.

Essa atividade poderá ser fixada no mural de sala sob o título: GRANDE OU PEQUENA? O QUE JÁ POSSO FAZER ...

 Segue abaixo um exemplo da atividade:

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Avaliação

Observar o envolvimento dos alunos nas conversas e atividades propostas.

Através das perguntas orais, perceber se todos compreenderam a história.

Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia.

Analisar a coerência das situações destacadas na atividade de colagem, se realmente corresponde à idade e habilidade de crianças nessa faixa etária.

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