15/12/2009
MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
a) Identificar atitudes de exclusão presentes em cada um de nós.
b) Observar sentimentos envolvidos ao lidar com colegas que pensam diferente, agem diferente, relacionam-se de forma diferente.
c) Respeitar o outro em suas diferenças.
d) Perceber que algumas crenças que temos em relação às pessoas contribuem para discriminá-las.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
COMENTÁRIO AO/A PROFESSOR/A:
Professor/a, sabemos o quanto é importante que o/a aluno/a seja visto, reconhecido e valorizado na sua especificidade e o quanto nem sempre isso é observado no cotidiano de nossas escolas. Existe uma enorme dificuldade no ser humano em lidar com o diferente, o que o leva, na maioria das vezes, a buscar as parcerias dos iguais, afastando-se daqueles que apresentam elementos diferentes na forma de pensar, nas atitudes, no modo de se vestir-se, dentre outros. Muitas vezes a seleção pelo semelhante é feita através do simples olhar; um olhar que julga e pune os diferentes e legitima os iguais. Essa aula tem o propósito de romper com o preconceito contra diferenças raciais, étnicas, culturais, sociais, econômicas, religiosas, dentre outras enraizadas em nossa cultura. Fazemos um convite a alunos/as e professores/as para que através da “História de um olhar” possam refletir sobre as diferentes pessoas que já passaram por nós sem terem tido a chance de se apresentarem. Professor/a, você poderá utilizar as aulas intituladas: “ROMPENDO COM O PRECONCEITO RACIAL NA SALA DE AULA” e “PRECONCEITO RACIAL: A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA” para iniciar ou complementar essa aula.
Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
1º Momento: Convidar os/as aluno/as para ouvirem a história: “A história de um olhar”, disponível em:
http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/5048945.pdf
2º Momento: Trabalhar com os/as alunos/as o conteúdo da história pedindo que cada um responda às perguntas individualmente:
1)O que você sentiu ao escutar essa história?
2) Se o Israel tivesse chegado na porta da sua escola hoje como você o receberia?
3) O que essa história tem a ver com o tema inclusão? Para você, o que é inclusão?
3º Momento: Socializar as respostas dos/das alunos/as propondo uma reflexão sobre o quanto o preconceito indiscriminado verificado em nossa sociedade atual trata-se do resultado de uma estrutura social que, ao longo dos tempos, crucificou a diversidade humana e cultural. Ressaltar aos/as alunos/as que somente por meio de reflexões e discussões sobre o tema é que poderemos romper com tais idéias incutidas na população para que se reverta essa realidade e busque-se a valorização de todos, sem exceção.
Atividade 2: (2ª aula de 50 minutos)
Sugestão ao/a professor/a: Professor/a, sugere-se que você desenvolva essa aula no laboratório de informática e divida o grupo em trios. Cada trio deverá acessar um dos vídeos abaixo.
1º Momento: Retomar o conteúdo da aula anterior e propor que assistam a um vídeo dentre dois disponíveis:
Vídeo 1: “Na cidade", disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10817/cambitonacidade.swf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10817
Vídeo 2: “Lalá: a menina dos cabelos cor de cenoura”, disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17 612
2º Momento: Solic itar aos/as alunos/as que respondam nos pequenos grupos:
1) Qual a mensagem que o vídeo lhe passa?
2) Que sentimentos o personagem do vídeo expressou?
3) Você acha que a mensagem do vídeo retrata situações que podem ser observadas na sociedade?
4) O que cada um de nós pode fazer para romper com essa realidade?
3º Momento: Socializar as respostas dos/das alunos/as e ampliar a discussão sobre a importância do respeito às diferenças individuais e a necessidade de se romper com a discriminação em qualquer espaço em que estivermos.
Sugestões de leituras complementares aos professores/as:
AQUINO, J. G. Diferenças e preconceito na escola: alternativas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.
AMARAL, L.A. Diferenças, Estigma e Preconceito: o desafio da Inclusão. IN OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. S. ; SOUZA, D. T. R. Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.
Professor/a, procure identificar atitudes de exclusão e preconceito dos/das alunos/as durante a participação nas discussões e produções. Verifique se os/as alunos/as conseguiram se colocar no lugar de pessoas que sofrem discriminação ou são vítimas de desrespeito por serem diferentes. Avalie o envolvimento na atividade e o respeito pela fala do outro.
Cinco estrelas 1 classificações
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19/10/2010
Cinco estrelasLiliane, a educação ganha tendo você por perto! Parabéns pelo seu trabalho!