15/12/2009
Elizabet Rezende de Faria, Eliana Vieira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Essa estratégia foi elaborada a partir do momento que se identificou a presença de conflitos, dificuldades de relacionamento e convivência entre alunos/as de uma mesma turma, que participavam das aulas de Educação Física.
Esses conflitos e dificuldades, na maioria das vezes, eram manifestados em ações comportamentais agressivas (verbal e físico), preconceituosas (gênero, habilidade, idade, peso etc.) e manipuladores (principalmente na formação de grupos e equipes).
A proposta perpassa pela escrita, em conjunto com o grupo de alunos/as, de uma história vivida no cotidiano escolar, com personagens fictícios, que retrate as mesmas ações e comportamentos geradores dos conflitos e dificuldades de interação presentes no grupo de alunos/as.
Durante esse processo, buscou-se identificar quais dificuldades e confl itos estão presentes n esse grupo de convivên cia e, quais acordos serão estabelecidos pa ra minimizar essas dif iculdades e conflitos que interferem negati vamente nas aulas de Educação Física.
Aula 1
Converse com os/as alunos/as, num ambiente diferente do local onde são realizadas as aulas, sobre os últimos acontecimentos presentes nas aulas, principalmente aqueles que se materializaram os conflitos e dificuldades de relacionamento e convivência entre os/as mesmos/as.
Problematize essa conversa, procurando identificar quais são esses conflitos e dificuldades e o que estaria provocando a manifestação de comportamentos agressivos, discriminatórios e manipuladores:
Atenção:
Sintetize as respostas dos/as alunos/as para ser apresentadas na próxima aula em forma de painel, cartaz e etc.
Aula 2
Forme duplas ou grupos de até quatro alunos/as, para discutir sobre as questões presente na síntese da aula passada e pergunte se cada aluno/a já se sentiu incomodado pelas ações relatadas.
Peça para cada componente do grupo falar sobre seus sentimentos, suas necessidades, suas angústias frente aos conflitos e dificuldades relatadas pela turma, destacando quando e como se sentiu agredido.
Peça para o grupo identificar e hierarquizar quais foram as agressões e/ou comportamentos presentes nos registros individuais e na conversa entre os componentes do grupo, que mais os incomodaram.
Solicite que cada grupo apresente sua síntese e:
Aula 3 e 4
Organize e apresente quais foram os comportamentos que mais incomodaram os/as alunos/as dessa turma. Proponha que cada grupo escolha um tipo de comportamento para criar um personagem que represente as ações e forma como esse comportamento vem se manifestando nas aulas de Educação Física.
Todos os grupos deverão apresentar verbalmente seu personagem, destacando seu nome e como ele se comporta durante as aulas de Educação Física. Solicite que cada grupo entregue, por escrito, as características, ações e comportamentos adotados pelo personagem que criou.
A partir destes registros, organize uma história que represente as características, ações e comportamentos dos personagens criados pelos grupos, conforme a hierarquizado anteriormente e apresente para todos/as na próxima aula.
Exemplo de uma história criada e apresentada a um grupo de alunos/as do 5º ano da escola:
Página 1)
Página 2)
Página 3)
Página 4)
Página 5)
Página 6)
Página 7)
Página 8)
Página 9)
Construída a história, organize a turma em grupos de até cinco alunos e solicite que, cada componente do grupo, apresente suas opiniões e avalie se a história, com seus personagens, retrata a realidade vivida por eles durante as aulas de Educação Física.
Solicite que cada grupo apresente suas conclusões frente à história dos personagens criados.
Entregue para cada aluno/a o roteiro de perguntas abaixo e peça para responderem individualmente e devolver antes do encerramento da aula. Não é necessário que os/as alunos/as se identifiquem:
1) Leia atentamente a história “O Esporte na Escola. Muitas diferenças... Muitas vontades...”
2) Descreva quais comportamentos estão presentes nos personagens dessa história:
a. Pedrinho: _______________________________________________________
b. Ângela: _______________________________________________________
c. Maria: _______________________________________________________
d. Rodrigo: ____________________________________________ ___________
e. Manuel: _______________________________________________________
f. Faust ão: ______________________________________________ _________
3) Compare os comportamentos dos personagens. Você se parece com alguém deles?
4) Na sua opinião, qual de seus colegas se parece com os personagens dessa história?
5) Se você tivesse a oportunidade de convidar algum dos personagens da história, para conversar seriamente sobre a gravidade e as conseqüências negativas do seu comportamento, você chamaria por ordem de importância do problema, em primeiro lugar __________________ (nome do personagem), em segundo lugar ____________________ (nome do personagem) e em terceiro lugar __________________________ (nome do personagem).
6) Explique porque, o comportamento do primeiro personagem escolhido por você é mais problemático? E do segundo e terceiro?
7) Na sua opinião, o que poderia ser combinado com a turma para minimizar os problemas criados pelos comportamentos destacados com prioridades por você?
8) Você gostou de participar dessas discussões e reflexões sobre as dificuldades e conflitos presentes nas aulas de Educação Física? Por quê?
Recolha o questionário, hierarquize, categorize e copile o r esultado das respostas dos/as alunos/as, para depois, organizar a apresentação das categorias hierarquizadas e quantificadas presentes em cada pergunta para todo/as alunos/as na próxima aula.
Aula 5
Respeitando as informações presentes nos questionários devolvidos pelos/as alunos/as, apresente a síntese final elaborada por você. Durante sua apresentação, reflita com eles/as sobre os comportamentos dos personagens, compare e questione o comportamento individual com um dos personagens e, por último, compare e questione sobre os comportamentos de seus colegas em relação ao/s personagem/ens criados.
Para isso:
Apresente quais foram os comportamentos que mais incomodaram os/as alunos/as dessa turma e as combinações sugeridas para minimizar os problemas criados por esses tipos de comportamentos.
Defina com todos/as alunos/as quais serão os acordos, por quanto tempo eles serão estabelecidos e o que ac ontecerá se os mesmos não forem respeitados.
Se algum/a aluno/a voltar a manifestar alguma das atitudes e comportamentos que prejudiquem a realização da aula ou a participação dos/as colegas, retome a discussão sobre os acordos e normas definidas coletivamente, individualmente e, se persistir, com o grupo de alunos/as.
Verifique se os/as alunos/as conseguiram identificar todos os comportamentos sociais manifestados durante a realização das aulas de educação física;
Verifique e avalie se, com as reflexões realizadas, os/as alunos/as conseguiram perceber que a forma como estão se relacionando com os demais colegas durante as aulas de educação física estão contribuindo ou não para uma maior e melhor interação pessoal entre o grupo de alunos/as;
Analise e avalie se as propostas de acordos e mudanças de comportamentos firmados pela turma estão coerentes com as necessidades do grupo e se os mesmos estão sendo respeitados por todos/as.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!