Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


X ou Ch: COMO SABER?

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as regras básicas quanto ao uso do X e do CH;
Empregar adequadamente o X e o CH em palavras comuns e desconhecidas;

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem saber ler e escrever com certa fluência e ter conhecimentos básicos de ortografia.

Estratégias e recursos da aula

Datashow
Poema “A Chácara do Chico Bolacha”
Internet
Atividades em pequenos grupos
Exercícios

Aulas 1 e 2

Motivação: atividade grupo de 4 alunos

O professor pede aos alunos que façam uma lista de pelos menos 10 palavras que conheçam que sejam escritas com x e ch, dispondo-as em duas colunas. Depois disso, ele faz duas colunas na lousa, escrevendo de um lado: Palavras escritas com X e do outro: Palavras escritas com Ch. Cada grupo dita as palavras escritas. Neste momento, os próprios alunos, sob a orientação do professor, fazem a correção da escrita das palavras, se necessário.

Atividade 2 – grupo de 4 alunos

O professor pede aos alunos que agrupem as palavras de acordo com o seguinte esquema, completando as colunas, conforme o exemplo:

X após     ditongo X após n    X após me   X com som de S    X com som Z    X com som de KS

Caixa        enxada                   mexer             explicar                exame                 anexar

Palavras escritas com CH = X, como no exemplo

mochila

Terminado o exercício, o professor faz a correção com a participação dos alunos, lendo as palavras em voz alta.

Atividade 3 - turma em círculo em meia-lua

O professor dispõe a turma em círculo meia-lua e exibe em datashow o poema “Chico Bolacha”, de Cecília Meireles, disponível em:

http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/arch2006-05-28_2006-06-03.html

O professor faz a leitura do poema em voz alta com boa entonação e dicção para os alunos perceberem a cadência do ritmo provocado pela repetição do som do X. Em seguida, o poema é lido várias vezes pelos alunos: em dupla, individualmente, em grupos maiores. O importante é eles “sentirem” a sonoridade do poema devido à aliteração causada pelo uso repetitivo do som do X.

Atividade 4 – em dupla

O professor orienta os alunos para que façam as seguintes atividades:

1ª) completar as colunas da atividade 2, com as palavras do poema, de acordo com os esquemas estabelecidos;

2ª) fazer uma coluna com as palavras escritas com X que não estão de acordo com os esquemas;

3ª) tentar elaborar regras de emprego do X e CH, a partir dos esquemas apresentados na atividade 2.

Atividade 5

Os grupos apresentam as atividades realizadas e o professor corrige, com a participação dos alunos.

Aulas 3 e 4

Atividade 1

Laboratório de Informática – em dupla

O professor passa as seguintes orientações para os alunos:

1º) pesquisar nos sítios abaixo sobre o uso do X e do CH, conforme estabelecido na gramática;
2º) comparar as regras da gramática com as elaboradas por eles;
3º) acrescentar o que estiver faltando, inclusive as exceções;

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070430055456AAEwhtQ

http://tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/ortografia/x-ou-ch.htm

Atividade 2

Os alunos apresentam as atividades realizadas e o professor faz as correções necessárias.

Atividade 3

http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jog oOrtografia2.php?indic e=3

http://www .soportugues.com.br/ secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php?indice=3

Laboratório de informática – em dupla

Os alunos resolvem os exercícios nos sítios:

http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php

http://http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php?indice=1

http://http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php?indice=2

http://http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php?indice=4

http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php?indice=4

Atividade 4

 Para concluir a aula o professor exibe os vídeos abaixo e pedir aos alunos que identifiquem as palavras em que as palavras foram usadas o som do x. 

Achado

Chiclete

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Achado Vídeo
Chiclete Vídeo
Avaliação

Avaliação

O professor verificará se os alunos compreenderam as regras de uso do X e CH, durante a realização das atividades, e também em exercícios de avaliação quantitativa

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.