21/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Com esta aula as crianças de 4 anos da Educação Infantil poderão:
• Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte e da colagem.
• Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.
• É importante que o (a) professor (a) tenha trabalhado previamente os elementos que compõem uma obra de arte (cenário, elementos do cenário e a cena representada), destacando o estilo que o Henri Matisse trabalha em suas produções.
1º Momento
O professor poderá iniciar a aula com uma breve retomada do que vem trabalhando nas aulas de arte, recuperando o que foi discutido com as crianças anteriormente (o nome do artista, aspectos de sua vida, o estilo de sua obra) como por exemplo: Qual o artista que estamos trabalhando? Como são as obras desse artista ?
Em seguida, o professor poderá propor ao grupo de crianças que apreciem a obra “Nu Rosa” para que tentem destacar o que aparece na obra, realizando alguns questionamentos: onde acontece a cena apresentada pelo artista? O que podemos ver nesse trabalho de Matisse? Quais as cores que o artista utilizou para pintar esta tela?
Fonte:
http://www.allposters.com/-sp/Pink-Nude-1935-Posters_i414420_.htm?aid=999354
2º Momento
Nesse momento, o (a) professor (a) apresentará o material a ser utilizado pelas crianças e organizará os encaminhamentos da atividade, ou seja, como irão proceder para fazer uma releitura da obra representando, primeiramente, o cenário que o artista retrata. A apresentação do material deverá ocorrer mediante questionamentos que criem nas crianças a necessidade e interesse em realizar sua própria produção. Sugerimos que as crianças usem a bucha para pintar todo o papel (na horizontal, na vertical ou fazendo círculos).
Prossegue, assim questionando:
3º Momento
O professor retoma a atividade, definindo com as crianças como farão uso do pincel para conseguirem representar os elementos do cenário desta obra de Henri Matisse.É importante o professor combinar, coletivamente, o uso do pincel na vertical com um traçado fino para que as crianças consigam realizar uma melhor citação do elemento representado pelo artista. Após cada criança produzir sua releitura do cenário da obra "Nu Rosa" o professor poderá colocar para secar e explicará que atividade será concluída quando pintarem a cena que aparece na obra, no caso, em outro momento.
Sugerimos uma visita nos sites:
http://www.abcgallery.com/M/matisse/matisse.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse
Observar o interesse, participação, envolvimento e desenvolvimento das crianças durante a realização das atividades, bem como, se as crianças conseguiram:
seguir as orientações dadas durante os momentos da aula (pintar fazendo círculos, na horizontal, na vertical, quais as cores, etc.) e apresentar elementos presentes no cenário da obra “Nu Rosa” em sua produção com criatividade. Nesta aula as crianças poderão aprender noções de textura, cor, forma, entre outros conhecimentos necessários à produção artística.
Cinco estrelas 1 classificações
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21/04/2011
Cinco estrelasAmei as dicas, vou aplicar com meus alunos.