Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura infantil - Meu cachorro é um elefante

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o gosto pela leitura.
Desenvolver a criatividade.
Incentivar hábitos de escrita através da produção de um texto criativo.

Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Através de uma conversa informal perguntar aos alunos quem tem um animal de estimação. Que bichinho cada um tem? Ter um bichinho dá trabalho? Quem cuida do seu bichinho?

Agora imagine se você tivesse que esconder esse bichinho de todos da sua casa... como você faria? Seria fácil esconder um cachorro? E um gato?

Dizer que ouvirão a história de um menino que viveu esse problema, ele precisa esconder seu bichinho de estimação de sua mãe e arrumou muita confusão por causa disso.

Nesse momento, a professora contará a história do livro “Meu cachorro é um elefante” de Pierre Pratt Remy Simard

undefined

Imagem disponível em:

http://www.amantesdaleitura.org/novo/images/sugestoes/meu_cachorro_e_um_elefante.jpg

Editora: SALAMANDRA - MODERNA
ISBN : 8516060519
ISBN 13: 9788516060510
Espec. : LITERATURA
BROCHURA
1 º Edição - 2008 32 pág.
Data de Lançamento: 30/07/08

Momento 2

Fazer uma interpretação oral do texto, a fim de observar se os alunos compreenderam a história:

Por que o menino resolveu levar o elefante para casa?

E por que sua mãe desmaiou?

Qual foi a solução que o menino encontrou para ficar com o elefante? Deu certo?

Qual foi a surpresa do menino no final da história?

Momento 3

Distribuir uma folha de papel A4 para cada criança e pedir que copiem do quadro o título do livro:

MEU CACHORRO É UM ELEFANTE.

Pedir aos alunos para escreverem a continuação dessa história da maneira que conseguirem.

 Cada um deve imaginar como o menino poderá ficar com esse novo bicho de estimação, se vai ser fácil e o que ele deve ou não fazer. Ao final da atividade, os alunos podem ilustrar sua história.

Prodfessor: Seria interessante que essa atividade fosse realizada em um rascunho, para ser corrigida e, posteriormente, entregue ao aluno para ser passada a limpo.

Avaliação

Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.
Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.
Analisar se o aluno soube se expressar por escrito com criatividade e imaginação;
Analisar se apresentou coerência nas idéias ao produzir a continuação da história.

Avaliar se o aluno soube passar a história a limpo, após a revisão feita pelo professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.