Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NA VIDA FAMILIAR DAS CRIANÇAS.

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ ;LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Identificar dificuldades e sentimentos vividos na relação familiar.
b) Desmitificar a idéia de “família ideal”.
c) Valorizar a convivência harmoniosa em família.
d) Argumentar com os próprios membros da família sobre as dificuldades vividas na relação familiar com o intuito de buscar estratégias de resolução dos conflitos.
e) Conhecer as diferentes histórias familiares de seus/suas colegas de sala e respeitá-las.
f) Reconhecer a importância do afeto nas relações familiares.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIO AO/A PROFESSOR/A:

Professor/a, toda escola precisa compreender e incorporar, enquanto instituição, a sua função análoga à da família, que é de preparar seus/suas alunos/as para a vida, visando à formação do cidadão. Independente de a família apresentar uma condição de vida mais ou menos favorecida, ter uma estrutura nuclear, tradicional ou outra configuração, a escola precisa ter clareza das contribuições da família na formação de seus/suas filhos/as, nossos/as alunos/as. Nesse sentido, é papel da escola romper com padrões pré-estabelecidos e preconceitos referentes a diferentes configurações familiares, e estilos de vida. Assim torna-se fundamental uma relação de bastante proximidade entre escola e família para que haja uma comunicação clara e verdadeira entre as duas instituições, oportunizando que ambas consigam cumprir o seu papel perante a sociedade. Porém, sabemos que essa relação nem sempre é tranqüila e muitas vezes surgem conflitos entre escola e família, o que interfere negativamente no bem estar do aluno e no seu desenvolvimento e aprendizagem. Quando os conflitos acontecem, cabe à escola propor encontros que favoreçam o esclarecimento das dúvidas, a troca de informações sobre a criança na família e na escola, e a busca de estratégias conjuntas para a resolução de problemas. Essa aula tem o propósito de refletir com os/as alunos/as sobre a instituição família, dando a oportunidade para que expressem os seus sentimentos sobre a sua própria família e sobre as expectativas que têm quanto à relação da sua família com a sua escola. Professor/a você poderá utilizar a aula intitulada “MINHA FAMÍLIA, MINHA VIDA”  para iniciar ou complementar sua aula. Professor/a, sugere-se que essa aula seja realizada no laboratório de informática.

Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)

1º Momento: Propor aos alunos que se sentem para assistir ao vídeo: “As Coisas que Moram nas Coisas”, disponível em:
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=4798&exib=5937

As coisas

Professor/a, esse vídeo retrata de uma forma bastante interessante a vida de uma família de catadores de lixo. Enquanto acompanham seus pais no trabalho árduo de catar lixos, três crianças atribuem novos significados aos objetos descartados pela cidade, inventando brincadeiras, divertindo-se, trazendo um pouco de alegria e magia para suas vidas.

2º Momento: Perguntar aos/as alunos/as: Sobre o que trata o vídeo? O que observaram no vídeo? Na sua percepção, essa família vive em harmonia? Vocês acham que os pais das crianças do vídeo têm ou não afeto pelos seus filhos? É possível viver feliz em condições tão precárias? Vocês acreditam que pessoas com uma condição financeira mais favorecida têm maior chance de viver feliz em família? Por quê?

3º Momento: Professor/a, após a reflexão sobre o vídeo, sugere-se que você divida o grupo em duplas para pesquisarem no endereço abaixo, notícias ou outros artigos que discutam o tema família, formação das crianças e escola.
http://www.portaldafamilia.org/escola/escola.shtml

4º Momento: Após a leitura do artigo ou notícia, os/as alunos/as deverão listar os seguintes itens do texto lido:
1) Qual o título da reportagem ou do texto?
2) Quais são as informações principais do texto?
2) Qual o tema abordado pelo/a autor/a?
2) Quais foram as conclusões do/a autor/a sobre o tema abordado?
3) Faça um comentário crítico do texto. Você gostou d o texto? Sim, não e por quê?

