Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CITANDO MATISSE ATRAVÉS DA OBRA “A DANÇA” – PARTE II

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças de quatro anos da Educaçao Infantil poderão

• Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte e da colagem.
• Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.

Duração das atividades
A atividade deve ser dividida em diferentes momentos, com duração de 30 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• É importante que o (a) professor (a) tenha trabalhado previamente os elementos que compõem uma obra de arte (cenário, elementos do cenário e a cena representada), destacando o estilo que o Henri Matisse trabalha em suas produções.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento - O (a) professor (a) poderá iniciar com uma retomada da aula anterior, lembrando qual a obra de Matisse estão citando na produção, neste caso "A Dança", apresentando o fundo que pintaram na aula anterior. Nesse momento o (a) professor (a) sugere que desenhem o restante dos elementos que aparecem na obra numa folha de  papel camurça para que seja recortado e colado sobre o fundo.

Apresentará,  em seguida, o material a ser utilizado pelas crianças e encaminha a atividade, lembrando ao grupo de crianças que a atividade de recortar e colar o que desenharam é um momento que exige bastante atenção, cuidado e concentração para que o trabalho seja realizado com maior êxito. Nesse momento, as crianças farão o recorte da imagem, que desenharam na folha de papel camurça, procurando se aproximar o máximo possível do contorno dos desenhos.

 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

RECORTANDO OS DESENHOS 2

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

2º Momento

Em seguida poderão colar os desenhos no cenário que pintaram na aula anterior, definindo a melhor posição  para que consigam formar uma roda, formato em que os elementos da cena aparecem representados pelo artista.

COLANDO OS DESENHOS NO CENÁRIO

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

COLANDO OS DESENHOS NO CENÁRIO

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

COLANDO OS DESENHOS NO CENÁRIO 3

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

3º Momento

O professor dará continuidade a aula sugerindo que cada criança crie e escreva um  título para sua obra/releitura. Feito isto, cada criança assina sua produção e o professor expõe os trabalhos produzidos num mural da escola.

Esta proposta de aula poderá ser finalizada com a proposição de uma roda de conversa na qual as crianças poderão apontar os aspectos que acharam/sentiram mais facilidade/dificuldade e o que mais gostaram de fazer. Nesse momento, é importante que as crianças, com auxílio do professor, possa enumerar o que aprendeu com esta qula e como poderá usar o que aprendeu em outras atividades do seu cotidiano.

 

Recursos Complementares

Sugerimos uma visita nos sites como forma de enriquecimento desta proposta de aula:

http://www.abcgallery.com/M/matisse/matisse.html


http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse

Avaliação

O professor poderá avaliar as crianças observando e registrando seu interesse, participação, envolvimento e desenvolvimento nas atividades propostas durante a aula, destacando se as crianças conseguiram: seguir as orientações dadas durante os momentos da atividade; representar elementos da cena da obra “A Dança” em sua produção, produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte e da colagem e desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação inidividual e coletivo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.