17/12/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema das frutas. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: " Será que nascem do supermercado? - A AULA DE CAMPO" e "FRUTAS: da manga rosa quero o gosto e o sumo".
Propomos que essa aula seja realizada após uma aula de campo com destino a uma quitanda ou feira, para que na volta das compras as crianças possam explorar as frutas adquiridas. POde-se ainda, sugeri que tragam, de casa, uma fruta diferente.
Ao ter as frutas na sala o professor poderá, no momento da roda, apresentar as frutas às crianças, pedir para que elas peguem as frutas, cheire-as e as apalpe. Nesse momento o professor pode ir chamando atenção para os tamanhos das frutas(qual a fruta é maior quê, ou meno quê), os seus pesos (qual fruta é mais pesada quê ou menos pesada quê?).
Para falar das formas das frutas o professor poderá trazer também para esse momento os sólidos geométricos e daí pedir para as crianças compararem os sólidos com as frutas, e daí ir questionando: Existe alguma fruta que se pareça com alguns sólido? Será que tem alguma fruta em forma de um cubo?
Fazer com que as crianças percebam que a maioria das frutas têm o formato circular, os atributos que fazem parte dos sólidos que têm este formato, em confronto com aqueles como cubo, pirâmide etc que possuem vértices, questionando: se tem lados, se rolam, quantos lados têm?
Depois desse momento o professor poderá cortar as frutas e possibilitar que as crianças percebam as sementes e os sabores de cada fruta.
Após cortar todas as frutas poderá ser servida uma salada de frutas ou até possibilitar que as frutas sejam servidas separadamente.
Depois o professor poderá solicitar que as crianças registrem, através do desenho, esse momento.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2012
Cinco estrelasexcelente