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A INCLUSÃO DO DIFERENTE

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Identificar atitudes de exclusão presentes em cada um de nós.
b) Observar sentimentos envolvidos ao lidar com colegas que pensam diferente, agem diferente, relacionam-se de forma diferente.
c) Respeitar o outro em suas diferenças.
d) Perceber que algumas crenças que temos em relação às pessoas contribuem para discriminá-las.

Duração das atividades
2 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIO AO/A PROFESSOR/A:

Professor/a, sabemos o quanto é importante que o/a aluno/a seja visto, reconhecido e valorizado na sua especificidade e o quanto nem sempre isso é observado no cotidiano de nossas escolas. Existe uma enorme dificuldade no ser humano em lidar com o diferente, o que o leva, na maioria das vezes, a buscar as parcerias dos iguais, afastando-se daqueles que apresentam elementos diferentes na forma de pensar, nas atitudes, no modo de se vestir-se, dentre outros. Muitas vezes a seleção pelo semelhante é feita através do simples olhar; um olhar que julga e pune os diferentes e legitima os iguais. Essa aula tem o propósito de romper com o preconceito contra diferenças raciais, étnicas, culturais, sociais, econômicas, religiosas, dentre outras enraizadas em nossa cultura. Fazemos um convite a alunos/as e professores/as para que através da “História de um olhar” possam refletir sobre as diferentes pessoas que já passaram por nós sem terem tido a chance de se apresentarem. Professor/a, você poderá utilizar as aulas intituladas: “ROMPENDO COM O PRECONCEITO RACIAL NA SALA DE AULA” e “PRECONCEITO RACIAL: A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA” para iniciar ou complementar essa aula.

Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)

1º Momento: Convidar os/as aluno/as para ouvirem a história: “A história de um olhar”, disponível em:
http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/5048945.pdf

2º Momento: Trabalhar com os/as alunos/as o conteúdo da história pedindo que cada um responda às perguntas individualmente:

1)O que você sentiu ao escutar essa história?
2) Se o Israel tivesse chegado na porta da sua escola hoje como você o receberia?
3) O que essa história tem a ver com o tema inclusão? Para você, o que é inclusão?

3º Momento: Socializar as respostas dos/das alunos/as propondo uma reflexão sobre o quanto o preconceito indiscriminado verificado em nossa sociedade atual trata-se do resultado de uma estrutura social que, ao longo dos tempos, crucificou a diversidade humana e cultural. Ressaltar aos/as alunos/as que somente por meio de reflexões e discussões sobre o tema é que poderemos romper com tais idéias incutidas na população para que se reverta essa realidade e busque-se a valorização de todos, sem exceção.

Atividade 2: (2ª aula de 50 minutos)

Sugestão ao/a professor/a: Professor/a, sugere-se que você desenvolva essa aula no laboratório de informática e divida o grupo em trios. Cada trio deverá acessar um dos vídeos abaixo.

1º Momento: Retomar o conteúdo da aula anterior e propor que assistam a um vídeo dentre dois disponíveis:

Vídeo 1:Na cidade", disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10817/cambitonacidade.swf

na cidade

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10817

Vídeo 2: “Lalá: a menina dos cabelos cor de cenoura”, disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17 612


2º Momento: Solic itar aos/as alunos/as que respondam nos pequenos grupos:
1) Qual a mensagem que o vídeo lhe passa?
2) Que sentimentos o personagem do vídeo expressou?
3) Você acha que a mensagem do vídeo retrata situações que podem ser observadas na sociedade?
4) O que cada um de nós pode fazer para romper com essa realidade?

3º Momento: Socializar as respostas dos/das alunos/as e ampliar a discussão sobre a importância do respeito às diferenças individuais e a necessidade de se romper com a discriminação em qualquer espaço em que estivermos.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras complementares aos professores/as:

AQUINO, J. G. Diferenças e preconceito na escola: alternativas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.

AMARAL, L.A. Diferenças, Estigma e Preconceito: o desafio da Inclusão. IN OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. S. ; SOUZA, D. T. R. Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.

Avaliação


Professor/a, procure identificar atitudes de exclusão e preconceito dos/das alunos/as durante a participação nas discussões e produções. Verifique se os/as alunos/as conseguiram se colocar no lugar de pessoas que sofrem discriminação ou são vítimas de desrespeito por serem diferentes. Avalie o envolvimento na atividade e o respeito pela fala do outro.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Nubia, Universidade Federal de Uberlândia , Minas Gerais - dijo:
    nubiasgp@hotmail.com

    19/10/2010

    Cinco estrelas

    Liliane, a educação ganha tendo você por perto! Parabéns pelo seu trabalho!


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