16/12/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Conhecer as regras básicas quanto ao uso do X e do CH;
Empregar adequadamente o X e o CH em palavras comuns e desconhecidas;
Os alunos já devem saber ler e escrever com certa fluência e ter conhecimentos básicos de ortografia.
Datashow
Poema “A Chácara do Chico Bolacha”
Internet
Atividades em pequenos grupos
Exercícios
Aulas 1 e 2
Motivação: atividade grupo de 4 alunos
O professor pede aos alunos que façam uma lista de pelos menos 10 palavras que conheçam que sejam escritas com x e ch, dispondo-as em duas colunas. Depois disso, ele faz duas colunas na lousa, escrevendo de um lado: Palavras escritas com X e do outro: Palavras escritas com Ch. Cada grupo dita as palavras escritas. Neste momento, os próprios alunos, sob a orientação do professor, fazem a correção da escrita das palavras, se necessário.
Atividade 2 – grupo de 4 alunos
O professor pede aos alunos que agrupem as palavras de acordo com o seguinte esquema, completando as colunas, conforme o exemplo:
X após ditongo X após n X após me X com som de S X com som Z X com som de KS
Caixa enxada mexer explicar exame anexar
Palavras escritas com CH = X, como no exemplo
mochila
Terminado o exercício, o professor faz a correção com a participação dos alunos, lendo as palavras em voz alta.
Atividade 3 - turma em círculo em meia-lua
O professor dispõe a turma em círculo meia-lua e exibe em datashow o poema “Chico Bolacha”, de Cecília Meireles, disponível em:
http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/arch2006-05-28_2006-06-03.html
O professor faz a leitura do poema em voz alta com boa entonação e dicção para os alunos perceberem a cadência do ritmo provocado pela repetição do som do X. Em seguida, o poema é lido várias vezes pelos alunos: em dupla, individualmente, em grupos maiores. O importante é eles “sentirem” a sonoridade do poema devido à aliteração causada pelo uso repetitivo do som do X.
Atividade 4 – em dupla
O professor orienta os alunos para que façam as seguintes atividades:
1ª) completar as colunas da atividade 2, com as palavras do poema, de acordo com os esquemas estabelecidos;
2ª) fazer uma coluna com as palavras escritas com X que não estão de acordo com os esquemas;
3ª) tentar elaborar regras de emprego do X e CH, a partir dos esquemas apresentados na atividade 2.
Atividade 5
Os grupos apresentam as atividades realizadas e o professor corrige, com a participação dos alunos.
Aulas 3 e 4
Atividade 1
Laboratório de Informática – em dupla
O professor passa as seguintes orientações para os alunos:
1º) pesquisar nos sítios abaixo sobre o uso do X e do CH, conforme estabelecido na gramática;
2º) comparar as regras da gramática com as elaboradas por eles;
3º) acrescentar o que estiver faltando, inclusive as exceções;
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070430055456AAEwhtQ
http://tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/ortografia/x-ou-ch.htm
Atividade 2
Os alunos apresentam as atividades realizadas e o professor faz as correções necessárias.
Atividade 3
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jog oOrtografia2.php?indic e=3
http://www .soportugues.com.br/ secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php?indice=3
Laboratório de informática – em dupla
Os alunos resolvem os exercícios nos sítios:
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php
http://http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php?indice=1
http://http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php?indice=2
http://http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php?indice=4
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php?indice=4
Atividade 4
Para concluir a aula o professor exibe os vídeos abaixo e pedir aos alunos que identifiquem as palavras em que as palavras foram usadas o som do x.
Nome | Tipo |
---|---|
Achado | Vídeo |
Chiclete | Vídeo |
Avaliação
O professor verificará se os alunos compreenderam as regras de uso do X e CH, durante a realização das atividades, e também em exercícios de avaliação quantitativa
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2011
Cinco estrelasFoi muito mais fácil repassar o conteúdo. Sou professora de reforço e normalmente os alunos chegam cheios de dúvidas que deveriam ser tiradas em sala de aula.
13/04/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula foi maravilhosa. Apliquei em sala e observei que os alunos aprenderam mesmo. Muito boa!!!!