Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FRUTAS: Será que nascem do supermercado? - A AULA DE CAMPO

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:

• Descobrir qual a importância das frutas em nossa vida;
• Explorar as características físicas das frutas;
• Pesquisar “de onde vêm as frutas”, como elas nascem.

Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Orientamos que o início do trabalho seja realizado a partir do levantamento das idéias prévias das crianças acerca do tema sobre as frutas, para assim podermos conduzir a pesquisa em questão, ou seja, a partir do que o grupo já sabe sobre o assunto, serão sistematizadas as questões a serem estudadas.

Para isso, orientamos que os professores questionem as crianças sobre o que as elas entendem por FRUTA e a partir daí obter algumas respostas acerca do tema.

  • O que vocês acham que é fruta?
  • De onde vêm as frutas?
  • Mas como as frutas nascem?
  • E o que vocês gostariam de aprender sobre as frutas?

Diante do que será investigado nesse primeiro momento, o professor poderá traçar alguns objetivos para trabalhar com este tema.

É importante que o professor registre, através de cartazes, o que as crianças expressaram a cada questionamento, para  que durante a pesquisa possa ser confrontado com as descobertas.

Estratégias e recursos da aula

A partir do que as crianças sabem sobre as frutas e, do que elas pretendem saber, inicia-se a pesquisa sobre as frutas. Para auxiliar as descobertas sugerimos que após a conversa inicial com as crianças sobre o que elas sabem sobre as frutas seja realizado uma aula de campo a uma quitanda ou feira (sugerimos um local onde sejam vendidas frutas. Quanto maior a variedade de frutas melhor! 

AULA DE CAMPO À QUITANDA

1º MOMENTO – Organizando a aula

O professor deverá previamente organizar esta aula de campo tendo que:

a) Visitar o local antes da aula-passeio com as crianças;

b) Agendar o local para ser visitado, verificando se nele haverá um responsável para acompanhamento;

c) Agendar o transporte;

d) Verificar o tempo necessário para essa visita e decidir se irá precisar levar lanche para as crianças. Se sim, previamente marcar qual o lugar deste lanche com o responsável pelo local;

e) Por fim, enviar para os pais um comunicado apresentando a aula de campo, os seus possíveis custos, as observações, além da autorização desse responsável.

2º MOMENTO – Planejamento coletivo da ida à quitanda.

O professor deverá reunir a turma e apresentar a aula de campo a ser realizada, destacando o que cada aluno poderá aprender nesta aula. Depois dessa introdução, o professor poderá perguntar para o grupo o que as crianças acham que irão encontrar nesse espaço, quais as dúvidas. Essas questões poderão ser registradas em um painel, para que no retorno da aula, possam ser retomadas.

Realizada essa etapa, o professor deverá construir com o grupo alguns combinados necessários para a realização desta aula de campo.


3º MOMENTO – A aula de campo

Observando as frutas

Observando as frutas

Na quitanda é importante o professor estimular as crianças a observarem as frutas, sentirem os seus aromas, perceber os seus formatos... Depois, a turma escolhe quais as frutas deseja levar (comprar) e juntos passam no caixa para poderem pagar.

Ao chegar na sala de aula o professor reúne o grupo de crianças para assim perceber melhor quais as características de cada fruta, sentir o seu aroma, perceber  sua forms e sabor. Depois pode construir coletivamento um texto sobre essa aula de campo e pedir também para que cada criança registre, através do desenho, essa aula.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Identificaram algumas frutas pelo seu nome; 
  • Nomearam o seu desenho;
  • Desenharam a aula de campo;
  • Contribuiram para a construção do texto coletivo.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.