Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Onde você mora?

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer diferentes tipos de moradia;
• Desenvolver a leitura e a escrita;
• Estimular a criatividade.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula:
Coloque para tocar para a turma a música “A Casa”, de Vinícius de Morais:


Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero

Você pode encontrar esta música no DVD e CD “Toquinho no Mundo da Criança”, e no youtube tem o clipe
http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA


Esta música é bem calminha e de letra fácil para as crianças aprenderem a cantar. Depois de aprenderem um pouco a música conversem sobre o que ela trata: será que existe uma casa que não tem teto, chão e paredes? E o que é penico? Faça indagações e deixe as crianças conversarem sobre a música. A partir dessas colocações questione onde cada aluno mora: apartamento, casa, sobrado... Após as respostas peça para as crianças desenharem suas residências.

Segunda aula:

Retome a música: cantem e dancem. Apresente um cartaz com a letra da música e leia com as crianças. Faça atividades de tentativa de escrita espontânea de algumas palavras como casa, teto, parede, ou peça para que tentem encontrar estas palavras numa folha que você entregará com a letra digitada e circularem. As atividades poderão se estender por vários dias desde que a professora explore bem a música. Façam colagens com palitos de fósforo para representarem os tipos de moradia, conversem sobre as pessoas que não moram em nenhum tipo de casa, dêem uma volta ao redor da escola para conhecerem os tipos de edificações por lá existentes... aproveite e faça um bom trabalho!

Recursos Complementares
  • CD ou DVD que contenha a música "A Casa", de Vinícius de Morais;
  • Aparelho de som ou computador;
  • cartaz com a letra da música escrita.
Avaliação

Analisar se as crianças compreenderam que existem diferentes tipos de moradia; se ampliaram seus conhecimentos da leitura e escrita e se aguçaram a criatividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.