16/12/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
• Conhecer textos que tratam do mesmo tema sob diferentes perspectivas;
• Ler e interpretar narrativas que abordam o tema amizade com o objetivo de resgatar para o jovem leitor de hoje histórias inesquecíveis da literatura mundial;
• Escrever resenhas mostrando diferenças e semelhanças entre as histórias contadas no livro “Três Amizades”.
• conhecer os elementos da estrutura de um texto narrativo, tais como: foco narrativo, tempo/espaço, personagens principais, coadjuvantes, conflito, desfecho;
• Saber o que é uma resenha e a estrutura formal desse gênero textual;
• realizar pesquisas utilizando a internet.
Aulas 1 e 2
Atividade 1
Motivação
Para motivar a leitura do livro Três amizades, São Paulo: Atual, 2008. Coleção três por três: clássicos juvenis/ coordenação de Márcia Kupstas, o professor exibe em datashow a música “Canção da América”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=ZRG9TaNDaRc
Os alunos ouvem a música mais de uma vez, observando as imagens do vídeo. Em seguida, o professor distribui a cópia para os alunos cantarem.
Segue a letra da música
Canção da América
Amigo é coisa para se guardar
Abaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa pra se guardar
Ao lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar
Atividade 2 – em dupla
Laboratório de Informática
Para conhecer a biografia de Milton Nascimento e a origem da letra da música, o professor orienta os alunos para que leiam os links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Nascimento
http://cifrantiga3.blogspot.com/2006/06/cano-da-amrica.html
Atividade 3 – em dupla
Com base nos textos lidos: letra da música, biografia e sobre a origem da música, o professor pede aos alunos que anotem no caderno:
a) Trechos da vida de Milton que lhes chamaram a atenção.
b) A origem do título Canção da América.
c) Os significados da amizade presentes na letra da música, exemplificando com versos.
Discutir entre eles as seguintes questões:
1º) Há possibilidade de haver grandes amizades entre pessoas de origem sócio-cultural, gostos, opinião, interesses, idade e profissão diferentes?
2º) É possível nos sentirmos amigos de animais? Explique
Atividade 4
Dispor a turma em círculo para socialização e discussão das respostas. Instigar os alunos debater as questões subjetivas, com o objetivo de permitir que ouçam pontos de vistas diferentes. Para isso, o professor deve mediar o debate, fazendo inscrição dos nomes daqueles que desejam expressar sua opinião. Assim, eles aprendem a ouvir o outro e garante a fala do aluno.
Atividade 5
O professor explica aos alunos que eles vão ler o livro Três amizades, que é composto por três histórias, quais sejam, O Príncipe e o Mendigo, O Detetive Agonizante e As duas mortes de Isaías, duas adaptações de clássicos da literatura universal e um texto inédito de Márcia Kupstas, que também é adaptadora dos clássicos. Para isso, eles devem adquirir a obra e ler as três histórias no período de uma semana, tendo em vista que são histórias curtas. Se o professor achar conveniente, ele poderá reservar os horários das aulas para a leitura em classe.
Aulas 4 e 5
Atividade 1
Após a leitura do livro, o professor dispõe a turma em círculo e promove um breve debate sobre as histórias, perguntando se gostaram do livro, que história mais os emocionou, de que personagem mais gostaram, enfim, o objetivo é permitir que eles conversem e expressem suas impressões a respeito da obra.
Atividade 2 – em grupo de 4 alunos – atividade de análise sistematizada da obra lida
Os alunos respondem ao seguinte roteiro de leitura:
a) No livro, diversos tipos de amizade estão representados, construídos a partir de situações distintas e em diferentes contextos históricos sociais. Descreva como as personagens principais de cada história se tornaram amigas.
b) Quem são os narradores de cada uma das histórias?
c) Faça um quadro comparativo entre as personagens principais das três histórias, anotando os seus nomes e suas características sociais, culturais, físicas, psicológica. Pontue as semelhanças e diferenças entre essas personagens e as amizades representadas nessas histórias.
d) Elabore um breve parágrafo sobre o conflito vivido pelos personagens principais de cada uma das histórias.
e) Elabore um breve resumo sobre o final das história, expressando sua opinião
Atividade 3- Turma em círculo
Discutir coletivamente as respostas, procurando pontuar as semelhanças e diferenças entre as personagens.
Aulas 6,7,8
Atividade 1
Exibição do filme: chileno Machuca (2004)
O professor exibe em datashow, na sala de aula, ou na sala de vídeo da escola, o filme do diretor Andrés Wood, que apresenta episódios relacionados ao golpe militar de 1973, liderado por Augusto Pinochet, no Chile, sob a perspectiva de três meninos que se tornam amigos, apesar da enorme distância social que haviam entre eles.
Obs: Esse filme é uma sugestão, o professor poderá escolher outro filme que trata e ou enfatize a questão da amizade.
Atividade 2
Após a exibição do filme, discutir com os alunos a questão das diferenças sociais e da amizade. A questão a ser discutida deve ser:
É possível nos identificarmos e nos tornarmos amigos de pessoas muito diferentes de nós?
O professor deve mediar o debate, para que todos expressem sua opinião e saibam ouvir e respeitar a opinião do colega. Para isso o procedimento da inscrição dos nomes de quem deseja falar deve ser mantido.
Aula 9
Atividade 1 -atividade em dupla
Produção de resenha crítica
Orientar os alunos para que escrevam uma resenha de uma das histórias lidas comparando-a com o filme. Enfatizar que na resenha, além de um resumo, devem considerar aspectos relacionados à linguagem, ao desenvolvimento da ação, à construção das personagens, bem como ao projeto gráfico e ilustrações. Também é necessário que o aluno apresente o seu ponto de vista sobre a obra e o filme.
Para a exploração do universo de resenhas de filmes, seguem abaixo sugestão de sítio da internet que apresenta uma vasta gama de resenhas que podem ser utilizadas em sala de aula para se estudar a estrutura composicional e o estilo desse gênero textual.
Verificar, durante as atividades, se os alunos compreenderam principalmente as histórias contadas no livro e se perceberam diferenças e semelhanças entre a amizade das personagens de cada história do livro e do filme. Avaliar ainda se conseguiram produzir uma resenha de acordo com a estrutura desse gênero textual e de acordo com o que foi proposto para a produção. O professor faz a correção dos textos e devolve para os alunos procederem à reescritura dos mesmos. Em seguida, motiva-os a escolher uma resenha para ser publicada no jornal ou no mural da escola.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/02/2011
Quatro estrelasQue maravilha de sugestão ,com certeza os alunos gostarão muito pois será uma aula muito dinâmica já que traz também a pesquisa da biografia de Milton,um grande cantor e compositor...
08/09/2010
Quatro estrelasSuper interessante a aula, muito rica as atividades propostas.