17/12/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:
• Descobrir qual a importância das frutas em nossa vida;
• Explorar as características físicas das frutas;
• Pesquisar “de onde vêm as frutas”, como elas nascem.
Orientamos que o início do trabalho seja realizado a partir do levantamento das idéias prévias das crianças acerca do tema sobre as frutas, para assim podermos conduzir a pesquisa em questão, ou seja, a partir do que o grupo já sabe sobre o assunto, serão sistematizadas as questões a serem estudadas.
Para isso, orientamos que os professores questionem as crianças sobre o que as elas entendem por FRUTA e a partir daí obter algumas respostas acerca do tema.
Diante do que será investigado nesse primeiro momento, o professor poderá traçar alguns objetivos para trabalhar com este tema.
É importante que o professor registre, através de cartazes, o que as crianças expressaram a cada questionamento, para que durante a pesquisa possa ser confrontado com as descobertas.
A partir do que as crianças sabem sobre as frutas e, do que elas pretendem saber, inicia-se a pesquisa sobre as frutas. Para auxiliar as descobertas sugerimos que após a conversa inicial com as crianças sobre o que elas sabem sobre as frutas seja realizado uma aula de campo a uma quitanda ou feira (sugerimos um local onde sejam vendidas frutas. Quanto maior a variedade de frutas melhor!
1º MOMENTO – Organizando a aula
O professor deverá previamente organizar esta aula de campo tendo que:
a) Visitar o local antes da aula-passeio com as crianças;
b) Agendar o local para ser visitado, verificando se nele haverá um responsável para acompanhamento;
c) Agendar o transporte;
d) Verificar o tempo necessário para essa visita e decidir se irá precisar levar lanche para as crianças. Se sim, previamente marcar qual o lugar deste lanche com o responsável pelo local;
e) Por fim, enviar para os pais um comunicado apresentando a aula de campo, os seus possíveis custos, as observações, além da autorização desse responsável.
2º MOMENTO – Planejamento coletivo da ida à quitanda.
O professor deverá reunir a turma e apresentar a aula de campo a ser realizada, destacando o que cada aluno poderá aprender nesta aula. Depois dessa introdução, o professor poderá perguntar para o grupo o que as crianças acham que irão encontrar nesse espaço, quais as dúvidas. Essas questões poderão ser registradas em um painel, para que no retorno da aula, possam ser retomadas.
Realizada essa etapa, o professor deverá construir com o grupo alguns combinados necessários para a realização desta aula de campo.
3º MOMENTO – A aula de campo
Na quitanda é importante o professor estimular as crianças a observarem as frutas, sentirem os seus aromas, perceber os seus formatos... Depois, a turma escolhe quais as frutas deseja levar (comprar) e juntos passam no caixa para poderem pagar.
Ao chegar na sala de aula o professor reúne o grupo de crianças para assim perceber melhor quais as características de cada fruta, sentir o seu aroma, perceber sua forms e sabor. Depois pode construir coletivamento um texto sobre essa aula de campo e pedir também para que cada criança registre, através do desenho, essa aula.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/05/2014
Cinco estrelasAMEI, VOU FAZER TAMBÉM!!!