Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O QUE É ECOLOGIA?

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Fátima Resende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender e ampliar o conceito de ecologia.

- Perceber a ecologia como um conceito relacionado à paz.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS DIRIGIDOS ÀS/AOS PROFESSORAS/ES:

- Professora/or, o conceito de ecologia é amplo e está relacionado à idéia de paz. Em uma perspectiva de interdependência, ao nos referirmos à ecologia, reconhecemos a necessidade de considerar a relação do homem consigo mesmo (ecologia pessoal), com os outros (ecologia social) e com o meio ambiente (ecologia ambiental). Quando nosso objetivo é contribuir para a construção de uma cultura de paz, é importante abordar as três ecologias em nosso trabalho e procurar desenvolver em nossos/as alunos/as, atitudes de cuidado consigo mesmo, com o seu meio social e com a natureza.

Professora/or, para maior esclarecimento sobre a expressão cultura de paz, leia uma breve explicação a seguir e, se desejar, busque o texto na íntegra, no endereço eletrônico relacionado abaixo.

O que é Cultura de paz?

passaro

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU): “Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos, agindo sobre suas causas".

Enquanto movimento, a Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança – como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental – utilizando como principais ferramentas a conscientização, a educação e a prevenção.

De acordo com a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.

< p>(Disponível em: ht tp://cultura-de-paz.bl ogspot.com/2006/10/o-que-cultura-de-paz.html)

1º Momento:

Informe às crianças que hoje vocês vão trabalhar com uma palavra muito importante para a vida no planeta Terra. Pergunte-lhes que palavra seria essa. Ouça as crianças e depois diga que todas as palavras ditas por elas são importantes para a vida na Terra, mas que a palavra escolhida por você hoje, é ECOLOGIA. Para conversar sobre essa palavra, vamos primeiro olhar com muita atenção para esse desenho. (Entregue a cada criança uma cópia da ilustração abaixo e se julgar conveniente peça-lhes para colori-la.)

mandala

(Ref.: Venâncio, Niky. Mandalas Ecológicas Para Crianças.São Paulo: Ground, 2004)

Solicite que olhem atentamente para o desenho e escrevam todas as palavras que combinam com ele. Provavelmente as crianças vão escrever: união, harmonia, amor, comunhão, meio ambiente, convivência, planeta Terra, amizade, abraço, felicidade, etc. Peça para cada uma ler as palavras que escreveu enquanto você as registra no quadro. Professora/or, caso nenhuma criança fale a palavra ecologia, você a apresenta como sendo a sua palavra, e pergunta: Alguém sabe me dizer o que significa ecologia?

Depois de ouvir as crianças, inicie uma exposição oral sobre o significado dessa palavra. Diga-lhes que ecologia é uma palavra pequena, de apenas oito letras, mas o seu significado é enorme. Muitas idéias e palavras podem ser usadas quando queremos explicar o que é ecologia. Por exemplo, quando alguém diz que ecologia é a amizade entre as pessoas, está correto . Ecologia é isso e ainda mais. Outra criança pode dizer que ecologia é tratar bem os animais, também está certo, mas ainda é muito mais. (Professora/or, procure usar as falas das crianças mostrando-lhes o quanto já sabem sobre o assunto e apontando para a ampliação do conceito, que é o objetivo dessa aula).

- Depois de explorar o que foi dito pelas crianças, apresente-lhes a definição científica de ecologia: “é o estudo das relações entre os seres vivos e o seu meio.” (Conceito retirado do livro: Para entender o mundo: os grandes desafios de hoje e amanhã)

- Continue dizendo: com esse conceito nós podemos pensar muita coisa sobre ecologia. Por exemplo: Quais são os seres vivos que vocês conhecem?

Liste no quadro os nomes de seres vivos que as crianças falarem e acrescente aqueles que julgar necessário. Nessa lista é preciso aparecer, no mínimo, animais, (inclusive o ser humano) e vegetais.

