21/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Com esta aula as crianças de quatro anos da Educaçao Infantil poderão
• Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte e da colagem.
• Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.
• É importante que o (a) professor (a) tenha trabalhado previamente os elementos que compõem uma obra de arte (cenário, elementos do cenário e a cena representada), destacando o estilo que o Henri Matisse trabalha em suas produções.
1º Momento - O (a) professor (a) poderá iniciar com uma retomada da aula anterior, lembrando qual a obra de Matisse estão citando na produção, neste caso "A Dança", apresentando o fundo que pintaram na aula anterior. Nesse momento o (a) professor (a) sugere que desenhem o restante dos elementos que aparecem na obra numa folha de papel camurça para que seja recortado e colado sobre o fundo.
Apresentará, em seguida, o material a ser utilizado pelas crianças e encaminha a atividade, lembrando ao grupo de crianças que a atividade de recortar e colar o que desenharam é um momento que exige bastante atenção, cuidado e concentração para que o trabalho seja realizado com maior êxito. Nesse momento, as crianças farão o recorte da imagem, que desenharam na folha de papel camurça, procurando se aproximar o máximo possível do contorno dos desenhos.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
2º Momento
Em seguida poderão colar os desenhos no cenário que pintaram na aula anterior, definindo a melhor posição para que consigam formar uma roda, formato em que os elementos da cena aparecem representados pelo artista.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
3º Momento
O professor dará continuidade a aula sugerindo que cada criança crie e escreva um título para sua obra/releitura. Feito isto, cada criança assina sua produção e o professor expõe os trabalhos produzidos num mural da escola.
Esta proposta de aula poderá ser finalizada com a proposição de uma roda de conversa na qual as crianças poderão apontar os aspectos que acharam/sentiram mais facilidade/dificuldade e o que mais gostaram de fazer. Nesse momento, é importante que as crianças, com auxílio do professor, possa enumerar o que aprendeu com esta qula e como poderá usar o que aprendeu em outras atividades do seu cotidiano.
Sugerimos uma visita nos sites como forma de enriquecimento desta proposta de aula:
O professor poderá avaliar as crianças observando e registrando seu interesse, participação, envolvimento e desenvolvimento nas atividades propostas durante a aula, destacando se as crianças conseguiram: seguir as orientações dadas durante os momentos da atividade; representar elementos da cena da obra “A Dança” em sua produção, produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte e da colagem e desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação inidividual e coletivo.
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