Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Socializar o conhecimento que têm sobre o futsal apreendido na Escola e na sua vida cotidiana;
Reproduzir e vivenciar qual é o conhecimento social que tem sobre o futsal;
Identificar os elementos constitutivos do futsal – seus fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais;
Aprofundar o conhecimento sobre o futsal, identificando as concepções desse esporte instituído oficialmente.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos: 200 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Vivência da Estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor “O que é Escola e o que é Educação Física”.
Conhecimento da estratégia de Ensino para as séries iniciais do Ensino Fundamental Inicial publicada no Portal do Professor “O Esporte na Escola. Muitas diferenças... Muitas vontades...”
Estratégias e recursos da aula
Aula 1 e 2
Peça que cada aluno/a escreva ou desenhe o que ele sabe sobre o futsal. Para tal, o professor deve fazer os seguintes questionamentos:
- Como é o local para praticar o futsal?
- Quais são os materiais que precisamos para praticar esse esporte?
- Quais são os elementos que constituem esse esporte?
- Quais são as regras oficiais do esporte futsal?
- Quais são os movimentos que fazemos quando pr aticamos o futsal?
- Como a equipe de jogadores deve ser organizada para jogar o futsal?
- Existe algum símbolo ou figura que lembra o futsal?
Forme de grupos de até quatro alunos/as, para socializar as informações presentes nos registros individuais.
- Entregue o registro do questionamento supracitado para orientar a síntese dos/as alunos/as;
- Cada grupo deverá escolher seu coordenador, para registrar e apresentar a síntese do grupo;
- Sugestões para os anos iniciais do ensino fundamental inicial:
- Organize cada grupo de trabalho com um número menor de componentes;
- É necessária a intervenção junto aos/às alunos/as para auxiliá-los a identificar as informações iguais ou diferentes de cada componente e registrá-las para apresentação do grupo.
Cada coordenador apresentará a síntese de seu grupo para os demais grupos. Nesse momento:
- Garanta a fala de cada coordenador e ao final de sua apresentação, questionar se ficou clara e se alguém teve alguma dúvida ou discordância do que foi apresentado.
- Registre as informações presentes em cada apresentação e construir a síntese final de todos os grupos. Essa síntese deverá ser apresentada, na próxima aula, para todos os grupos em forma de painel, cartaz, anotações no quadro negro etc.
Atenção:
- O/a professor/a tem que ter a clareza que está abrindo espaço para que os/as alunos/as manifestem o que conseguiram assimilar sobre o futsal. Poderá haver informações contraditórias entre a experiência do aluno e o que está definido pelas regras do futsal enquanto esporte institucionalizado, dificuldade em estar lembrando as questões propostas para o futsal, dificuldade de trabalho em grupo, a presença de valores tanto do cotidiano vivido pelo aluno quanto do esporte institucional futsal. Nesse momento é importante que o/a professor/a registre todas as questões que estiveram presentes na discussão e apresentação de cada grupo.
Aula 3 e 4
Apresente a síntese final elaborada para que os/as alunos/as possam reproduzir o futsal como foi lembrado. Nesse sentido:
- Mantenha os grupos que foram organizados na aula anterior para jogar o futsal que está presente na síntese das apresentações do grupo.
- Disponibilize o maior número de bolas de futsal (ou similar) e de quadras (adaptadas) para garantir que todos/as alunos/as vivenciem (jogue) o futsal conforme discutiram e registraram nas aulas anteriores.
- Verifique e registre, em conjunto com os/as alunos/as que estão esperando para jogar, se as regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos estão sendo respeitados.
Após a vivência do futsal pelos/as alunos/as, faça uma rodinha (no centro da quadra) e questione se o que foi sintetizado pelos grupos foi utilizado e respeitado durante a realização dos jogos.
Amplie essa discussão buscando refletir sobre:
- Aconteceu alguma coisa diferente no jogo? As regras que lembramos e as que jogamos foram as mesmas? Foi melhor para o jogo?
- O espaço físico e materiais utilizados no jogo foi adequado?
- Quais foram os fundamentos técnicos e táticos que vocês lembraram? Foram os mesmos do jogo que vocês jogaram? Por quê?
- Todos participaram do jogo ativamente ou alguém ficou parado?
Atenção:
- O/A professor/a pode eleger algumas dessas perguntas ou criar outras que achar pertinente para ampliar o conhecimento que o/a aluno/a tem sobre o futsal e avaliar se tudo que os grupos registraram foi respeitado durante os jogos.
- É importante que esses questionamentos sejam realizados logo após o término do jogo, pois assim, terá mais sentido e significado para os/às alunos/as.
< /ul>
Avalie, em conjunto com todos/as aluno s/as, se as observações realizadas em quadra - durante os jogos realizados (regras, os fundamentos técnicos, fundamentos táticos, os materiais, espaços, símbolos explicitados pelos grupos) – estão coerentes com a fala e explicitam as vontades dos/as alunos/as.
Recursos Complementares
Avaliação
Observe se os/as alunos/as expressaram o conhecimento que tinham sobre o futsal apreendido na Escola e na sua vida cotidiana.
Verifique e avalie se, durante todo o processo, os/as alunos/as conseguiram reproduzir e vivenciar o conhecimento que têm sobre o futsal e identificar fundamentos técnicos, táticos e regras oficiais do Futsal.