Em seguida, pergunte às crianças como os seres vivos da nossa lista se relacionam? Por exemplo: Como os animais se relacionam entre si? As respostas podem apontar para uma convivência de cooperação e boa convivência entre alguns animais ou de predação entre outros. Em qualquer um dos casos é preciso valorizá-las igualmente. Depois de ouvir às crianças, diga-lhes que a ecologia se interessa pelos relacionamentos entre os animais para manter a sobrevivência de todas as espécies.

Como os homens e os animais se relacionam com as florestas? Aqui as respostas deverão se aproximar da idéia de que os animais precisam das florestas para sobreviver e na maioria dos casos eles não as destroem. Já os homens que também precisam das florestas para a preservação da vida na Terra, muitas vezes as destroem com suas práticas de exploração dos recursos naturais de forma desequilibrada. Isso também é tema de estudo da ecologia.

Como os seres humanos se relacionam consigo mesmo? Depois de ouvir as crianças, diga–lhes que a relação do ser humano consigo mesmo é chamada de Ecologia Pessoal.

Como os seres humanos se rela cionam entre si? (Ecologia Social)

Como os seres humanos se relacionam com os animais e as árvores? (Ecologia Ambiental)

Professora/or, aqui é importante falar de situações em que ocorrem relacionamentos harmoniosos, de cuidado e respeito consigo mesmo, com o outro e com a natureza e de situações de desrespeito, violência, dominação. Depois, diga às crianças que também essas questões interessam à Ecologia. A ecologia está preocupada com tudo isso. Essa ciência trabalha para criar um relacionamento harmonioso entre os seres vivos. Por isso, a palavra ecologia combina tanto com outra palavra pequenininha, mas de um significado também enorme: a palavra paz.

- Pergunte, então, às crianças em que essas duas palavras se parecem? As respostas devem ser pessoais e espontâneas. Depois de ouvir as crianças, diga-lhes que em outra aula vocês vão conversar sobre o significado e a importância da Paz. (Professora/or, caso queira dar continuidade a esse tema, verifique a aula: A Ecologia e a Paz)

- Para finalizar essa aula, apresente às crianças o calendário ecológico disponível no sítio: http://www.apoema.com.br/hp.htm

Se julgar conveniente, você poderá imprimi-lo e deixá-lo disponível na sala de aula para que possam acompanhar as datas comemorativas e aproveitar a ocasião para tecer comentários sobre a importância daquela data para o cuidado com o Planeta Terra.

(Professor/a, neste site você encontrará outras informações interessantes como, por exemplo, a entrevista com Gabrielle Brandão que, com apenas 11 anos de idade, lidera o PROGRAMA NET KIDS SUPER ECOLÓGICO, apresentado ao vivo todos os sábados, às 13 horas, pela www.justtv.com.br ).

Recursos Complementares

- Gandon,Odile.Para Entender o Mundo: os grandes desafios de hoje e de amanhã.São Paulo: Edições SM, 2007.

- Venâncio, Niky. Mandalas Ecológicas Para Crianças.São Paulo: Ground, 2004)

- http://www.apoema.com.br/hp.htm

- www.justtv.com.br

- http://cultura-de-paz.blogspot.com/2006/10/o-que-cultura-de-paz.html)

Avaliação

1 – Solicite às crianças que escrevam um pequeno texto onde apareça a palavra ecologia. Em seguida pergunte quem gostaria de ler o seu texto para o grupo? Ouvir as crianças observando se conseguiram retratar no texto o significado amplo de ECOLOGIA.

2- Divida a turma em pequenos grupos e entregue-lhes revistas para recorte. O trabalho do grupo será encontrar e recortar uma gravura para representar a Ecologia Pessoal, outra para Ecologia Social e uma para Ecologia Ambiental. Depois de terminar o recorte, cada grupo deverá apresentar as gravuras para toda a turma, explicando porque as escolheram.

- Monte, juntamente com as crianças, um painel para expor as gravuras, acompanhadas de pequenas frases.

- Professora/or, observe o envolvimento e a participação das crianças durante as atividades. Procure identificar se houve compreensão dos conceitos trabalhados na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.