Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A SALADA DE FRUTAS: Explorando as suas formas, tamanhos e sabores

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:

  • Conhecer algumas frutas e os seus nomes;
  • Conhecer os sabores das frutas (doce, azeda);
  • Conhecer as formas de algumas frutas;
  • Conhecer os tamanhos de algumas frutas.
Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema das frutas. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: " Será que nascem do supermercado? - A AULA DE CAMPO" e "FRUTAS: da manga rosa quero o gosto e o sumo".

Estratégias e recursos da aula

Propomos que essa aula seja realizada após uma aula de campo com destino a uma quitanda ou feira, para que na volta das compras as crianças possam explorar as frutas adquiridas. POde-se ainda, sugeri que tragam, de casa, uma fruta diferente.

Ao ter as frutas na sala o professor poderá, no momento da roda, apresentar as frutas às crianças, pedir para que elas peguem as frutas, cheire-as e as apalpe. Nesse momento o professor pode ir chamando atenção para os tamanhos das frutas(qual a fruta é maior quê, ou meno quê), os seus pesos (qual fruta é mais pesada quê ou menos pesada quê?).

Para falar das formas das frutas o professor poderá trazer também para esse momento os sólidos geométricos e daí pedir para as crianças compararem os sólidos com as frutas, e daí ir questionando: Existe alguma fruta que se pareça com alguns sólido? Será que tem alguma fruta em forma de um cubo?

Fazer com que as crianças percebam que a maioria das frutas têm o formato circular, os atributos que fazem parte dos sólidos que têm este formato, em confronto com aqueles como cubo, pirâmide etc que possuem vértices, questionando: se tem lados, se rolam, quantos lados têm?

Depois desse momento o professor poderá cortar as frutas e possibilitar que as crianças percebam as sementes e os sabores de cada fruta.

Após cortar todas as frutas poderá ser servida uma salada de frutas ou até possibilitar que as frutas sejam servidas separadamente.

Depois o professor poderá solicitar que as crianças registrem, através do desenho, esse momento.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Identificaram algumas frutas pelo seu nome;
  • Regitraram, através do desenho, a aula vivenciada;
  • Nomearam o seu desenho;
  • Participaram dos momentos de apreciação das frutas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.