15/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar os piques, cola, pique cola americano, e pique pega enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.
Através das regras e da criação de estratégias do jogo, reconhecê-los como meio de transmissão de valores sociais, como: respeito, amizade,companheirismo e cooperação.
Não será necessário conhecimento prévio para esta aula.
Está aula poderá ser aplicada no espaço das aulas de Educação Física, de preferência em uma quadra.
Atividade 1
Verificar junto aos alunos se sabem conceituar o que são jogos e brincadeiras populares. Elencar alguns desses jogos e brincadeiras e destacar os piques. Construir junto aos alunos uma lista dos piques que conhecem.
Apontar possíveis variantes nos nomes e regras em que os mesmos piques acontecem.
Atividade 2
Nesta atividade o professor deverá pedir muita atenção para os alunos não trombarem uns com outros.
O primeiro pique que trabalharemos se chama pique cola, Nesta atividade o professor escolhe um aluno para ser o pegador. Os outros alunos tem que fugir do pegador para não serem colados.
http://farm4.static.flickr.com/3038/3096089106_6d7d11673a.jpg?v=0
Os alunos que forem colados deverão permanecer no mesmo local que foram pegos, e só sairão do local quando o pegador colar todos os participantes, ou algum colega que não esteja colado toque nele.
Nesta atividade o professor deverá ficar atento ao tamanho do espaço da realização da atividade, pois se o espaço for muito grande o pegador nunca conseguirá colar todos os alunos. O que poderá ser feito pelo professor como estratégia, seria reduzir o espaço para facilitar o trabalho do pegador ou colocar ajudantes para o pegador.
Pode-se adotar a regra de que quem for colado três vezes passa a ser o pegador.
Atividade 3
Esta atividade se chama pique cola americano, é uma variação da primeira atividade mas com uma particularidade que chama atenção dos participantes.
A atividade funciona da mesma forma do pique cola, só que, as pessoas que forem coladas, somente serão salvas (descolados) quando um aluno passar em baixo de sua perna.
O professor deverá observar as mesmas diferenças do pique anterior em relação ao tamanho do espaço utilizado.
Atividade 4
Chamado Mamãe da rua, é uma atividade bem divertida onde todos as crianças gostam de participar, além de oferecer diferentes formas de se brincar.
O professor deverá criar uma rua imaginária na quadra, seja com as próprias linha da quadra, ou seja, com risco de giz no chão.
http://2.bp.blogspot.com/_dEUeaAGE4bU/SgJLv_Xyn_I/AAAAAAAAAA8/ps5afetVmNk/s320/maedarua.jpg
No meio da rua imaginária fica a criança que está no pegador, chamada de mamãe da rua. Nas extremidades laterais da rua, nos passeios onde ficam os pedestres os outros alunos deverão ficar. Ao sinal do professor começa a atividade, os alunos deverão atravessar a rua sem serem pegos pelo pegador ou recuar (refugar) no meio da rua, o aluno que não cumprir isto fica no pegador.
Nesta atividade o professor também poderá trabalhar com lateralidade ou ganho de capacidades físicas. A medida que o jogo for avançando o professor deverá jogar algumas mudadas de regras aos alunos, como: Quem estiver atravessando só poderá fazer saltando com a perna direita, depois com a esquerda, ou o pegador agora só poderá correr, saltando em uma perna só. Assim o professor motiva os alunos e torna atividade bastante dinâmica.
Reconhecer os piques cola, pique cola americano e pique mamãe da rua enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.
Verificar se apreenderam novas possibilidades de brincar o mesmo jogo, ampliando e criando novas interpretações no jogo.
Verificar junto aos alunos, se as regras estabelecidas foram cumpridas.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/06/2011
Uma estrelaCoisa de Jardim 1
11/02/2011
Cinco estrelasmuito boa atividade