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Uma forma de tratar as diferenças entre modo de falar e modo de escrever algumas palavras

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Flávia Helena Pontes Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a relação entre fala e escrita. 
  • Identificar a representação lexical na convenção ortográfica no gerúndio.
Duração das atividades
3 aulas de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos relativos ao sistema alfabético de escrita.

Estratégias e recursos da aula

É muito comum os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental encontrarem nos textos produzidos pelos alunos erros na escrita do gerúndio.  

As violações da regra ortográfica ocorrem por interferência das características estruturais do dialeto do aprendiz. No início da aprendizagem da escrita, a criança apóia sua escrita na oralidade, registrando por escrito da maneira que fala o gerúndio.  Mesmo os falantes mais escolarizados tendem, numa fala menos monitorada, pronunciar a terminação do gerúndio, reduzindo o - NDO em - NO.

Atividade 1

Há variação na língua em relação aos modos de falar e, por isso, não se pode dizer que a criança está falando errado. As pessoas falam de maneira diferente devido a vários fatores tais como: a região em que vivem, a classe social a que pertencem, a idade. Não existe uma forma de pronúncia correta em detrimento de outras.  O mesmo não se pode dizer em relação à escrita.  A ortografia traz uma única forma considerada correta e que possibilita aos usuários da língua comunicarem-se por meio dela.

Uma estratégia para ajudar os alunos a identificar a maneira como pronunciam o gerúndio e a maneira que deve ser escrito é fazer um quadro como o que segue abaixo, que pode ser usado assim que o professor observar tais erros na escrita de seus alunos.

                                                 NÓS FALAMOS ASSIM                                            ESCREVEMOS ASSIM
CANTANO CANTANDO
BRINCANO BRINCANDO
CORRENO CORRENDO
... ...

Atividade 2

Atividades como as cruzadinhas ou caça-palavras também podem ser propostas.

Observe o que cada pessoa está fazendo e escreva na cruzadinha. Depois forme frases com as palavras que você escreveu.

Atividade 3

O professor também poderá propor atividades com o objetivo de desenvolver a consciência fonológica, levando às crianças a pensarem no sufixo das palavras. Pedir aos alunos que completem oralmente frases com palavras que rimam com (dançando, comendo, rindo), observando a terminação ANDO, ENDO, INDO.

Recursos Complementares

ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 16 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).

MORAIS,Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. São Paulo: Ática. 2008.

Avaliação

O professor poderá avaliar a escrita do gerúndio nas produções de texto dos alunos e também realizar atividades nas quais os alunos tenham que descrever ações a partir da pergunta: O que eles estão fazendo?  É importante avaliar a escrita do gerúndio em dois tipos de situação de ditado: palavras/frases ou textos ditados pelo professor e pronunciados pelo aluno (leitura de imagens/ autoditado).

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