16/12/2009
Raimunda Porfírio
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Com esta aula,o aluno poderá aprender a:
Atividade 1 - Conversando sobre a água potável.
1º Momento
O professor deverá juntar a turma para conversar sobre a água potável. Aqui, deve-se esclarecer o conceito de "potável". Claro que tais esclarecimentos devem ser feitos de maneira clara e objetiva, mostrando às crianças que a água potável é a que está devidamente tratada já podendo, assim, ser consumida, ingerida pelas pessoas. Durante a conversa, o professor pode fazer questionamentos, como: "aqui na nossa escola, qual é a máquina que trata a água que bebemos?". Certamente, alguma criança responderá "o bebedouro", ou "o filtro". Partindo daí, o professor poderá fazer a comparação entre o bebedouro ou filtro com uma estação de tratamento.
2º Momento
Depois do diálogo acima, o professor explicará a turma que eles, como já havia sido comunicado anteriormente, irão visitar uma estação de tratamento para entenderem melhor como a água que consomem é tratada, até ficar prontinha, chegando nas torneiras e chuveiros das casas, das escolas, enfim de todos os lugares. Aqui, mais uma vez cabe ressaltar que eles deverão ter um comportamento adequado durante a visitação, não fazendo muito barulho, nem pegando no que encontrarem sem permissão, bem como não se distanciando do resto da turma em hipótese alguma.
Atividade 2 - Visitando a estação de tratamento.
1º Momento
Durante a visita à estação de tratamento, o professor deverá sempre exigir das crianças atenção para com o profissional que estará fazendo a vez de guia, bem como para com as explicações que dará, pois depois eles irão precisar das informações para fazerem um relato da visita. A visita deve ser fotografada.
2º Momento
Depois da visita, o professor juntamente com as crianças montarão um grande painel, bem didático, relatando resumidamente as etapas do processo de tratamento da água, sendo utilizadas para ilustrar o painel as fotografias tiradas durante a visitação. Tal painel deverá ser exposto ao público num ambiente de livre acesso.
No fim da aula, o aluno será avaliado:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/09/2010
Cinco estrelasSEU TRABALHO TEM EXCELENTE DESEMPENHO, POIS, SEU ENVOLVIMENTO COM SEUS ALUNOS DEMOSTRA QUE TODA A TURMA SE ENVOLVE COM SUAS ATIVIDADES.