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CITANDO MATISSE ATRAVÉS DA OBRA “A DANÇA” – PARTE I

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte e da colagem.
• Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.

Duração das atividades
A atividade deve ser dividida em diferentes momentos, com duração de 30 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• É importante que o (a) professor (a) tenha trabalhado previamente os elementos que compõem uma obra de arte (cenário, elementos do cenário e a cena representada), destacando o estilo que o Henri Matisse trabalha em suas produções.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O  professor  poderá iniciar com uma retomada da aula anterior, lembrando qual a obra de Matisse estão citando em sua produção. O professor apresentará o material a ser utilizado pelas crianças e organizará os encaminhamentos da atividade, ou seja, como irão proceder para conseguirem representar a imagem que o artista retrata em sua obra. A apresentação do material deverá ocorrer mediante questionamentos que criem nas crianças a necessidade e interesse em realizar sua própria produção. Sugerimos alguns questionamentos: como poderemos representar os elementos da cena representada por Henri Matisse? O (a) professor (a) poderá orientar que o desenho dos elementos da cena poderá ser em todo o papel para que possam ter opções de escolha no momento de montar a “versão final” do trabalho. Poderá ser oferecido papel camuça com lápis grafite para o desenho.

                  

2º momento: Em seguida, será oferecido o hidrocor preto para que cubram os seus desenhos e possam identificá-los com seu nome.

                    

                    

                     

Recursos Complementares
Avaliação

Observar se as crianças quanto conseguiram:
• Seguir as orientações dadas durante os momentos da atividade;
• Representar elementos do cenário da obra “A Dança” em sua produção.

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