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CITANDO MATISSE ATRAVÉS DA OBRA “NU ROSA” – PARTE II

 

01/02/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos.
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte e da colagem.
  • Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.
Duração das atividades
A atividade deve ser dividida em diferentes momentos, com duração de 30 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o (a) professor (a) tenha trabalhado previamente os elementos que compõem uma obra de arte, destacando o estilo que o Henri Matisse trabalha em suas produções.

Estratégias e recursos da aula

 1º Momento

 A professora poderá iniciar com uma retomada da aula anterior, lembrando qual a obra de Matisse estão citando na produção. É nesse momento que o (a) professor (a) apresentará o material a ser utilizado pelas crianças e organizará os encaminhamentos da atividade, ou seja, como irão proceder para conseguirem representar a imagem que o artista retrata em sua obra. A apresentação do material deverá ocorrer mediante questionamentos que criem nas crianças a necessidade e interesse em realizar sua própria produção. Sugerimos alguns questionamentos: como usaremos o papel (na horizontal ou na vertical)? Como faremos o desenho (linhas retas e curvas com um traço firme)? Como usaremos o giz de cera para pintar toda a superfície do desenho?.

2º momento: A aula terá continuidade com o desenho da cena, no caso, representado por uma mulher deitada em uma poltrona/sofá. O desenho da cena poderá ser realizado com hidrocor na cor preta. Em seguida as crianças poderão realizar a pintura da cena com giz de cera na cor que se assemelhe mais à obra do artista.

Desenho e pintura da cena                                         Crianças desenhando e pintando

3º momento: Nesse momento as crianças farão o recorte da imagem, procurando se aproximar o máximo possível do contorno do desenho. Em seguida poderão colar o desenho no cenário que pintaram anteriormente, definindo a melhor posição (centralizado, mais acima, mais abaixo).

                                                          Recorte da cena

Recursos Complementares

Sugerimos uma visita no site:
http://www.abcgallery.com/M/matisse/matisse.html

Avaliação

Observar se as crianças quanto conseguiram:

  • Seguir as orientações dadas durante os momentos da atividade.
  • Representar elementos da cena da obra “Nu Rosa” em sua produção.
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