15/12/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Elaborar um trabalho plástico a partir de um exercício de relaxamento;
• Relacionar a produção plástica com a importância do equilíbrio entre homem e a natureza
• A importância de técnicas de relaxamento para a produção criadora;
• Preservação do meio ambiente;
• Produção de texto.
Aula 1
• Preparar, com antecedência, a sala de aula, retirando todos os móveis, de forma a possibilitar a distribuição de tecidos no chão da sala, para que os alunos possam deitar sobre eles;
• Colocar uma música ambiente suave (sugestão: sons da natureza);
• Deixar que os alunos escolham um lugar para deitar. Dizer para que deitem de costas, fechem os olhos e prestem atenção na música e na fala do professor;
• Iniciar o relaxamento, solicitando, primeiramente, uma respiração profunda e depois serena;
• Pedir para os alunos acompanharem, de forma imaginária o seguinte relato:
• Imagine-se em um campo gramado e escuro. Você encontra-se calmo e tranqüilo e, seu corpo relaxa-se sobre esta relva.
Observe que depois deste campo existe uma colina e dela vem ao seu encontro uma luz forte que vai se aproximando e te focalizando. O campo fica claro e esta luz te leva a uma montanha, que para subi-la é necessário escalar um caminho estreito, neste há passagem para somente uma pessoa, você.
Escale a montanha por este caminho lentamente, sem pressa, observando a paisagem à volta, desvie dos obstáculos e siga em frente.
No topo da montanha há uma gruta, entre por ela e observe que a gruta possui iluminação própria, ou seja, ela não se encontra escura. Explore-a e descubra que no seu final há uma iluminação dourada, caminhe até ela.
Chegando à luz dourada, perceba que ao seu lado há uma pessoa te olhando com muito carinho, imagine sua fisionomia, suas vestes, a suavidade de sua voz, a tranqüilidade de seus gestos, enfim, dê a ela todas as características de um ser que para você é perfeito. Imagine que esta pessoa te diz coisas agradáveis e que te tocam fundo o coração. Escute e guarde para você esta mensagem.
Depois de ouvir e guardar a mensagem, agradeça-a em pensamento e faça o caminho de volta. Primeiro, saia lentamente, caminhe pela gruta no sentido contrário, desça a montanha, bem devagar, apoiando-se nas pedras do caminho para não cair. Volte à colina em que você estava e novamente deite-se sobre a relva macia e verde.
Sinta seu corpo totalmente relaxado e pronto para qualquer atividade que você tenha que realizar. Aos poucos vá abrindo os olhos.
• Recolher dos alunos um depoimento individual sobre as impressões deixadas pelo relaxamento, ou quais impressões não conseguiram vivenciar e quais dificuldades sentiram ao participarem do relaxamento;
• Anotar as impressões em um caderno de avaliação;
• Projetar o clipe cujo som foi utilizado no relaxamento. Sugestão de link: Clipe: Música & Natureza – Corciolli http://www.youtube.com/watch?v=UdMycdYn3lU
• Entregar, para os alunos, uma folha de papel sulfite A4, para que eles elaborem uma composição que tenha algumas imagens imaginadas durante o exercício de relaxamento e outras que conseguiram captando o clipe.
Aula 2
• Preparar, com antecedência, uma placa de duratex no tamanho de 1m x 1m e solicitar que os alunos transfiram para esta os desenhos individuais elaborados na aula anterior;
• Pedir para os alunos pintarem a composição coletiva com pincéis e tinta guache;
• Deixar a pintura secando.
Aula 3
• Expor o trabalho na sala de aula e abrir uma discussão sobre o processo de criação e o resultado obtido pelo grupo;
• Discutir com os alunos sobre a importância do equilíbrio entre o homem e a natureza;
• Solicitar aos alunos que elaborem uma redação, relatando a experiência vivenciada (relaxamento), a criação individual, o processo criativo, a elaboração e a produção no grupo e a apreciação do trabalho exposto.
Clips que poderão ser consultados para projeção em aula. Link: http://www.youtube.com/watch?v=sdvwXXgVDdI&NR=1&feature=fvwp
• Os alunos serão avaliados durante o processo de criação elaboração e socialização do trabalho;
• Além disso, a redação dos alunos possibilitará ao professor a avaliação da proposta trabalhada nesta aula, frente aos objetivos pretendidos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2010
Quatro estrelasadorei a sugestao. trabalharei com meus alunos com certeza