Atividade 2: (2ª Aula de 50 minutos)

1º Momento: Os/as alunos/as deverão socializar as informações produzidas através dos textos na au la anterior. Nesse momento, professor/a, é importante que sejam abordadas algumas idéias sobre o tema, a saber:
1) É preciso romper com o modelo idealizado de família que a nossa cultura nos impõe, e aprender a lidar com a família real, que é a que temos.
2) A família é uma instituição em que as pessoas buscam bem-estar e proteção, apesar de nem sempre conseguir cumprir o seu papel.
3) A família é lugar de encontros e desencontros, de angústias e de sossego, de alegria e de dores.
4) Para que a família viva em harmonia é necessário haver respeito entre os membros.
5) Algumas mudanças na sociedade atingiram a família e a escola exigindo das duas instituições uma maior cumplicidade em seu trabalho de formação humana.

2º Momento: Propor aos/as alunos/as que se sentem para ouvir a seguinte música: “A grande família”, letra e vídeo disponíveis em:
http://letras.terra.com.br/dudu-nobre/45592/

A Grande Família (Dudu Nobre - Composição: Dito)
Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão...
Pirraça pai!
Pirraça mãe!
Pirraça filha!
Eu também sou da família
Eu também quero pirraçar...
Catuca pai!
Catuca mãe!
Catuca filha!
Eu também sou da família
Também quero catucar
Catuca pai, mãe, filha
Eu também sou da família
Também quero catucar...
Que família, heim!!
Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão...
Pirraça pai!
Pirraça mãe!
Pirraça filha!
Eu também sou da família
Eu também quero pirraçar...
Catuca pai!
Catuca mãe!
Catuca filha!
Eu também sou da família
Também quero catucar
Catuca pai, mãe, filha
Eu também sou da família
Também quero catucar...
Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão...
Pirraça pai!
Pirraça mãe!
Pirraça filha!
Sou da famiia
Também quero pirraçar...
Catuca pai!
Catuca mãe!
Catuca filha!
Eu também sou da família
Também quero catucar
Catuca pai, mãe, filha
Sou da família
Também quero

3º Momento: Após a audição da música, os/as alunos/as deverão produzir uma redação sobre a sua família a partir do seguinte trecho da Música:

Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão...

Professor/a, caso algum/a aluno/a manifeste que na sua família não há brigas ou desentendimentos, deixe livre para que ele/a produza um texto relatando elementos de sua história familiar. Em ambos os casos os/as alunos/as deverão finalizar a redação escrevendo quais expectativas têm em relação à sua escola na resolução dos seus problemas familiares, ou seja, se consideram que o seu/sua professor/a poderia contibuir ou colaborar para a sua melhor convivência em família.

Sugestão ao/a professor/a: Professor/a, é necessário dar oportunidade para o/a aluno/a expressar seus desejos, fantasias, expectativas de forma livre, favorecendo a expressão de ricos elementos de sua história de vida e da idealização que têm da escola, revelando aos/as professores/as possíveis caminhos para apoiar tais crianças em seus conflitos, angústias e dificuldades vividas na convivência familiar.

4º Momento: Socializar as produções dos/as alunos/as e mediar as discussões que emergirem durante a exposiçã o de tais produções.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras e vídeos complementares aos professores/as:

Vídeo: “Família” http://www.youtube.com/watch?v=iChjnwdqIpo&feature=related

Artigo eletrônico: “Família e escola: Parceiros na aprendizagem” http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/parceiros-aprendizagem-423371.shtml

Avaliação

Professor/a, procure observar, no decorrer das discussões em sala, se os/as alunos/as conseguiram identificar sentimentos vividos na relação familiar e perceber a importância do afeto para uma convivência harmoniosa em família. Verifique se os/as alunos/s conseguiram valorizar suas próprias famílias rompendo com modelos idealizados de configurações familiares. Avalie a participação dos/as alunos/as em termos de capacidade de escuta e respeito pela fala do outro. Procure perceber os recursos das crianças para buscar estratégias de resolução de conflitos familiares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.