15/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Desenvolver o gosto pela leitura.
Desenvolver a criatividade.
Incentivar hábitos de escrita através da produção de um texto criativo.
Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Através de uma conversa informal perguntar aos alunos quem tem um animal de estimação. Que bichinho cada um tem? Ter um bichinho dá trabalho? Quem cuida do seu bichinho?
Agora imagine se você tivesse que esconder esse bichinho de todos da sua casa... como você faria? Seria fácil esconder um cachorro? E um gato?
Dizer que ouvirão a história de um menino que viveu esse problema, ele precisa esconder seu bichinho de estimação de sua mãe e arrumou muita confusão por causa disso.
Nesse momento, a professora contará a história do livro “Meu cachorro é um elefante” de Pierre Pratt Remy Simard
Imagem disponível em:
http://www.amantesdaleitura.org/novo/images/sugestoes/meu_cachorro_e_um_elefante.jpg
Editora: SALAMANDRA - MODERNA
ISBN : 8516060519
ISBN 13: 9788516060510
Espec. : LITERATURA
BROCHURA
1 º Edição - 2008 32 pág.
Data de Lançamento: 30/07/08
Momento 2
Fazer uma interpretação oral do texto, a fim de observar se os alunos compreenderam a história:
Por que o menino resolveu levar o elefante para casa?
E por que sua mãe desmaiou?
Qual foi a solução que o menino encontrou para ficar com o elefante? Deu certo?
Qual foi a surpresa do menino no final da história?
Momento 3
Distribuir uma folha de papel A4 para cada criança e pedir que copiem do quadro o título do livro:
MEU CACHORRO É UM ELEFANTE.
Pedir aos alunos para escreverem a continuação dessa história da maneira que conseguirem.
Cada um deve imaginar como o menino poderá ficar com esse novo bicho de estimação, se vai ser fácil e o que ele deve ou não fazer. Ao final da atividade, os alunos podem ilustrar sua história.
Prodfessor: Seria interessante que essa atividade fosse realizada em um rascunho, para ser corrigida e, posteriormente, entregue ao aluno para ser passada a limpo.
Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.
Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.
Analisar se o aluno soube se expressar por escrito com criatividade e imaginação;
Analisar se apresentou coerência nas idéias ao produzir a continuação da história.
Avaliar se o aluno soube passar a história a limpo, após a revisão feita pelo professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!