Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte: vivenciando e reproduzindo o futsal na escola

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Socializar o conhecimento que têm sobre o futsal apreendido na Escola e na sua vida cotidiana;

Reproduzir e vivenciar qual é o conhecimento social que tem sobre o futsal;

Identificar os elementos constitutivos do futsal – seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais;

Aprofundar o conhecimento sobre o futsal, identificando as concepções desse esporte instituído oficialmente.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos: 200 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vivência da Estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor “O que é Escola e o que é Educação Física”.

Conhecimento da estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor “O Esporte na Escola. Muitas diferenças... Muitas vontades...”

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2

Peça que cada aluno/a escreva ou desenhe o que ele sabe sobre o futsal. Para tal, o professor deve fazer os seguintes questionamentos:

  1. Como é o local para praticar o futsal?
  2. Quais são os materiais que precisamos para praticar esse esporte?
  3. Quais são os elementos que constituem esse esporte?
  4. Quais são as regras oficiais do esporte futsal?
  5. Quais são os movimentos que fazemos quando pr aticamos o futsal?
  6. Como a equipe de jogadores deve ser organizada para jogar o futsal?
  7. Existe algum símbolo ou figura que lembra o futsal?

Forme de grupos de até quatro alunos/as, para socializar as informações presentes nos registros individuais.

  • Entregue o registro do questionamento supracitado para orientar a síntese dos/as alunos/as;
  • Cada grupo deverá escolher seu coordenador, para registrar e apresentar a síntese do grupo;
  • Sugestões para os anos iniciais do ensino fundamental inicial:
    • Organize cada grupo de trabalho com um número menor de componentes; 
    • É necessária a intervenção junto aos/às alunos/as para auxiliá-los a identificar as informações iguais ou diferentes de cada componente e registrá-las para apresentação do grupo.

Cada coordenador apresentará a síntese de seu grupo para os demais grupos. Nesse momento:

  • Garanta a fala de cada coordenador e ao final de sua apresentação, questionar se ficou clara e se alguém teve alguma dúvida ou discordância do que foi apresentado.
  • Registre as informações presentes em cada apresentação e construir a síntese final de todos os grupos. Essa síntese deverá ser apresentada, na próxima aula, para todos os grupos em forma de painel, cartaz, anotações no quadro negro etc.

Atenção:

  • O/a professor/a tem que ter a clareza que está abrindo espaço para que os/as alunos/as manifestem o que conseguiram assimilar sobre o futsal. Poderá haver informações contraditórias entre a experiência do aluno e o que está definido pelas regras do futsal enquanto esporte institucionalizado, dificuldade em estar lembrando as questões propostas para o futsal, dificuldade de trabalho em grupo, a presença de valores tanto do cotidiano vivido pelo aluno quanto do esporte institucional futsal. Nesse momento é importante que o/a professor/a registre todas as questões que estiveram presentes na discussão e apresentação de cada grupo.

Aula 3 e 4

Apresente a síntese final elaborada para que os/as alunos/as possam reproduzir o futsal como foi lembrado. Nesse sentido:

  • Mantenha os grupos que foram organizados na aula anterior para jogar o futsal que está presente na síntese das apresentações do grupo.
  • Disponibilize o maior número de bolas de futsal (ou similar) e de quadras (adaptadas) para garantir que todos/as alunos/as vivenciem (jogue) o futsal conforme discutiram e registraram nas aulas anteriores.
  • Verifique e registre, em conjunto com os/as alunos/as que estão esperando para jogar, se as regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos estão sendo respeitados.

Após a vivência do futsal pelos/as alunos/as, faça uma rodinha (no centro da quadra) e questione se o que foi sintetizado pelos grupos foi utilizado e respeitado durante a realização dos jogos.

Amplie essa discussão buscando refletir sobre:

  1. Aconteceu alguma coisa diferente no jogo? As regras que lembramos e as que jogamos foram as mesmas?  Foi melhor para o jogo?
  2. O espaço físico e materiais utilizados no jogo foi adequado?
  3. Quais foram os fundamentos técnicos e táticos que vocês lembraram? Foram os mesmos do jogo que vocês jogaram? Por quê?
  4. Todos participaram do jogo ativamente ou alguém ficou parado?

Atenção:

  • O/A professor/a pode eleger algumas dessas perguntas ou criar outras que achar pertinente para ampliar o conhecimento que o/a aluno/a tem sobre o futsal e avaliar se tudo que os grupos registraram foi respeitado durante os jogos.
  • É importante que esses questionamentos sejam realizados logo após o término do jogo, pois assim, terá mais sentido e significado para os/às alunos/as.
  • < /ul>

    Avalie, em conjunto com todos/as aluno s/as, se as observações realizadas em quadra - durante os jogos realizados (regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos) – estão coerentes com a fala e explicitam as vontades dos/as alunos/as.

Recursos Complementares
Avaliação

Observe se os/as alunos/as expressaram o conhecimento que tinham sobre o futsal apreendido na Escola e na sua vida cotidiana.

Verifique e avalie se, durante todo o processo, os/as alunos/as conseguiram reproduzir e vivenciar o conhecimento que têm sobre o futsal e identificar  fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais do Futsal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.