16/12/2009
Eliane Duarte e Rozeni Lima; Colaboradoras-Gisele Jares da Silva Grande, Mireille Rosi Lima de Queiroz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Utilizar o cálculo mental na resolução de problemas envolvendo ideias de adição e subtração, assim como noções de dobro e metade.
Expressar quantidade por meio da oralidade.
Resolver situações problemas envolvendo as operações de adição e subtração e identificar em situações-problemas as operações que poderão levar a solução delas.
Escreva, em pedaços de papel os números de 1 ao 100. Cole esses números em garrafas com a fita adesiva.
Coloque um pouco de areia nas garrafas para dar peso.
Em um dado, coloque os sinais de + e – e nas faces restantes escreva: “passe a vez”, “jogue duas vezes”, “dobro” ou “metade”.
Divida a classe em duas equipes.
Tirar par ou ímpar para saber quem iniciará o jogo.
O primeiro grupo pega a bola e acerta as garrafas.
Se o grupo derrubar mais de 2 garrafas, considerar sempre as duas de numero maior.
O grupo lançará do dado e a operação que sair será efetuada com os dois números.
A cada resultado certo o grupo ganha o mesmo numero de pontos.
Na Sala de Tecnologia Educacional, formar grupos de 2 ou 3 alunos e acessar o site http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=265, a atividade “Feche a caixa”, trabalha o raciocínio lógico, as operações de adição e subtração, enfim finda o trabalho de forma lúdica, prazerosa e motivadora.
Participação ao longo da aula
Trabalho em grupo
Raciocínio lógico
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/10/2012
Três estrelasAtividade boa, mas dá muito trabalho na preparação.