27/01/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
• Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte e da colagem.
• Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.
• É importante que o (a) professor (a) tenha trabalhado previamente os elementos que compõem uma obra de arte (cenário, elementos do cenário e a cena representada), destacando o estilo que o Henri Matisse trabalha em suas produções.
1º Momento:
O professor poderá iniciar com uma retomada da aula anterior, lembrando qual a obra de Matisse estão citando em sua produção. O professor apresentará o material a ser utilizado pelas crianças e organizará os encaminhamentos da atividade, ou seja, como irão proceder para conseguirem representar a imagem que o artista retrata em sua obra. A apresentação do material deverá ocorrer mediante questionamentos que criem nas crianças a necessidade e interesse em realizar sua própria produção. Sugerimos alguns questionamentos: como poderemos representar os elementos da cena representada por Henri Matisse? O (a) professor (a) poderá orientar que o desenho dos elementos da cena poderá ser em todo o papel para que possam ter opções de escolha no momento de montar a “versão final” do trabalho. Poderá ser oferecido papel camuça com lápis grafite para o desenho.
2º momento: Em seguida, será oferecido o hidrocor preto para que cubram os seus desenhos e possam identificá-los com seu nome.
Sugerimos uma visita nos sites:
http://www.abcgallery.com/M/matisse/matisse.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse
Observar se as crianças quanto conseguiram:
• Seguir as orientações dadas durante os momentos da atividade;
• Representar elementos do cenário da obra “A Dança” em sua produção.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!