17/12/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema das frutas. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: "Frutas: será que nascam do supermercado?", "Construindo um livro de receitas: frutas pra que te quero".
O professor ao trabalhar o tema sobre as frutas poderá tazer para os seus alunos músicas que tragam esse tema em suas letras.
Sugerimos que nessa atividade o professor apresente primeiramente para as crianças as músicas, lendo as suas letras, cantando-as com as crianças ou até apresentando vídeos (sugeridos nessa aula). É importante que os professores apresentem os autores das letras dessas músicas.
As letras poderão ser registradas em cartazes para assim poder ficar expostas na sala, como também o professor poderá entregar uma cópia de cada letra para cada criança. Depois de explorar as músicas, solicitar que as crianças ilustrem as músicas.
Uma outra atividade sugerida é que o professor construa com as crianças listas com os nomes das frutas que aparecem nas letras das músicas e depois pode sugerir que as crianças pesquisem as imagens dessas frutas.
Na letra pomar, o professor poderá também construir uma lista com os nomes das frutas e de suas respectivas fruteiras.
Sugerimos para essas aulas duas letras de músicas, sendo elas as seguintes:
Da manga rosa quero o gosto e o sumo,
Melão maduro, saputi, juá,
Jabuticaba, teu olhar noturno,
Beijo traboso de umbucajá.
Pele macia é carne de caju,
Saliva doce, doce mel, mel guruçu,
Linda morena, fruta de vez temporana,
Caldo de cana caiana, vem me desfrutar!
Linda morena, fruta de vez temporana,
Caldo de cana caiana, vem me desfrutar!
Morena tropicana, eu quero o teu sabor,
Oi, oi, oi, oi,
Morena tropicana, eu quero o teu sabor,
Oi, oi, oi, oi!
Da manga rosa quero o gosto e o sumo,
Melão, maduro, sapoti, joá,
Jabuticaba teu olhar noturno,
Beijo travoso de umbu-cajá.
Pele macia ai carne de caju,
Saliva doce, doce mel, mel de uruçu,
Linda morena fruta de vez temporana,
Caldo de cana-caiana, vem me desfrutar!
Linda morena fruta de vez temporana,
Caldo de cana-caiana, vou te desfrutar!
Morena tropicana, eu quero teu sabor,
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana, eu quero teu sabor,
Oi, oi, oi, oi!
(Solo)
Morena tropicana, eu quero teu sabor,
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana, eu quero teu sabor,
Oi, oi, oi, oi!
Da manga rosa quero o gosto e o sumo,
Melão, maduro, sapoti ,joá,
Jabuticaba teu olhar noturno,
Beijo travoso de umbu-cajá.
Pele macia ai carne de caju,
Saliva doce, doce mel, mel de uruçu,
Linda morena fruta de vez temporana,
Caldo de cana-caiana, vem me desfrutar!
Linda morena fruta de vez temporana,
Caldo de cana-caiana, vou te desfrutar!
Morena tropicana, eu quero teu sabor,
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana, eu quero teu sabor,
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana, eu quero teu sabor,
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana, eu quero teu sabor...
Ao apresentar a música MORENA TROPICANA o professor poderá também trazer o vídeo para as crianças.
Vídeo Morena Tropicana: http://www.youtube.com/watch?v=AqA9TZm7RwY
Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Maçã, macieira
Mamão, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Limão, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbu, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pêra, pereira
Amora, amoreira
Pitanga, pitangueira
Figo, figueira
Mexerica, mexeriqueira
Açaí, açaizeiro
Sapoti, sapotizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Coco, coqueiro
Ingá, ingazeiro
Jambo, jambuzeiro
Jabuticaba, jab uticabeira
Ao ap resentar a música POMAR o professor poderá também trazer o vídeo para as crianças, como também pode explorar o nome das fruteitas.
Vídeo Pomar: http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAdele, parabéns pela aula aqui apresentada. Gostei muito das sugestões que você apresentou.